10 reis mais poderosos da antiguidade

Ao longo de toda a história da humanidade muitos reis foram levantados. Dentre os mais bondosos e os mais cruéis, você conhecerá quais foram os monarcas mais poderosos da antiguidade.

Além de descobrir quem são eles, conhecerá também um pouco de sua história e de seus feitos.

Preparado para desvendar os grandes nomes por trás de reinados extremamente poderosos? Vamos lá.

1 – Imperatriz Wu

Reis

Vamos começar pela única mulher na história que ocupou o trono imperial chinês. Sua influência começou quando o imperador Tang Gaozong ficou mal de saúde. Desta forma, Wu, como sua concubina passou a fazer parte das decisões de governo.

O que não se esperava é que mesmo com falecimento do esposo, a imperatriz permaneceria no poder por trás dos panos por mais três reinados.

Em 690 chegou ao poder pleno e logo proclamou a própria dinastia. Durante seu tempo à frente do império chinês a rainha manteve uma postura dura e violenta, onde expulsava ou assassinava todos os que iam contra os seus ideais.

2 – Davi

Reis

Davi é um homem descrito através das histórias bíblicas. Porém, assim como é o caso de seu filho Salomão, suas histórias já foram estudadas com fins não religiosos.

Durante sua dinastia o rei Davi consolidou o Reino Unificado de Israel ao derrotar os jebuseus. A história de seu reinado é a de um tempo de grandes batalhas e de importantes vitórias.

3 – Salomão

Reis

O rei Salomão conhecido por sua sabedoria, foi o terceiro a governar Israel, sucedendo seu pai Davi.

Durante seu reinado foram construídas estruturas em Israel que entraram para a história. Dentre elas tem-se o Templo de Jerusalém, o Palácio da Filha de Faraó, o Pórtico das Colunas, as Muralhas de Jerusalém, entre outros.

Salomão não era um guerreiro, mas soube manter suas terras. Ele foi um rei honesto e de julgamento imparcial. Seu governo durou 40 anos.

4 – Qin Shi Huang

Reis

Este foi o responsável pela unificação chinesa, o que levou a tornar-se seu primeiro imperador. Qin Shi Huang logo ao assumir o trono tomou atitudes para fortalecer o seu reino, construído entre muitas obras a famosa Muralha da China.

Houve uma grande expansão militar através do rei Qin, vários tribos foram combatidas e vencidas e diversas regiões foram anexadas.

5 – Herodes

Reis

Herodes O Grande, foi o rei de Israel durante 33 anos no período em Cristo estava na Terra. Conhecido como um homem absolutamente violento, é considerado o responsável pelo assassinato de sua própria família.

Ganhou a confiança dos romanos graças a seus investimentos em construções bastante representativas, dentre elas a fundação das cidades gregas de Sebaste e Cesária Palestina e do famoso Templo de Herodes.

Ainda assim, o seu reinado absolutista foi marcado pela descontentamento.

6 – Alexandre Magno

Reis

Governante do reino grego antigo da Macedônia e membro da dinastia argéada, herdou o trono aos 20 anos e passou praticamente todo o seu reinado em batalhas travadas na África e na Ásia.

O império formado por um reino forte e um exército experiente cresceu ainda mais sob seu comando. Uma das conquistas mais significativa foi a da Pérsia. Depois de travar várias batalhas, Alexandre O Grande acabou derrubando o rei pérsio e tomando para si àquelas regiões.

Ele foi responsável por uma grande difusão cultural, pela propagação da cultura grega e pela formação de várias novas cidades.

7 – Nero

Reis

Dentre os reis mais poderosos da antiguidade não podia faltar Nero. Geralmente o seu reinado é associado a violência e intolerância. Além de uma popular perseguidor aos cristãos, ele também é responsável pela morte de sua mãe e de um meio-irmão.

Um dos maiores marcos de seu reinado foi o incêndio que devastou boa parte de Roma em 64. Apesar de muitos responsabilizarem o rei, alguns historiadores defendem sua inocência.

8 – Calígula

Reis

Mais um grande Imperador Romano em nossa lista de reis, Caio César foi mais um rei extravagante, duro e agressivo que esteve à frente de Roma.

Seu reinado foi um tempo de bastante prosperidade inicialmente, porém acabou terminando em pobreza e fome. Isso, graças principalmente a sua postura absolutista e uma doença que acabou o assolando durante sua gestão.

9 – Átila

Reis

Átila foi um Rei Huno, governou o maior império europeu de seu tempo, suas terras se estendiam da Europa Ocidental até o Mar Morto.

Durante o reinado deste Rei que foi conhecido como Praga de Deus, os povos hunos se tornaram um dos maiores inimigos romanos, tanto da porção oriental quanto ocidental.

10 – Rei Arthur

Reis

O último rei dentre os mais poderosos da história é na verdade um grande dilema. Devido ao grande número de lendas e contos literários envolvendo o seu nome fica quase impossível discernir o que é real do que é ficção.

O Rei Arthur foi um grande governador britânico que liderou seu exército nas inúmeras batalhas contra os saxões.

Seu reino continha toda a Grã-Bretanha, os territórios da França e da Bélgica, o norte da Espanha e a Península Itálica.