Provavelmente tudo o que conhecemos hoje como ciência e filosofia nasceu de um paradoxo. Paradoxo é uma ideia que por mais verdadeira que seja, soa como uma completa falta de lógica.
A verdade é que foram assim que começaram as nossas primeiras descobertas. As coisas não faziam nenhum sentido, até que um dia passaram a fazer.
Entretanto, alguns paradoxos nunca foram completamente compreendidos e é desses que falaremos aqui. Essa lista te divertirá enquanto te deixa completamente confuso.
Conheça 15 paradoxos curtos e malucos imperdíveis.
1 – Paradoxo de Sócrates
“Só sei que nada sei” é o paradoxo mais clássico de todos os tempos. Se sei que não sei nada, como posso dizer que nada sei? Eis a questão.
2 – O objeto imparável e o Objeto Imutável
Há um conto que narra a história de um homem que enquanto caminhava se deparou com a anúncio de um comerciante que vendia uma lança que poderia perfurar qualquer escudo e um escudo que poderia parar qualquer lança.
Em um embate entre os dois, quem seria o vencedor?
3 – Eu sempre minto
Se alguém diz que sempre mente, como saber se tudo o que ela diz é realmente mentira? Essa pessoa não poderia estar mentindo ao dizer que sempre mente? Como saber se essa é uma frase verdadeira?
4 – Deus onipotente
Um deus onipotente tem poder suficiente para criar uma pedra que nem ele mesmo é capaz de levantar? Se ele não pode fazer isso, então não tem poder para todas as coisas. Mas, se é possível existir uma pedra que ele não possa levantar, também não poderemos dizer que é onipotente.
5 – Banco de areia
Um monte de areia formado por um milhão de grãos é considerado um monte, certo? Se formos retirando um a um esses grãos, em algum momento ele deixará de ser um monte? Quando isso virá a acontecer?
6 – O barbeiro
Em uma cidadezinha só existe um barbeiro, sendo que neste local os homens se dividem em dois grupos: os que fazem a barba com o barbeiro e os que fazem a própria barba.
Em qual deles se inclui o barbeiro?
7 – Paradoxo do amor
Esse paradoxo é descrito pela seguinte frase “Quem mais te ama, mais te fará sofrer”. Talvez nunca entenderemos isso, mas com certeza todos nós concordamos com a veracidade desta afirmação.
8 – Paradoxo do quadro Relativity
Repare bem no quadro, qual é o seu ângulo verdadeiro? É impossível descobrirmos, a medida que observarmos mudaremos constantemente de opinião.
9 – Paradoxo do Soneto da Fidelidade
Nas palavras de Vinícius de Moraes, o amor deve “infinito enquanto dure”. Dizermos que algo é infinito enquanto dura não seria a mesma coisa de dizermos que aquela coisa é finita?
10 – Enforcamento Inesperado
Um criminoso é condenado ao enforcamento. Porém, em sua sentença o juiz determinou que a execução ocorreria em um dia inesperado da próxima semana.
Tentando descobrir quando seria morto, o condenado chega a conclusão de que tal dia não poderia ser a sexta-feira, afinal, se não fosse morto até na quinta, ele saberia qual seria a data de seu fim.
Refletindo, acabou notando que poderia aplicar o mesmo raciocínio aos demais dias da semana e concluiu que seria, na verdade, perdoado.
Ele foi executado inesperadamente na quarta-feira.
11 – Paradoxo da Indecisão
Um burro sofrendo de fome e sede finalmente encontra água e alimento. Diante desta situação, ele já não sabe o que deve fazer primeiro, matar sua sede ou saciar sua fome.
Por não conseguir concluir o que é mais importante, ele acaba morrendo indeciso.
12 – Paradoxo de Epimênides
Epimênides afirmava veementemente que todos os cretenses eram mentirosos. Entretanto, ele também era cretense. Sendo assim, poderíamos dizer que Epimênides também era mentiroso? Se ele era mentiroso, quem garante que o que ele dizia era verdade? Então os cretenses eram verdadeiros? Mas e Epimênides, era verdadeiro?
13 – Paradoxo do hotel infinito
Se um possível hóspede procura por um quarto em um hotel com infinito números de quartos e o hospedeiro garante que todos os aposentos estão ocupados, ainda assim essa pessoa consegue um quarto para ficar.
14 – Paradoxo da causa e efeito
Se você viajasse no tempo para impedir que um evento acontecesse, ao impedi-lo as razões pela qual viajou deixariam de existir e portanto a viagem deixaria de existir. Como será que esse ciclo terminaria?
15 – Paradoxo final
Um indivíduo usa uma máquina do tempo para voltar ao passado e matar um ancestral do descobridor do mecanismo de viagem no tempo antes mesmo de ele ter nascido. Agora a viagem no tempo nunca será inventada. O que acontecerá com a pessoa que viajou no tempo?