Por que algumas pessoas acreditam que a Terra é plana?

A ideia de que a Terra é plana é uma teoria extremamente antiga e ultrapassada. Entretanto, de alguns anos para cá, graças a um movimento forte que se iniciou através de vídeos no YouTube, milhões de pessoas ao redor do mundo voltaram a defender essa teoria.

Ao longo da história da humanidade as tecnologias sofreram constantes aperfeiçoamentos. A cada dia conhecemos melhor o universo no qual estamos inseridos.

Como pode alguém, depois de tudo o que sabemos a respeito do nosso planeta, acreditar que a Terra é plana?

Grande parte desses indivíduos, que hoje desacreditam do globo, há alguns poucos anos atrás eram adeptos a ideia de que vivemos em um planeta redondo. Por algum motivo isso mudou rapidamente.

Por que será que algumas pessoas acreditam que a terra é plana?

Cada um acredita no que quer

Existe um aspecto importantíssimo a respeito da raça humana que deve ser levado em consideração no que se trata de uma teoria como a da Terra plana. Nós temos motivações particulares.

A medida que fomos nos desenvolvendo como sociedade e também como indivíduos, derrubamos misticismos e construímos novas ideias e conhecimentos. Certamente muito do que acreditamos hoje em dia será dado como falso daqui a alguns anos.

Porém, não é fácil para nós abrirmos mãos das nossas crenças. Por causa disso, é natural que esses novos conhecimentos provoquem polêmica e insatisfação. Talvez leve anos para abrirmos mão de uma crença errada que carregamos conosco, mesmo com as melhores provas de tal fato.

A ideia de que a Terra era redonda, pode ter parecido bizarra e fantasiosa para muitas pessoas logo que os primeiros indícios a respeito disso foram apontados. Entretanto,  ao longo do tempo, devido aos mais diversos fatores, fomos completamente convencidos desta realidade.

Como pode então tantas pessoas terem simplesmente retrocedido a uma noção antiga como a de que a Terra é plana?

Apesar de tudo isso, cada um escolhe voluntariamente no que acreditar. Além do mais, somos atraídos por histórias novas, por descobertas. Temos uma tendência natural a desejar por uma notícia nova e revolucionária. Até por isso vivemos falando em teorias da conspiração.

A ideia de que a Terra é plana fascina as pessoas. É a ideia de que elas não vivem como pensavam e nem onde pensavam. Tudo estava errado e elas foram uma das primeiras a notar isso.

Não parece extraordinário fazer parte de uma onda como esta?

No que os terraplanistas acreditam?

Terraplanista é a denominação popularmente usada para se referir aos adeptos da crença de que a Terra é plana. Essas pessoas defendem veementemente a inexistência do globo.

De acordo com eles a Terra é completamente plana. A ideia de que vivemos em um planeta esférico é mantida pela NASA devido ao grande lucro conquistado pela Agência graças a divulgação de especulações.

Segundo eles, apesar de saberem a verdade, os pesquisadores norte americanos preferem por manter toda a humanidade enganada.

E não é só o fato da Terra ser plana que é uma grande mentira.

Além disso, o sol e a lua são na verdade muito menores do que dizem por aí. Também estão bem mais perto de nós do que descrevem.

Se você está se perguntando como as águas dos oceanos não entornam em meio ao universo pelas bordas da Terra, eles também possuem uma boa explicação.

De acordo com os terraplanistas a Antártica se encontra na borda terrestre. Uma forte muralha de gelo é que serve de contenção para tudo que está sobre o domo que dá forma a nosso planeta.

É exatamente por este motivo que o continente gelado é tão fiscalizado, para evitar que alguém descubra a verdade sobre o formato da Terra.

Como provar que a Terra é plana?

Agora você conhecerá o melhor argumento utilizado por aqueles que afirmam que vivemos em um planeta plano.

Sabe quando você olha para o mar?

Pois é, geralmente você vê água ao longo de todo o horizonte. Da mesma forma acontece quando você olha para uma longa planície.

Segundo os terraplanistas, se a Terra fosse redonda, passada uma certa distância nos tornaríamos incapazes de enxergar o horizonte devido a angulação do planeta.

Ao olharmos para longe, nossa visão seria previamente interrompida. Isso aconteceria pois graças ao formato circular da Terra, nosso campo visual seria reduzido.

Para ilustrar tal fato, eles explicam que, se fosse possível colocarmos uma grande régua sobre a superfície do planeta, notaríamos que o objeto é capaz de se apoiar por completo sobre a Terra, o que comprovaria a ausência de angulação.

Entretanto, sabe-se bem hoje em dia que o fato de vermos um longo horizonte não tem relação com o fato de a Terra ser plana, e sim com as suas proporções gigantescas. Um globo tão grande como este em que vivemos possui angulações leves demais para serem sentidas a olhos nu.