20 parasitas que vivem dentro de animais

Os parasitas são aquelas criaturas que vivem associadas a outros organismos, os quais são usados com o fim de manter sua sobrevivência. A grande maioria são vermes, fungos e protozoários e, geralmente causam algum tipo de prejuízo ao hospedeiro.

Esses seres são absurdamente simples, dependendo então de outros animais para sobreviverem. Muitos deles não apresentam nenhum órgão além daqueles usados para alimentação e reprodução.

A relação entre os parasitas e seus hospedeiros é conhecida como parasitismo. Diante de um interação como está, muitas modificações podem ser provocadas nos hospedeiros, alguns deles chegam até mesmo a exercer um certo controle sobre a mente dos animais infectados.

Os parasitas são seres bastante diversos e curiosos, muitos deles são responsáveis por doenças sérias, não só nas demais espécies, como também nos humanos. A seguir você conhecerá 20 desses animais. É bem provável que já tenha ouvido falar de alguns deles.

1 – Toxocara canis (Lombriga)

Este é um parasita popular entre os cães e os demais integrantes do grupo dos canídeos. Porém, também pode infectar os seres humanos causando a toxocaríase.

2 – Toxoplasma gondii

Talvez este seja o mais conhecido entre os parasitas desta lista. O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da Toxoplasmose e seu hospedeiro definitivo é o gato.

3 – Leucochloridium paradoxum

Os hospedeiros intermediários destes parasitas são os gastrópodes, ou seja, as lesmas, os caracóis, as lapas e os búzios.  

4 – Ampulex compressa (vespa esmeralda)

Também conhecida como vespa esmeralda, a Ampulex compressa é famosa por atacar e controlar outras espécies de baratas. Diante de um potencial como este, ela foi utilizada pelos cientistas em um teste que tentava exercer um controle biológico sobre algumas espécies de baratas.

5 – Opisthorchiidae

Esta é uma família de trematodes digeneanos que habitualmente parasita peixes. Um exemplo de hospedeiro comum é o bagre de airbreathing.

6 – Ophiocordyceps unilateralis (Fungo da formiga zumbi)

O Ophiocordyceps unilateralis é um fungo parasita de insetos predominantemente encontrado em ecossistemas tropicais.

7 – Paragordius tricuspidatus (verme kamikaze)

Geralmente parasitam o grilo Nemobius sylvestris, o qual são capazes de controlar o comportamento, utilizando o corpo do grilo a seu favor.

8 – Trichinella spiralis

Este é um dos parasitas que podem habitar o intestino humano. O Trichinella spiralis pode se associar a humanos, a porcos e a ratos.

9 – Sacculina

Como você pode ver na imagem, os principais alvos desses parasitas são os caranguejos. Um fato bastante curioso sobre a Sacculina é que ela tem um potencial castrador.

10 – Echinococcus multilocularis

A depender da fase de vida, o Echinococcus multilocularis habitará o corpo de uma espécie diferente. Geralmente em estado larval parasitam o organismo humano e na fase adulta, preferem os canídeos.

11 – Dinocampus coccinellae (parasita da joaninha)

Os Dinocampus coccinellae são uma curiosa espécie de insetos capazes de se associar a organismos de outros animais.

12 – Echinococcus granulosus

Esses platelmintos possuem como hospedeiros intermediários espécies herbívoras, como os bois e as ovelhas. Já na fase adulta, geralmente infectam canídeos.

13 – Taenia solium

São os parasitas causadores da Teníase. Apesar de seu hospedeiro definitivo ser o homem, eles passam por uma fase intermediária geralmente em corpos de suínos.

14 – Trypanosoma cruzi

O  Trypanosoma cruzi é o agente responsável pela doença de Chagas. Geralmente são transmitidos através do organismo dos barbeiros.

15 – Strepsiptera

Esta é uma família de insetos em que a fêmea é parasita. Enquanto o macho tem vida livre, as fêmeas não possuem asas e nem pernas, vivendo associadas a outros animais.

16 – Cordyceps

Cordyceps são fungos parasitas que sobrevivem quando associados principalmente a insetos e outras espécies de artrópodes.

17 –  Borealis Apocephalus

Borealis Apocephalus é uma mosca parasita que ataca zangões, abelhas e vespas de papel. Por modificarem o comportamento de seu hospedeiro são conhecidas como moscas zumbis.

18 – Glyptapanteles

Essas vespas endoparasitóides são bem bizarras. Após atacarem e se infiltrarem em seus hospedeiros elas são capazes de controlá-los para que exerçam uma função similar a de um guarda-costas.

19 – Nematomorfo

Nematomorfo é o nome dado a um filo do reino animal. É composto por animais cilíndricos e arredondados que parasitam artrópodes.

20 – Trichuris vulpis

Esses vermes infectam cães no mundo inteiro. O Trichuris vulpis em fase adulta geralmente vive em intestinos de canídeos. A contaminação humana por este parasita é rara, mas existem casos descritos.

Os parasitas são um tanto quanto bizarros não é mesmo? Alguns deles parecem até ter super poderes! A verdade é que mesmo que não tenham poderes sobrenaturais, a maioria deles possui um potencial altíssimo de controle e de interferência no organismo de um outro animal, o que fazem deles criaturas perigosas.