Por que as pessoas gostam de dormir ouvindo ASMR?

Se você nunca ouviu falar de ASMR, precisa conhecer a nossa lista dos 10 canais de ASMR Brasileiros. Lá você não só poderá entender o que é isso, mas testemunhará a aplicação de algumas técnicas e poderá experimentar você mesmo os efeitos delas.

Para relembrar, ASMR, significa Resposta Meridiana Sensorial Autônoma, que é o nome dado a um conjunto de técnicas utilizadas para provocar calmaria, relaxamento, conforto e sonolência.

Desta vez, vamos entender melhor sobre como isso funciona e através disso, compreender o motivo pelo qual tantas pessoas gostam de dormir ouvindo ASMR.

ASMR funciona?

Se você nunca tinha ouvido falar desta técnica antes, provavelmente está se perguntando se esse tipo de coisa realmente funciona. Sendo assim, vamos falar sobre a eficiência dessa ferramenta.

É realmente bastante difícil acreditar que bastam alguns sussurros, zumbidos e ruídos para que milhares de pessoas que sofriam com insônia durmam em apenas alguns minutos. Entretanto, são esses os testemunhos que ouvimos a respeito da ASMR.

Apesar de parecer bizarro, a resposta é que sim. Essas técnicas de relaxamento realmente funcionam e em breve você entenderá como isso é possível.

Um dos estudos mais conhecidos a respeito da eficácia dessa ferramenta de relaxamento é um estudo realizado pela Universidade Britânica de Swansea. A aluna Emma Barratt acompanhada por seu professor Nick Davis avaliaram 500 adeptos e os resultados foram surpreendentes.

Técnicas como a do sussurro por exemplo, funcionavam para cerca de 75% dos participantes da pesquisa.

Além deste, podemos citar também um estudo realizado pela Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield. Depois de analisarem as reações de voluntários enquanto assistiam vídeos comuns e compararem aos efeitos provocados pelos vídeos relacionados a ASMR, os estudiosos puderem obter resultados incríveis.

Os efeitos eram similares aos de técnicas como a do MindFulness. Diante desses vídeos específicos, os indivíduos manifestavam a redução do batimento cardíaco. Demonstravam um estado de espírito mais calmo e um comportamento mais positivo.  

Mas o que será que acontece conosco enquanto assistimos vídeos de ASMR para que tais alterações aconteçam?

O que acontece em nosso organismo

Chegou a hora de falarmos sobre como essas técnicas funcionam em nosso organismo.

Apesar de seus resultados serem comprovados, a maneira como tudo isso acontece ainda não está totalmente esclarecida para os cientistas da área.

As explicações que temos atualmente partem do princípio de que o cérebro pode incorporar coisas com facilidade.

Como assim?

Isso quer dizer que ele é capaz tanto de absorver novas ideias quanto de se adaptar a novos estímulos.

As técnicas utilizadas na ASMR desviam os pensamentos de tensão, ansiedade e preocupação e levam as pessoas até uma zona confortável. Um lugar onde todo o seu corpo é estimulado a relaxar.

Tudo isso se dá através de reflexos. A medida que a pessoa do vídeo demonstra sinais de carícias próximos a camera enquanto sussurra palavras generosas, diversas áreas do cérebro vão sendo ativadas, promovendo uma resposta reflexa de conforto e bem-estar.

Acredita-se que este processo se dê basicamente a partir de neurônios-espelho. Essas células nervosas são capazes de recriar momentos de forma sensorial. Mesmo que eles não estejam acontecendo verdadeiramente na vida real.

Portanto, por mais que não haja ninguém te acariciando, você pode se sentir acarinhado. Por mais que você tenha tido um dia difícil, seu cérebro é capaz de fazer com que você adentre em um ambiente completamente relaxante.

É como se através dos vídeos de ASMR, o nosso corpo fosse capaz de desenvolver um ambiente virtual. Construe assim um organismo propício para que o sono se instale.

Por esses mesmos motivos muitas pessoas acabam se sentindo bem próximas das pessoas que produzem esses vídeos. O relacionamento se torna tão real, que mesmo sem jamais terem visto os youtubers por trás dos vídeos, alguns indivíduos acabam se sentindo íntimos.

Por que as pessoas gostam de dormir ouvindo ASMR?

Os motivos pelos quais essa ferramenta tem se tornado tão comum está nos seus surpreendentes efeitos sobre o organismo humano.

A sensação produzida pelos neurônios-espelho é algo absolutamente incrível. É como se você tivesse uma chave para encontrar paz em meio ao caos.

Através dos vídeos de ASMR, pessoas que possuem dificuldades para dormir por motivos de ansiedade, estresse, de excesso de preocupação ou mesmo simplesmente por serem agitadas, conseguem provocar um relaxamento natural e progressivo em seu corpo e com isso produzir os hormônios necessários para uma boa noite de sono.

Se você nunca experimentou, deveria, mesmo que por pura curiosidade. Você com certeza irá se surpreender.