Quem inventou o ar condicionado e como surgiu a ideia?

Você faz alguma ideia de quem inventou o ar condicionado? Geralmente não paramos para pensar nos criadores e nem na história por trás dos objetos que mais usamos, mas essa história vale a pena.

O criador do ar condicionado poderia ser até mesmo considerado um herói, especialmente para quem vive em um país quente como o Brasil.

Quem inventou o ar condicionado?

O ar condicionado foi inventado por Willis Carrier em 1902.

Quem inventou

A ideia de algo parecido com o aparelho que temos hoje é antiga. O condicionamento de ar já era utilizado na antiga Roma através da água que corria em aquedutos.

Porém, só no século XX, o jovem de 25 anos formado na Universidade de Cornell nos Estados Unidos criou o primeiro ar condicionado como os que temos hoje em dia, que ainda não tinha um nome oficial.

O nome do aparelho foi dado por Stuart Cramer em 1906, que criou neste ano, um aparelho parecido a partir das ideias de Willis Carrier para sua fábrica de tecidos.

A grande ideia

A ideia desenvolvida por Carrier tinha como objetivo resolver os problemas com calor das grandes empresas de Nova York. A finalidade do projeto era reduzir a umidade dentro da fábrica através da redução da temperatura do ar.

Depois de analisar como ocorria o processo de aquecimento de objetos a vapor, o inventor do ar condicionado decidiu que utilizaria o mecanismo de forma contrária para resfriar o ar.

O ar frio soprado pelo seu aparelho era rarefeito e por isso reduzia além da temperatura, a umidade do ar.

As indústrias têxtil e gráficas foram as primeiras a se beneficiar da nova invenção.

Fama

É claro que uma invenção tão genial logo iria se popularizar não é mesmo? Não. Na verdade não foi bem isso que aconteceu.

A melhor explicação para essa realidade é o fato de que nem mesmo quem inventou o ar condicionado tinha noção do tamanho do seu potencial e da febre que ele poderia vir a se tornar.

Aos poucos o aparelho foi sendo conhecido e se tornando mais popular. A primeira residência a receber um ar condicionado teve o aparelho instalado em 1914.

A salvação para os cinemas

Quem inventou

Durante os verões a temperatura subia muito e o público dos cinemas caia absurdamente.

Imagine só ficar em um lugar fechado cheio de gente sem ar condicionado nos dias mais quentes do ano? Essa ideia realmente não parece nem um pouco confortável.

Em 1907 o ar condicionado é instalado pela primeira vez em um cinema, o Riviera de Chicago. O local ficou conhecido na época como “fábrica de congelamento”.

Aos poucos o aparelho se popularizou no mercado de cinemas e salvou muitos deles de irem a falência.

Para surpresa de Carril, com o tempo as filas no cinema já não eram para assistir o filme, mas principalmente para desfrutar do ambiente fresco produzido com a ajuda do ar condicionado.

O sucesso que ainda não terminou

Quem inventou o ar condicionada jamais conseguiria prever que mais 100 anos depois o aparelho ainda seria algo tão precioso.

Quem inventou

Você já sabe que a fama não foi tão rápida. Então como ocorreu a real popularização do ar condicionado?

O comércio começou a perceber que os locais que usavam a criação de Carril atraiam cada vez mais clientela. Por causa disso, os donos dos estabelecimentos passaram a se interessar cada vez mais pelo aparelho.

Com o tempo, os comércios, os escritórios, as casas e a partir de 1928 até a Câmara dos Deputados e o Senado Americano adquiriram os seus.

Mesmo sofrendo uma pequena crise durante a Segunda Guerra o comércio de ar condicionados voltou a crescer assim que a situação no mundo se acalmou.

Com o fim da Grande Guerra as vendas aumentaram cada vez mais, os aparelhos foram padronizados e passaram a ser construídos em grandes quantidades.

Quem inventou

Um dos detalhes mais curiosos dessa história toda é o fato de que quem inventou o ar condicionado era na época, um jovem de 25 anos engenheiro recém formado.

Aqui fica um conselho, se tiver uma grande ideia, coloque-a em prática. Quem diria que que a ideia de Carris ganharia o mundo e seria tão importante para a vida das pessoas mesmo mais de um século depois.

Outro aspecto interessante é que ele não estava tão preocupado com o conforto quanto parece, as fábricas que inspiraram a sua criação eram prejudicadas em suas produções por causa das altas temperaturas.

A ideia era cooperar para a operação dos estabelecimentos, mas acabou se tornando uma ótima maneira de torná-los mais confortáveis.