Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre quem inventou a câmera fotográfica, mas não tenha dúvidas, esse nome merece ser conhecido.
Vivemos em um mundo de redes sociais onde a gente experimenta pouco e fotografa muito. As fotos fazem parte de nossa vida o tempo todo, através dela compartilhamos, guardamos e até mesmo revivemos momentos.
Nada disso seria possível sem a primeira câmera fotográfica. Essa é uma invenção bastante antiga que nasceu completamente diferente do que temos hoje em dia. A qualidade da imagem era bastante inferior e o seu tamanho absurdamente maior.
A ideia de produzir imagens é algo que interessa ao homem desde os primórdios da humanidade. A primeira maneira que encontramos para isso foram as pinturas em pedras.
Foram necessários milênios para que descobríssemos uma boa forma de fotografar, e alguém, merece ser lembrado por isso.
A história que antecede o nascimento da câmera fotográfica
É uma longa história até chegarmos no nome de quem recebe esse mérito. Tudo começa com a câmera escura.
A compreensão do funcionamento dessas câmeras escuras é bastante antiga, a sua primeira descrição é datada de 400 a.C., quando o filósofo chinês Mozi falou pela primeira vez sobre uma caixa que projetava luz através de um pequeno orifício.
O princípio é simples. Através de um abertura a imagem é capaz de ser projetada em outra tela. Esse processo resulta na imagem invertida do objeto.
Tempos depois Aristóteles novamente trouxe esse princípio à tona. O filósofo estudava sobre a ótica de Euclides e demonstrava que a luz percorre um trajeto retilíneo.
Calma, nenhum deles foi quem inventou a câmera fotográfica. Continuaremos nossa viagem no tempo e logo chegaremos lá.
A maior explicação a respeito da funcionalidade da câmera escura é considerada de Ibn al-Haytham. O físico árabe escreveu um livro explicando alguns princípios fundamentais da ótica, o que o tornou mundialmente conhecido.
Foi em seus escritos que se basearam Leonardo Da Vinci, René Descartes, além de outros estudiosos importantes da área. Porém, quem mais se destacou nessa lista foi Giambattista della Porta.
O italiano, baseado nos princípios descritos por Ibn al-Haytham desenvolveu uma lente que, quando inserida sobre o buraco da câmera escura, tornava a imagem mais clara e realista.
Agora, com uma qualidade incrivelmente superior, as câmeras escuras começaram a se tornar cada vez mais populares e se difundiram para os mais diversos segmentos, desde ciência a artes.
Quem inventou a câmera fotográfica
Apesar de toda a evolução a respeito da câmera escura, a primeira câmera fotográfica só nasceu em 1839. Quem inventou foi o inventor e físico francês Louis Jacques Mandé Daguerre.
Seu lançamento ocorreu durante a Academia Francesa de Ciência e o seu nome oficial era naquele período “Daquerreotipo”.
O “Daquerreotipo” era basicamente uma caixa com uma chapa de cobre prateada e polida, coberta por uma camada de iodo dentro.
Era nesta placa que a luz refletida pelo pequeno orifício. Depois de cerca de 25 minutos de exposição, o vapor de mercúrios aderia o objeto refletido sobre o cobre. E assim surgia a imagem.
A novidade revolucionária conquistou a todos. Alphonse Giroux, parente de Daguerre deu início a produção comercial da mais nova tecnologia da época. O produto era caríssimo, o preço chegava a custar algo similar ao salário de um ano de um trabalhador.
Naquele período o produto consistia em uma caixa de madeira dupla. Na parte mais externa uma lente e na parte mais interna uma caixa estrutural onde ela colocado um vidro fosco que servia para focagem da imagem.
Para cada foto eram no mínimo 25 minutos de exposição.
Poucos anos depois a tecnologia foi sendo aprimorada e esse tempo sendo reduzido consideravelmente, até que chegasse em poucos segundos. Além de um menor período de exposição, as câmeras iam ganhando cada vez mais qualidade.
A evolução da câmera fotográfica
A evolução da câmera fotográfica vem ocorrendo desde então. Talvez quem inventou essa máquina incrível jamais tenha conseguido imaginar a que ponto sua criação chegaria.
A partir da primeira câmera, a fotografia foi se tornando uma grande paixão. Logo também surgiu a ideia de desenvolver filmes, resultando na gravação dos primeiros vídeos.
Essa tecnologia evoluiu com o tempo se tornando cada vez mais eficaz e funcional. Nasceram novos modelos e hoje, a técnica já bem mais aprimorada, está em todo lugar.
Não só desenvolvemos modelos mais baratos e de mais qualidade, mas também a inserimos em outros produtos como por exemplo no celular e nos computadores.
Para completar, as imagens se tornam cada vez mais realistas e a fotografia cada vez mais se torna parte das nossas vidas.