Será que você conhece alguma das 10 raças de cachorro mais caras do mundo? O recorde mundial hoje, o topo da nossa lista, foi vendido na China por 4,5 milhões de reais.
Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP (Universidade de São Paulo), 44,3% dos brasileiros possuem pelo menos um cachorro em casa. O universo Pet está em constante crescimento, driblando até mesmo a crise financeira.
Com todo a importância que este universo tem adquirido, algumas raças de cachorro têm se tornado cada vez mais valorizadas.
Por que algumas raças de cachorro são tão caras?
O primeiro fator a ser considerado no valor pago pelos cachorros de raça é o fator biológico. Alguns cães são dificilmente reproduzidos.
Enquanto em algumas raças, de uma mesma gestação nascem cerca de 5 a 6 cães, em outras, apenas 2 ou 3 animais são gerados por ninhada.
As raças de cachorros mais caras do mundo incluem animais mais frágeis, que requerem mais cuidado para sua sobrevivência. Muitas vezes, isso tem relação com a manipulação genética utilizada para o seu desenvolvimento.
O segundo fator envolve algo comum aos produtos que compõem o mercado em suas mais diversas áreas. Estamos falando de moda!
Existem períodos em que algumas raças entram na moda, e com isso, seus preços vão às alturas.
Raças de cachorro mais caras do mundo
1 – Mastim tibetano
Foi vendido em um leilão na China por 4,5 milhões de reais. O seu preço de mercado gira em torno de 1,5 milhão de reais. Tem sua origem na região do Tibete, Índia, China e Nepal. Geralmente é utilizado como um cão de guarda, porém na China é um símbolo de prestígio. Esses cães levam mais tempo para amadurecer se comparado à outras raças, os machos chegam a maturidade sexual aos 4 anos de idade, e as fêmeas por volta dos 2,5 anos.
2 – Esquimó Canadense
Seu preço médio gira em torno de 27 mil reais. Raça de cão de trabalho da região do ártico, esses cães apesar de se darem bem com seus donos, são agressivos com outros cães que não façam parte de sua matilha. São considerados os cães indígenas mais puros e mais raros da América do Norte.
3 – Lulu da Pomerânia
Chega a ser encontrado no valor de 11 mil reais. Pertencente à família Spitz, tem sua origem na região da Alemanha, Polônia e na Europa Central. Apesar de seu pequeno porte, tem entre seus antepassados puxadores de trenó. É uma raça dócil, divertida e companheira. Segundo uma pesquisa realizada pelo Kenel Clube de São Paulo um grupo que registra pedigrees de cães no estado, esta raça é uma das mais queridas pelos brasileiros atualmente.
4 – Chihuahua
O preço desta raça pode variar bastante, porém seu valor pode alcançar até 11 mil reais, levando-o assim, para o nosso 4° lugar. Originada no México, é uma das menores raças de cachorro do mundo. São animaizinhos brincalhões e muito amigáveis. Apesar de seu pequeno porte, possuem alguns hábitos de cães protetores.
5 – Bulldog Inglês
Seu preço pode alcançar o valor de 10 mil reais. Tem origem inglesa. Os cães desta raça costumam ser agradáveis e brincalhões. Por causa de seu comportamento teimoso, geralmente são de difícil adestramento.
6 – Cão de Crista Chinês
Pode custar até 7 mil reais. Sua origem não é precisa, raça semelhante foi identificada como pertencente a famílias da Dinastia Han na China. São cães dóceis, brincalhões e extremamente afetuosos com seus donos, por isso são muito utilizados como acompanhantes de pessoas debilitadas.
7- Cavalier King Charles Spaniel
Podendo custar até 6,5 mil reais, são originados do cruzamento de cães da raça Spaniel
com cães de origem oriental. Segundo historiadores, era a raça de cão preferida do Rei Charles I, daí o seu nome. Doces e gentis, adoram agradar seus donos.
8 – Saluki
Um filhote de Saluki pode ser encontrado por até 6 mil reais. A raça é originária da região do Oriente Médio, considerada a raça do cão real do Egito Antigo, podendo ser a mais velha raça domesticada do mundo. É uma raça de cães caçadores, fortes e independentes, porém, muito sensíveis e amáveis.
9 – Terra Nova
Seu preço pode chegar a 5 mil reais. Esses cães foram encontradas inicialmente no Canadá e possuem descendentes indígenas. São cães dóceis e muito leais, além disso, dentre as raças de cachorros, essa é considerada a mais habilidosa na água.
10 – Dogue Alemão
Empatado com o Terra Nova, cães desta raça são vendidos pelo valor de até 5 mil reais. Como dito em seu nome, é uma raça alemã. Apesar de serem cães de caça, rápidos, fortes e resistentes, são animais carinhosos, sensíveis e amigáveis com outros cães.
E ai? Conhece alguma dessas raças? Tem vontade de ter alguma delas? São inúmeras as raças de cães, essas são simplesmente as 10 mais caras do momento. Como dito, os preços podem variar de acordo com o número de cães disponíveis e com as tendências do mercado.