Qual o verdadeiro significado de SMS?

Você já deve ter usado muito SMS ao longo de sua vida, em especial se você é de uma época onde não existia WhatsApp. Mas você sabe o que essa sigla significa?

Este é um serviço de mensagens bastante popular, só no Brasil é utilizado há mais de 15 anos. Através dele é possível enviar mensagens de textos para aparelhos a longas distâncias.

Além de ser um meio fácil e barato de comunicação, sobreviveu bem a onda influente das redes sociais.

A Sigla SMS, Saiba o Que Quer Dizer

Você faz ideia do que SMS significa? A sigla quer dizer Short Message Service, em português, Serviço de Mensagens Curtas.

SMS

A ferramenta está disponível para celulares desde a década de 90. Os textos são mensagens breves de até 160 caracteres.

No Brasil essas mensagens de texto ficaram conhecidas como torpedos. O nome foi inspirado na velocidade da comunicação através do recurso.

O SMS se tornou tão popular que provocou o aparecimento de um linguajar próprio no Brasil. Foi com a chegada dele que nasceram as abreviações que deram origem ao internetês. Vc ao invés de Você, tbm no lugar de Também, td como Tudo, entre vários outros termos muito utilizados para conversas virtuais surgiram através do Serviço de Mensagens Curtas.

História do SMS

Você faz ideia de quando surgiu essa ferramenta? É bem provável que se surpreenda, pois a ideia nasceu ainda na década de 80, precisamente em 1984.

Tudo começou com uma conversa de um engenheiro finlandês, Matti Makkonen, com um amigo em uma pizzaria em Copenhagen.

Será que eles tinham ideia do que aquele bate papo informal viria a se tornar? Não mesmo.

Tanto que não fizeram questão sequer de se preocuparem em patentear o invento.

SMS

O primeiro SMS

A primeira mensagem só foi enviada mais de 12 anos depois, em 3 de dezembro de 1992 por um escritório no Vale do Silício, Estados Unidos. Neil Papworth foi quem teve a honra de, aos 22 anos de idade, inaugurar o serviço.

O projeto havia se baseado nos dados do invento de 1984. Segundo Neil o texto “Merry Christmas” ou, “ Feliz Natal”, enviado por ele não tinha a intenção de entrar para história. Na época o envio era apenas um teste e ele era simplesmente o profissional escolhido para exercer o papel de verificá-lo.

Na época os celulares não tinham teclados em letras como os de hoje em dia. Como então ele digitou essas palavras?

O primeiro SMS da história foi na verdade enviado de um computador para um celular. Richard Jarvis foi quem recebeu a mensagem em seu aparelho celular Orbitel 901, o primeiro com capacidade para integrar o serviço.

Inicialmente a ferramenta permaneceu apenas entre os engenheiros, em 1995 0,4 mensagens de texto eram enviadas através do Short Message Service por mês. Apenas 5 anos depois esse número já havia subido para 30.

SMS

Popularização das Mensagens de Texto

Para quem vive em um mundo onde as mensagens de texto são tão populares quanto hoje em dia, 30 parece um valor pequeno, mas o crescimento exponencial não parou por aí.

No auge do SMS, em 2010, o número de mensagens enviadas chegou ao seu ápice. Quantas mensagens você acha que eram enviadas por mês neste período?

Você acha que chegamos aos três dígitos? Quem sabe não passamos o milhão?

O crescimento foi absurdo, o número de textos enviados por mês ultrapassou 6 trilhões. Em 2007 o primeiro trilhão já havia sido alcançado.

O Caminho até Aqui

Como toda invenção que persiste por longos anos, o torpedo não nasceu da mesma forma que é atualmente. Para começar, os celulares não tinham teclados, então eles precisavam, assim como vimos anteriormente, serem escritos através de um computador.

Porém, não demorou para que as empresas telefônicas interessadas na ferramenta, começassem a desenvolver smartphones com teclados próprios. A Nokia por exemplo, lançou em 1997 o Qwerty, seu primeiro aparelho com a nova ferramenta.

Como você pode imaginar, o mercado ia seguindo à nova tendência e, graças a isso, os números de mensagens enviadas dispararam a crescer.

SMS

As operadoras passaram a disponibilizar o serviço e a lucrar com ele. Esse é outro fator que foi importante para a onda SMS.

Em 2007 a comunicação através de texto superou o número de ligações e se tornou então a estratégia mais popular para contato a distância.

Um fato bastante curioso é que foram os Serviços de Mensagens Curtas que inspiraram a criação do Twitter, uma das rede sociais mais famosas do planeta.

É claro que com o surgimento do WhatsApp e com o sucesso de outros aplicativos, a demanda do SMS sofreu uma queda, mas ainda assim o serviço não perdeu o seu espaço.

A ferramenta ainda tem mais de 6 bilhões de usuários em todo mundo. Vamos ser sinceros, esse serviço ainda é uma mão na roda.