Quanto custou o cavalo mais caro da história?

Quanto você pagaria em um cavalo? Talvez 100, 200 ou quem sabe 1.000 reais? Está caro para você? Bom, então quem sabe irmos para um número um pouco mais alto, algo em torno dos 60 mil reais. Ok, vamos falar dos animais puro sangue; há essa altura do campeonato já estamos falando de valores que estão na casa dos milhões de dólares, além dos U$ 2 milhões. Você pagaria algum desses valores por um cavalo só?

Pois é, no mundo existe gente para tudo e os cavalos são uma paixão para uma galera aí. E pode parecer loucura para nós, meros mortais, mas em 2000, um grupo de europeus malucos pagou R$ 250.000.000,00. Contou os zeros? O garanhão, puro sangue, deu uma bolada para seus donos após vencer uma corrida tradicional nos Estados Unidos. Se quer saber como funciona esse mercado e como foi feita essa venda, se ligue aqui e agora.

Por que tão caro?

No caso desses cavalos que são vendidos e arrematados em leilões milionários, uma das principais coisas que os compradores observam são os títulos do animal. No caso do nosso amiguinho logo abaixo, ele é um sucesso nas competições, sendo referência por todo o mundo.

Além disso, ter um bom desempenho em pistas e competições demonstra que o cavalo terá bons filhos, garantindo o futuro da raça. Mas nem sempre é garantia que um cavalo gerará filhos de sucesso como.

Linhagem

A linhagem é outro importante fator que interfere diretamente na hora da venda desses bichos. Os cavalos têm uma longa e organizada árvore genealógica lotada de informações sobre seus antepassados. Nela, qualquer interessado na compra poderá acessar o passado do animal e ver a sua origem.

Idade

A idade do animal é forte influenciadora também. Mas isso não é novidade, haja vista que a idade pesa em tudo que vamos comprar hoje em dia, até mesmo carros. Mas um cavalo atleta com uma idade avançada ainda pode custar alguns milhões de dólares, uma vez que ele ainda é capaz de cruzar com uma fêmea.

Confinamento

Por último, mas não mesmo importante influenciador do preço do cavalo é a sua crianção. O animal pode ter uma linhagem pura, mas se não for treinado nem preparado para os hipódromos ele não renderá.

Quando o criador cuida como é devido do cavalo, seu preço sobe absurdamente. O preço desse cuidado nos Estados Unidos gira em torno de 250 mil reais. Porém o cuidador recebe o potro e depois o vende por milhões.

O mais caro de todos os tempos

Fusaichi Pegasus, esse é o nome da fera. Nascido em 1997 e filho do garanhão Mr. Prospector. Fusaichi foi vendido um ano depois, em 1998, por “apenas” 4 milhões de dólares (14 milhões de reais). Tal investimento deu mais do que certo, pois na ocasião o cavalo ganharia a maior corrida de cavalos do mundo, a Kentucky Derby, em 2000.

Quando, após a vitória magnífica, os donos do Pegasus se depararam com uma oferta irrecusável de um grupo irlandês: 70 milhões de dólares (250 milhões de reais). Surreal. Estava vendido.

Enorme investimento que nunca traria tal retorno, pois Fusaichi seria usado como cavalo de reprodução, não fazendo muito bem seu papel. Antes de cruzar com algumas fêmeas ele correu corridas e arrecadou algo em torno de 2 milhões de dólares (7,5 milhões de reais).

Fusaichi é a junção do primeiro no do seu dono, Fusao, e do numo um em japonês, ichi.