A medida que as geleiras no Monte Everest derretem, é revelada ao mundo uma multidão de corpos de aventureiros. A subida do pico mais alto do planeta é uma tarefa árdua e nem todos que se dispõem a tentar conseguem cumprir essa missão.
Através desta lista você irá conhecer a história de 8 pessoas que encararam e venceram esse desafio e que viveram nele uma das maiores aventuras de suas vidas.
Acredite, a cada ano milhares de pessoas tem tentado e chegado lá. Muito preparo físico e psíquico e determinação são os fatores mais importantes.
1 – Kami Rita Sherpa

Em maio de 2018 Kami Rita Sherpa ganhou fama mundial ao bater o recorde de Apa Sherpa e Furba Tashi Sherpa. Eles haviam chegado ao cume do monte mais alto do planeta 21 vezes.
A vigésima segunda escalada de Kami começou no dia 15 de maio de 2018 e, na manhã do dia seguinte, ele e o grupo o qual guiava já estavam no topo do Monte Everest.
O nepalês é um guia bastante experiente. Trabalhou anos para a Agência de Exploração do Everest Seven Summit Treks, a qual fez questão de divulgar orgulhosamente o seu feito através das redes sociais.
Vamos ser honestos, 22 vezes não é para qualquer um não é mesmo?
2 – Apa Sherpa

Apa Sherpa você já sabe, escalou o Monte Everest 21 vezes. A verdade é que provavelmente teria dobrado esse valor se não tivesse se aposentado em 2011. A aposentadoria de Apa foi uma promessa feita por ele a sua esposa que, juntamente com sua família, sofria com uma profunda preocupação sempre que ele dava início a uma nova jornada.
Sua última cúpula ao monte ocorreu em maio de 2011, quando participou da Expedição Eco Everest 2011. Foram 21 anos escalando o pico mais alto do planeta e com isso, muita experiência para contar.
3 – Furba Tashi Sherpa

Furba Tashi Sherpa também já foi recordista mundial. Ele e Apa Sherpa carregaram o título por terem escalado o Monte Everest 21 vezes. Tashi é um montanhista nepalês experiente. Famoso por deter o recorde de mais de 8 mil escaladas nos grandes picos do Himalaia antes dos 30 anos de idade.
Além do Everest, ele escalou o Cho Oyu, Manaslu, Shishapangma e Lhotse.
Sua aposentadoria se deu em 2014, após a enorme avalanche de gelo do Monte Everest naquele mesmo ano.
4 – Steve Plain

E continuamos falando de recordistas, o australiano Steve Plain também bateu um recorde. Ele foi a pessoa a alcançar a sete cúpulas mais altas do planeta em menos tempo. Sua aventura durou 117 dias, 9 dias a menos que o recordista anterior, o polonês Janusz Kochanski.
O Monte Everest foi a celebração do fim de sua jornada. Depois de escalar o pico mais alto de cada um dos continentes, ele chegou ao topo do mundo.
Sua aventura foi organizada pela Himalayan Guides Nepal, que foi também a responsável pela divulgação do novo recorde.
5 – Xia Boyu

A história de Xia Boyu certamente merece ser contada. Ele levou 43 anos para realizar o sonho de chegar ao topo do Everest, e quando completou a sua escalada os desafios eram ainda maiores.
Sua primeira tentativa ocorreu em 1975. A 200 metros do pico ele e seu grupo foram forçados a retornar devido a uma grande tempestade. Um dos companheiros de Xia adoeceu durante o retorno, para quem o chinês gentilmente emprestou seu saco de dormir.
No dia seguinte, os seus pés amanheceram completamente congelados, o que ocasionou a amputação de ambos. E não foi só isso, mais tarde ele acabou sofrendo com um câncer que levou também suas duas pernas.
Nada disso impediu que, aos 69 anos de idade, depois de inúmeras tentativas abortadas pelo mal tempo, ele enfim conseguiu chegar ao cume.
6 – Cristiano Müller

Cristiano Müller também teve sucesso nesta grande jornada. Ele entrou para a seleta lista dos 16 brasileiros que compartilham deste feito.
A aventura de Cristiano ocorreu em maio de 2016. Foi uma época perfeita para escalada, quando cerca de 222 pessoas alcançaram o cume.
7 – Rosier Alexandre

O brasileiro Rosier Alexandre também chegou ao pico do mundo em 2016. A primeira tentativa de Rosier havia sido em 2014, quando uma forte avalanche acabou levando a vida de 16 sherpas, o que provocou o fim precoce da temporada. No ano seguinte o mal tempo o impediu mais uma vez.
Foi em 2016, depois de ter escalado os outros 6 cumes do mundo, que ele encerrou o seu ciclo chegando a montanha mais alta.
8 – Rodrigo Raineri

O alpinista mais experiente do país e dono do recorde entre os brasileiros. Rodrigo Raineri escalou o Monte Everest 3 vezes e foi o primeiro brasileiro a completar os 7 cumes.
Depois de ter descido voando em um parapente do Mont Blanc, a maior montanha dos Alpes, ele conta pretender repetir o feito, mas dessa vez do Everest.
Será?