Quem inventou a bicicleta?

Você sabe quem inventou as bicicletas? Essa invenção genial torna-se cada vez mais popular. A verdade é que elas cumprem bem o seu papel desde que foram criadas, já há mais de 200 anos. Atualmente, com todo o trânsito e com o crescimento da preocupação com o meio ambiente, elas se tornaram o meio de transporte ideal.

Não é a toa que o número de ciclovias cresceu tanto por aí e, que de uns anos para cá, vários trabalhadores a adotaram como uma forma para se deslocar até o trabalho, que surgiram as bicicletas de aluguel e que até os trens já autorizam sua entrada.

Quais foram os motivos que levaram quem inventou a bicicleta a criá-la? Será que hoje em dia seu criador estaria orgulhoso por sua grande ideia? Quais as diferenças entre a primeira e a bicicletas que temos hoje em dia? Muita coisa mudou?

Que tal conhecermos a história da bicicleta e o nome que está por trás deste incrível projeto?

Quem inventou a bicicleta?

Durante todos esses anos de história, houveram muitas discussões a respeito de quem inventou a bicicleta até que se chegasse ao nome que realmente merecia este mérito.

Existem relatos de que Leonardo da Vinci tenha desenvolvido algo bastante similar ao que conhecemos hoje. Tal projeto estaria descrito entre os documentos do Codex Atlanticus, uma coleção das obras de Da Vinci. Durante certo tempo até se acreditou na veracidade desses dados, mas não demorou para que a legitimidade do Codex fosse questionada. Atualmente ele é considerado uma fraude pela maioria dos estudiosos.  

Então não, quem inventou a bicicleta não Leonardo Da Vinci.

Na China a autoria da criação era dada como ideia de Lu ban, um inventor que nasceu há mais 2500 anos.

Durante um período se questionou também se a obra não deveria ser considerada do alemão Stephan Farffler, um relojoalheiro que construiu algo bastante parecido.

Enfim, quem inventou a bicicleta como conhecemos hoje?

Karl Von Drais é o nome de quem inventou esse meio de transporte tão inovador. Tudo aconteceu em 1817 na Alemanha. A primeira unidade recebeu o nome de “Máquina Corredora” e a ideia era ter uma opção mais barata e mais fácil que os cavalos para locomoção.

Funcionou bem não é mesmo? Afinal, mesmo com todos os automóveis que surgiram depois, a bicicleta continua sempre presente em nosso meio.

História da Bicicleta

Você acha que quem inventou a bicicleta, o alemão Karl Von Drais, fazia ideia do que ela representaria para nós mais de 200 anos depois? Provavelmente não, até porque o sucesso não veio tão rápido assim.

Mas então, como a bicicleta passou de “Máquina Corredora” para o que conhecemos hoje?

A primeira edição era feita completamente de madeira, um quadro ligava as duas rodas. Estava também presente um sistema de direção e um esquema rudimentar para frenagem. Não existiam ainda os pedais.

Pois é, não era bem exatamente o que vemos hoje em dia. Na verdade, o principal defeito daquele primeira bicicleta era esse, era um meio de transporte muito cansativo. Esse talvez tenha sido o motivo da popularidade ter demorado para chegar. Drais chegou a falir e a ser ridicularizado depois de apresentar sua criação ao mundo.

Evolução

Em um século de Revolução Industrial, não demorou nada para que novas ideias surgissem e o projeto recebesse inovações e melhorias.

No ano de 1840 um ferreiro escocês desenvolveu a primeira ideia de pedal, o mecanismo era bem simples, mas já se aproximava bem do que temos hoje em dia.

A primeira bicicleta moderna nasceu em 1855 com a invenção do pedal conforme conhecemos hoje, quem inventou foi Pierre Michaux. Apesar dos avanços, essa obra não era exatamente como as atuais, ela possuía duas rodas traseiras e uma dianteira, recebia o nome de “Velocípede”.

O projeto original do alemão Drais foi evoluindo e recebendo várias novidades, tornava-se cada vez mais eficiente e seguro, juntamente com seu desenvolvimento crescia o interesse do público. Em 1880 começaram a surgir unidades bem similares às que vemos diariamente, já possuíam a corrente ligada às rodas, eram mais estáveis e até mais confortáveis.  

Vá de Bicicleta

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por quem inventou a bicicleta, elas sobreviveram bem a chegada e a popularização dos automóveis. Atualmente são consideradas um dos melhores meios de transporte do planeta.

Quem opta por ir de bicicleta:

  • Economiza tempo
  • Poupa Dinheiro
  • Escapa do trânsito
  • Cuida do meio ambiente
  • Beneficia a saúde
  • Emagrece
  • Fica menos estressado
  • Dorme melhor
  • Aumenta a imunidade

São 200 anos de uma obra incrível, mérito seja dado, quem inventou a bicicleta teve uma ideia genial. Em seu caminho até aqui a invenção foi se tornando cada vez melhor. Não pense que isso parará um dia, elas continuam evoluindo, se tornam cada vez mais leves, seguras, belas, tem-se para todos os gostos e tipos.

Para fechar, fica a dica. Vá de bicicleta!