Por que às vezes levamos “sustos” enquanto estamos dormindo

Você já foi acordado com um susto, pela sensação de cair, quando estava adormecendo? Se sim, você não é estranho, é normal.
Simplesmente acordamos assustados ou muitas das vezes sequer chegamos a acordar, inclusive, é possível que já tenha acontecido e você nem tenha percebido.
Esse é um fenômeno chamado espasmo hipnagógico, muito normal, inclusive. Ele que atinge em média 70% das pessoas, e não se trata de uma doença e tampouco faz mal à saúde.

Já outros estudos o nomeiam de “espasmo hípnico” ou “mioclonia noturna”, que nada mais são contrações involuntárias de um ou músculo certo grupo de músculos.
E embora não seja considerado uma doença, é bom ligar o alerta, pois pode indicar distúrbio no sistema nervoso.

Quando e porque acontece

Existem algumas teorias: uma diz que os espasmos são a redução natural do seu sistema nervoso; quando você está pegando no sono à medida que sua respiração e ritmo cardíaco diminuem e a temperatura do corpo também cai, a pressão ​​muscular se altera e essas contrações ocorrem durante esse período, chamado de transição.

Outra teoria diz que, à medida que você adormece, seu cérebro interpreta mal o relaxamento de seus músculos como um sinal de que você está realmente caindo e sinaliza para os seus músculos ficarem tensos, para protegê-lo. Essa é uma teoria que vem do primata. Ela diz que quando primata estava dormindo na árvore, pegou no sono e começou a cair, tendo o seu corpo acordado imediatamente seus músculos para que ele se agarrasse em algum lugar.

E a outra teoria é que quando entramos em um sono tão profundo, nosso corpo “esquece” de respirar, levando um susto.

Vários estudos foram feitos mas nenhum chegou a algo conclusivo. O fato é que se isso acontecer com você, não se preocupe, pode virar para o outro lado e continuar seu sono, não é algo que vá te atrapalhar.

Mas se você se incomoda ou tem medo de que aconteça os sustos, tente trocar seu colchão, mudar a alimentação, durma um pouco mais ou tente praticar um pouco de exercícios físicos. Todas essas coisas podem colaborar com seu bem-estar e ajudar para que seu sono seja do jeito que você merece.

E aí, já aconteceu algo semelhante com você? Conte para a gente!