9 países mais ricos do mundo

Se você tivesse que chutar qual seria o número 1 entre os países mais ricos do mundo, qual iria escolher?

Aqui você conhecerá os 9 com os maiores PIB’s per capita do planeta.

Se destacar entre mais de 193 países não é fácil, entenda o que movimenta a economia de cada um deles.


1 – Luxemburgo

países mais ricos

Luxemburgo localizado na Europa Ocidental é um dos membro fundadores da União Europeia.

Com um PIB per capita de 110 870 dólares, é atualmente o país mais rico do mundo.

Antigamente a economia do país se baseava apenas em aço. Mas graças ao seu constante crescimento e desenvolvimento, o setor industrial foi se tornando mais diversificado ao incluir indústrias do ramo químico e do desenvolvimento de borracha.

O primeiro lugar entre os países mais ricos foi recentemente conquistado, sendo atualizado em 2018.

2 – Qatar

países mais ricos

O Qatar é o segundo dentre os países mais ricos do mundo. Ficou surpreso? Seu PIB per capita equivale a 102 800 dólares.

Este país absolutista é comandado pela Casa de Thani desde o século XIX.

A economia do Qatar é baseada principalmente na extração e produção de petróleo, sendo que este ramo representa 70% do rendimento do país. Está porcentagem se mantém mesmo com a atual política que está focada em atrair investimentos para outros setores.

3 – Macau

países mais ricos

O terceiro entre os países mais ricos do mundo, é uma das regiões administrativas especiais da República da China.

Macau possui um PIB per capita de 82 400 dólares. Sua economia é extremamente liberal, baseada principalmente em jogos de azar e no turismo. Também possui uma indústria forte no ramo têxtil, de fogos de artifício, brinquedos e outros.

4 – Singapura

países mais ricos

Singapura é uma cidade-Estado formada em uma ilha no sudeste Asiático.

A economia do quarto entre os países mais ricos do mundo é também liberal. Um dos tigres asiáticos, Singapura se desenvolveu através do livre mercado, possuindo uma forte indústria de exportação.

Este é o país com o maior número de empresas familiares do mundo. Seu PIB per capita possui um valor de 81 345 dólares.

5 – Brunei

países mais ricos

Já ouviu falar deste país? Mesmo pouco conhecido este é um dos países mais ricos do mundo no que se trata de PIB per capita, o seu corresponde a 51 005 dólares.

Brunei está localizado no sudeste Asiático na costa norte da ilha de Bornéu.

Sua economia é uma mistura de empreendedorismosregulados pelo governo, pelas medidas de bem-estar e por tradições de aldeias. A principal riqueza do país asiático advém das exportações de seus minerais dentre eles carvão, gás natural e em especial o petróleo.  

6 – Kuwait

países mais ricos

Mais um asiático entre os países mais ricos do mundo, desta vez um da Ásia Ocidental. Desde que conquistou sua independência do Reino Unido o crescimento da indústria de Petróleo na região alavancou.  

A taxa de crescimento do PIB do Kuwait é de 5,7% ao ano, um dos maiores da região. O seu PIB per capita é 81 800 dólares.

Além da forte indústria de petróleo, também sustentam a economia do país a pesca, a construção, o cimento, a dessalinização da água e os serviços financeiros.

7 – Emirados Árabes Unidos

países mais ricos

Esta confederação de monarquias localizada no Golfo Pérsico possui a sexta maior reserva de petróleo do mundo, e o sétimo maior PIB per capita, 67 037 dólares.

Como é de se esperar o que movimenta a economia dos Emirados Árabes Unidos é a exportação de petróleo e gás.

Porém outros grandes investimentos estão sendo feitos na região, um total de 350 bilhões de dólares está sendo investido em novas construções, como o edifício mais alto do mundo e as maiores ilhas artificiais existentes.

8 – Noruega

países mais ricos

Mais um europeu se destacando entre os países mais ricos do mundo, o PIB per capita da Noruega equivale a 55 398 dólares.

Mesmo não fazendo parte da União Europeia, este país mantém uma boa relação com os demais europeus e com os Estados Unidos.

A Noruega é um bom exemplo de funcionamento da economia mista, mesmo possuindo um mercado livre, apresenta grandes empresas estatais.

Dentre as principais indústrias que movimentam seu mercado estão a do petróleo, de energia elétrica, de alumínio, e a indústria de telecomunicações.

9 – Irlanda

países mais ricos

O último da nossa lista de países mais ricos do mundo possui um PIB per capita de 46 769 dólares. Desde 1980 a Irlanda deixou de ser predominante agrícola e passou a investir nas indústrias de alta tecnologia.

Com uma baixa taxa de impostos, a Irlanda tem atraído inúmeros multinacionais, o que acaba alavancando ainda mais o seu desenvolvimento.

Se você ficou curioso para saber a posição do Brasil, estamos no 59° lugar com um valor de 11 727 dólares em nosso PIB per capita.