O símbolo da Walt Disney Company, sua primeira animação consagrada, o personagem mais famoso de todos os tempos, Mickey Mouse é um ratinho mundialmente conhecido. Certamente você já assistiu algum de seus filmes e desenhos, ou mesmo comprou algum de seus produtos.
É praticamente impossível encontrar alguém em nosso planeta que jamais tenha ouvido falar deste consagrado personagem. Mickey foi sucesso instantâneo com o lançamento de “Steamboat Willie”, a primeira animação com som sincronizado em um universo de cinema mudo.
A história do personagem trouxe grande destaque a seu criador. O pequeno ratinho foi ganhador de uma Óscar especial de Melhor Curta-Metragem, foi também o primeiro personagem de desenho animado a ganhar um lugar na famosa Calçada da Fama.
Você sabe quem inventou o Mickey? Já ouviu falar sobre sua história? O ratinho falante foi quem deu início ao estrondoso sucesso de Walt Disney. Vamos conhecer melhor toda a sua história.
Quem criou o Mickey Mouse?
Em 18 de novembro de 1928 uma enorme platéia aguardava no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque a tão esperada estréia do mais novo personagem do universo das animações. Mickey Mouse foi o primeiro desenho com som sincronizado da história e foi logo de cara um enorme sucesso.
O personagem foi criado por Walt Disney com auxílio do desenhista Ub Iwerks. A ideia usava como esboço um personagem já conhecido e o primeiro a ser lançado pela empresa que um dia viria se tornar a Disney que conhecemos hoje, Oswald, o Coelho Sortudo.
Ao que tudo indica toda a ideia do personagem foi desenvolvida em apenas uma única tarde. Um tempo absurdamente pequeno para algo de tamanho sucesso. O Mickey Mouse evoluiu de um personagem de histórias animadas a um dos símbolos mais conhecidos no planeta.
A criação do personagem
Diante de tamanho sucesso, fica difícil acreditarmos que um dia a Disney parecia dar errado. Mas, a verdade é que inicialmente as coisas não iam tão bem. Depois de algumas tentativas falhas, com a chegada no Mickey, enfim Walt Disney e seu sócio e irmão Roy Oliver Disney enfim começaram a desenvolver um empreendimento bem sucedido.
O pequeno rato falante foi na verdade o primeiro grande projeto da jovem companhia. A partir de seus desenhos a empresa começou a crescer e se desenvolver zté chegar ao que conhecemos atualmente.
Adaptações
Conforme iam desenvolvendo os trabalhos, alguns acertos eram necessários. Por exemplo, inicialmente o personagem iria receber o nome de Mortimer, o que não agradou muito a esposa de seu criador, que dizia ser necessária uma denominação mais leve e divertida. De Mortimer a Mickey foi apenas um passo.
Outra mudança feita logo após o lançamento estava relacionada ao comportamento de Mickey. Em seu lançamento o pequeno ratinho falante costumava fumar e beber. Diante de tamanho sucesso e preocupado com a influência de sua criação sobre o público infantil, Walt Disney decidiu tornar o personagem politicamente correto. A alteração foi feita no ano de 1930.
Durante os primeiros anos das histórias de Mickey Mouse o seu próprio criador é quem o dava voz. A verdade é que o personagem se tornou a grande paixão da vida do animador, que acabou tornando o ratinho o símbolo da própria companhia.
Diante de um sucesso histórico como este, é claro que algumas adaptações foram sendo necessárias. Afinal, as produções precisam acompanhar o seu tempo. Seria inviável manter um personagem imutável por mais de 90 anos.
Ao longo dos anos Mickey ia passando por pequenas alterações, como a redução do rabo e do focinho por exemplo. Nenhuma remodelação realizada até então parece ter desagradado o público.
Apesar das pequenas transformações o personagem mantém sua essência tanto física quanto de caráter. Sempre que você vir o personagem por aí testemunhará de sua alegria e espontaneidade. Além é claro, de se tratar de um ratinho de grandes orelhas arredondadas vestinto uma calção vermelho.
Inspirações
Como você pode imaginar, uma obra como esta não surgiu do nada. Walt Disney e seu companheiro de jornada Ub Iwerks tiveram no que se inspirar. Além das ideias que surgiram a partir do antigo personagem Oswald, a construção do novo personagem envolveu Charlie Chaplin.
Chaplin foi um dos maiores atores de todos os tempos, sendo o mais reconhecimento do período do cinema mudo. Não é a toa que partiu dele algumas ideias para a criação do maior personagem de desenho animado já desenvolvido.
Mickey Mouse permanece um grande sucesso desde sua criação. De 1945 para cá praticamente todos os presidentes dos Estados Unidos tiraram fotos com o personagem. Pessoas do mundo inteiro viajam até disneyland e fazem questão de registrar um momento ao lado do ratinho mais famoso do planeta.
Não é a toa que Walt sempre dizia: “Eu só espero que nós nunca percamos de vista uma coisa: que tudo começou por um rato”.