10 profissões que mais contratam no Brasil

Se você está pensando em escolher um curso superior, deve ficar a par de como tem andado o mercado de trabalho e ficar atento as áreas que mais contratam no país.

Pensando nisso, produzimos uma lista de informações sobre as 10 profissões que mais empregaram no país no último ano. A lista é baseada em um levantamento organizado pelo Quero Bolsa.

O site, que divulgou seus dados a Revista CQ, se baseou nas informações coletadas através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, levando em consideração contratações formais para cargos de nível superior.

Se você está prestes a decidir que curso fazer, com certeza deve conhecer essa lista.

1 – Analista de Desenvolvimento de Sistemas

O topo da nossa lista, com aproximadamente 51 mil contratações, vai para Analista de Desenvolvimento de Sistemas. Os profissionais dessa área são os responsáveis por projetar, desenvolver, controlar e programar sistemas de informações.

Para exercer o cargo é necessário ter experiência em TI (Tecnologia de Informação) e graduação em cursos relacionados como análise de sistemas, sistemas da Informação, ciência da computação, análise e desenvolvimento de sistemas

2 – Enfermeiro

Quase empatado com o primeiro lugar, os enfermeiros estão entre as profissões que mais contratam no país, com cerca de 50 mil contratações no último ano.

Esses profissionais podem trabalhar em clínicas, em hospitais, em asilos e em diversas outras instituições relacionadas à saúde.  

3 – Farmacêuticos

O curso de Farmácia também é uma ótima opção para quem precisa entrar no mercado imediatamente após a formação. A média é de 40 mil contratações anuais.

O farmacêutico atua na pesquisa, no desenvolvimento, nos testes, na gestão e no controle de fármacos e medicamentos. As vagas estão distribuídas entre farmácias, laboratórios, hospitais e em meio a indústria farmacêutica.

4 – Administrador

As empresas brasileiras contratam cerca de 34 mil administradores anualmente. Se essa é uma área que te interessa, pode realmente ser uma ótima opção.

O administrador desempenha um papel essencial dentro de empresas desde sua fundação. São eles os responsáveis pelo planejamento de atividades, pelo controle dos resultados, pelas avaliações financeiras, por garantir que o negócio não entre em crise, ou mesmo para tirá-lo de uma delas.

5 – Analista de Recursos Humanos

O analista de recursos humanos é quem faz a gestão dos colaboradores de uma empresa. São os responsável por coordenar, selecionar e orientar seus funcionários. São mais de 18 mil contratações anuais.

Aqueles que se dispõem a trabalhar com relações humanas precisam, além da formação acadêmica, desenvolver outras aptidões como organização, capacidade de observação, sensibilidade, raciocínio rápido etc.

6 – Contador

Indivíduos formados em ciências contábeis também tem rapidamente encontrado um espaço no mercado. O número de contratações ultrapassa 18 mil vagas.

Esses profissionais atuam em diversas áreas, dentre elas perícia contábil, auditoria fiscal, gestão de empresas, atuária e etc.

A presença de um contador é uma empresa é indispensável. São eles os responsáveis pelo controle financeiro de qualquer tipo de organização, gerenciando todos os tipos de transações.

7 – Analista de Suporte Computacional

Sistemas de Informação e Ciência da Computação também podem ser boas alternativas. O analista de suporte computacional é o responsável pela parte estrutural relacionado a TI, garantindo um suporte tecnológico para um bom tráfego de informações.

As empresas de maneira geral contratam cerca de 15 mil desses profissionais anualmente.

8 – Analista de negócios

Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito desses profissionais, entretanto, eles desempenham uma função essencial dentro de uma empresa. Esses indivíduos são os responsáveis por alinhar as ações do profissional de TI com os negócios da organização.

São mais de 13 mil pessoas contratadas anualmente. Ter um bom analista de negócios é de suma importância para o posicionamento de uma empresa no mercado. São esses os profissionais responsáveis pelas estratégias, inovações e pelos resultados.

Para concorrer ao cargo é necessária formação em Engenharias, Administração ou Processos Gerenciais

9 – Programador de Sistema da Informação

Uma boa sugestão também seriam cursos como Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, através dos quais você pode concorrer ao cargo de programador de sistema de informação.

Esses profissionais possuem mais de 13 mil contratações anuais. Desempenham a função de desenvolver e de manter sistemas de acordo com metodologias e técnicas adequadas.

Um programador de sistemas trabalha com tecnologia visando automatizar processos rotineiros de empresas. Tornando assim o trabalho mais fácil, rápido e eficiente.

10 – Médico Clínico

Apesar da concorrência no vestibular ser altíssima, uma das grandes vantagens da medicina está no fato de que com o fim da graduação não há dificuldades em se conseguir emprego.

Os cargos para médicos clínicos estão disponíveis, e os hospitais, clínicas e demais instituições relacionadas contratam mais de 12 mil profissionais anualmente.

Para se candidatar a essas vagas não é preciso ter residência ou especialização.