Quem inventou a bússola?

Quem inventou a bússola merece todo o nosso reconhecimento. Apesar de hoje elas não serem tão utilizadas, elas foram importantíssimas para nós, em especial durante o período das grandes navegações. Neste período, foram guiados por elas que os homens do velho mundo começaram a desvendar o nosso planeta.

Na verdade, como você pode prever, essa é uma invenção bem antiga. Ainda assim, até hoje ela mantém as mesmas bases de funcionamento, falaremos também sobre isso ao fim deste artigo.

Mas vamos começar por quem está trás desta grande ideia, e pela história desta que foi a mais importante ferramenta da Era dos Descobrimentos.

Quem inventou a bússola?

Não se tem um nome definido por trás da invenção da bússola. A descoberta de que existiam pedras capazes de atrair metais remete ao século VII a. C., mérito das pesquisas de Tales de Mileto.

Graças a essa descoberta, séculos depois, provavelmente no século I d. C. os chineses desenvolveram a primeira bússola utilizando simplesmente uma colher que apontava para o sul.

Que quem inventou a bússola estava na China isso não se tem dúvidas. Foi também naquela região onde cerca de 900 anos depois a primeira invenção teve sua colher substituída por uma folha de ferro. A partir de então passou a ser chamada de peixe-que-aponta-para-o-sul em razão do formato de sua folha.

Para magnetizar a folha eles a aqueciam até que ficasse incandescente e a mergulhavam em água.  Feito isso, a deixavam boiar em um recipiente com água parada, onde ela apontava sempre para o Sul.

Desde de que foram inventadas, a evolução das bússolas nunca parou, vamos acompanhar detalhes sobre o seu histórico até aqui.

A história da Bússola

Não demorou para que a folha utilizada pelos chineses fosse substituída por uma agulha. Já no século XI as bússolas tinham uma característica bastante similar àquelas que conhecemos tradicionalmente. Eram constituídas por uma agulha que sempre apontava para o norte, suspensa por um fio de seda.

Quem inventou a bússola não tem seu nome conhecido, mas diversas pessoas são conhecidas por aperfeiçoá-la.

A evolução

O primeiro nome a ser citado é o do marinheiro e inventor Flávio Gioia que em 1302 teve a grande ideia de colocar a invenção sobre a rosa dos ventos. Gioia introduziu a agulha sobre o cartão com o desenho, facilitando consideravelmente a aplicação da invenção e melhorando para sempre o direcionamento dos homens sobre o planeta.

Pouco mais de um século depois, na Escola de Sagres, alguns intelectuais utilizaram o modelo de Flávio Gioia para construir algo bem similar ao que vemos por aí hoje em dia.

A partir de 1417 a bússola era formada por uma agulha presa por um fio de seda, colocada sobre um cartão da rosa dos ventos e lacrada com uma tampa de vidro, o que impedia a interferência de outros metais.

Exatamente por causa deste modelo é que ela recebeu o nome pelo qual é conhecida ainda hoje. Bússola vem do italiano e significa caixa pequena.

A popularização da invenção

O objeto ia se tornando cada vez mais popular. A invenção foi extremamente importante para os estudos da cartografia e da astronomia, não demorou para que sua fama se espalhasse pelos continentes.

No período da Idade Média e no Renascimento essa era uma das ferramentas mais populares, facilitando consideravelmente a vida dos viajantes.

Conforme citamos anteriormente, a bússola foi vital durante o período das grandes navegações, graças a ela, o homem chegou a lugares inexplorados e foi capaz de se localizar mesmo em meio aos oceanos.

Mais uma grande novidade a respeito do aperfeiçoamento das bússolas surgiu durante o século XIX. Foi durante a primeira metade deste século que nasceram as primeiras bússolas modernas. Quem inventou foi William Sturgeon, o responsável pelo primeiro eletroímã.

Desde então a invenção vem passando por algumas alterações, mas sempre mantendo suas características fundamentais.

Com o passar dos anos surgiram diversos tipos de bússolas. Uma das maiores e mais significativas novidades relacionadas, foi o desenvolvimento da bússola online. Agora este instrumento se tornou digital e amplamente acessível.

Como a bússola funciona

O funcionamento na bússola é algo simples e ao mesmo tempo bastante curioso. Tudo acontece basicamente devido a interação entre as cargas magnéticas da agulha e as linhas magnéticas do planeta.

O polo sul magnético da agulha é atraído pelo polo norte magnético da Terra, e o oposto também é verdadeiro.

Com a rosa dos ventos em baixo, fica fácil compreender a sua localização mediante a direção apontada pela agulha.