Quem criou o personagem Pluto?

Sem dúvidas você já ouviu falar sobre Pluto, o melhor amigo de Mickey Mouse. Mas, faz alguma ideia de quem foi o seu criador?

A história do cachorro do personagem mais famoso do mundo Disney é bastante intrigante. O animalzinho que na verdade já teve outros donos e até mesmo outros nomes, hoje em dia já tem lugar cativo tanto nas telinhas quanto nos corações dos telespectadores.

Apesar de muitos mistérios envolverem sua criação, aparentemente nada de obscuro está por trás da origem deste personagem, diferentemente do que se diz por aí.

Que tal conhecermos melhor a história de Pluto? Quem o inventou? Quando ele nasceu? Tudo sobre este personagem de sucesso você descobrirá aqui.

Quem criou o Pluto?

Como sabe-se bem, Pluto é um cachorro personagem de diversos desenhos animados, filmes e até quadrinhos. Seu sucesso teve início através de sua parceria com Mickey Mouse. Os dois astros da Disney são na verdade melhores amigos.

A criação de Pluto não envolvia sua relação com Mickey como conhecemos hoje em dia. Porém, na verdade, em sua estreia o cãozinho pertencia ao grande inimigo do rato, João Bafo-de-Onça.

Conforme os demais grandes personagens da produtora norte americana, Pluto foi idealizado e desenvolvido pelo próprio Walt Disney, o animador mais famoso de todos os tempos.

Walt, ao assistir a estréia do cão em “The Chain Gang” no ano de 1930 ficou apaixonado pelo personagem. Foi aí então que aconteceu a primeira reviravolta na carreira de Pluto.

Em sua primeira aparição o cachorro pertencia a João Bafo-de-onça. Na verdade, eram dois animais idênticos, um tanto quanto diferentes do que conhecemos hoje em dia. O sucesso do novo personagem foi gigantesco, suas características quase humanas conquistaram o público rapidamente.

Foi aí então que os produtores resolveram inserir o personagem nos desenhos de forma permanente, tornando-o amigo de Minnie, a namorada do já consagrado Mickey Mouse.

O nascimento Rover

Em 1931 Rover, a primeira versão do famosos Pluto aparece estréia na série “The Picnic” como cão de estimação da ratinha Minnie.

Como você pode ver não apenas o nome do animal era diferente, como também o contexto em que estava inserido na história. Rover, apesar de bem parecido com Pluto que conhecemos, ainda não era exatamente como o cãozinho de Mickey.

Porém, esta conformação não durou muito tempo.

De Rover a Pluto

O nosso querido Pluto apareceu pela primeira vez ainda em 1931 no desenho “The Moose Hunt”, desta vez já como o destrambelhado pet de Mickey Mouse. Foi também nesta série que recebeu o nome Pluto.

A ideia de mudar o nome do personagem partiu do próprio Walt Disney. A denominação do cachorrinho teve inspiração na época na recém descoberta do planeta Plutão.

As histórias de Pluto

Desde de sua estréia o personagem já apareceu em mais de 100 filmes da Disney Studios, já tendo contracenado com inúmeros personagens, além dos já citados tem-se Donald, Pateta, os esquilos Tico e Teco, o gatinho Fígaro e variados animais que surgiam para o irritar em seus desenhos.

Pluto foi inspirado na raça bloodhound. Esta é uma raça de caça originária na Bélgica. Nas animações Pluto tem um caráter divertido e amigável, apesar de atrapalhado e irritadiço.

Mesmo com toda a confusão que provoca costumeiramente, o fiel escudeiro de Mickey sempre acaba contribuindo para a resolução de algum mistério.

A amizade entre os dois é uma das mais antigas e admiradas da história do desenho animado. Pluto deixa seu medo de lado sempre que é preciso salvar o seu grande amigo. Essa amizade tem inspirado muitas gerações.

As aventuras de Pluto foram muitas, foram da TV para as histórias em quadrinhos, chegaram até mesmo ao cinema.

Seu sucesso foi tão grande que o personagem foi escolhido vencedor do Oscar em 1941. A série “Lend a Paw” protagonizada por ele recebeu o prêmio de Melhor Curta de Animação.

Não existe idade para ser fã do consagrado Pluto. Com seus mais 80 anos de idade, ele conquistou as mais diversas gerações. Crianças, jovens e adultos, todos se divertem com as histórias do querido personagem.  

Por que o Pateta fala e Pluto não?

Esta é uma pergunta que muitos dos que acompanham os desenhos e os personagens da Disney fazem. Apesar de dizerem por aí que existem várias histórias bizarras por trás da resposta para essa questão, ao que tudo indica nenhum mistério permeia essas diferenças.

Pluto simplesmente não foi criado para tornar-se um animal humanizado como é o caso dos ratos Mickey e Minnie, do cachorro Pateta ou mesmo do Pato Donald. Como vimos, a ideia da criação do personagem era mesmo retratar um cachorro conforme a espécie.

Por causa disso, o melhor amigo de Mickey não fala, não possui a própria casa e nem mesmo um emprego. Pluto foi desenvolvido para retratar verdadeiramente um cão, com hábitos de cão e limites de cão.