Em algum momento todos nós nos pegamos pensando sobre a origem do mundo. De onde viemos? Como ganhamos vida? Qual a origem do mundo que conhecemos?
Em busca de responder essas perguntas surgiram várias teorias. Alguns acreditam que fomos criados, outros que nos desenvolvemos a partir de uma explosão. Cada um, conforme a sua crença, defende e argumenta uma tese.
Mas agora é hora de abrir a sua mente. Você está prestes a conhecer 9 teorias diferentes sobre a origem do mundo. Quem sabe até não mude de ideia?
1 – Criacionismo

O criacionismo é defendido pela religião e pela mitologia. Para as pessoas que acreditam nessa teoria, o universo, tanto os céus, quanto os planetas e todos os seres viventes foram criados por um Deus, um ser superior e onipotente.
Cada religião sustenta a própria crença nesse criador. Para os cristãos, judeus e islamitas Deus criou tudo a partir de uma simples ordem. Já os gregos acreditavam que tudo o que conhecemos veio do Caos.
2 – Big Bang

Assim como o Criacionismo, o Big Bang é uma das teorias mais famosas sobre a origem do mundo. Segundo essa teoria, tudo o que conhecemos hoje, todo o universo e nele todas as suas galáxias, estava concentrado em um único ponto quente há 13 bilhões de anos atrás.
Através de uma perturbação naquele ambiente, o pequeno ponto veio a explodir, expandindo-se para todos os lados. Foi então que a matéria começou a se formar. Os átomos e elétrons iam se juntando, formando componentes cada vez mais complexos, que evoluíram até se tornarem o que conhecemos.
Toda a teoria é embasada em estudos feitos através do telescópio Hubble, que é capaz de identificar o estado de estrelas a milhões de anos atrás.
3 – Abiogênese

Essa é uma teoria bem simples, que pode ser compartimentada dentro de boa parte das demais citadas aqui. Aqueles que defendem a abiogênese afirmam que a vida tenha se desenvolvido a partir de matéria morta.
Segundo esses estudiosos, há milhões de anos aconteceu uma mudança drástica na atmosfera mundial que propiciou a transformação da matéria existente. A medida que os componentes iam se reorganizando, acabou nascendo a primeira célula viva e partir dela se desenvolveram todos os seres.
4 – Teoria Inflacionária

A Teoria Inflacionária foi desenvolvida pelo físico Alan Guth e funciona de forma complementar à grande Teoria do Big Bang. Segundo Guth o universo se desenvolveu a partir da modificação de uma força já presente, força essa que se assemelha a um buraco negro.
Essa força foi dividida em quatro partes: gravidade, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. A partir da formação desses campos gravitacionais ele explica a origem do mundo.
De acordo com a teoria, essas forças permanecem em expansão e, por isso, o universo permanecerá mudando.
5 – Teoria do Estado Estacionário

Edward Milne refuta a Teoria do Big Bang ao defender que o universo sempre existiu e sempre existirá. De acordo com a Teoria do Estado Estacionário não houve nenhuma explosão ou nada do tipo que alterasse o universo. Mas ele é exatamente o mesmo desde a eternidade passada.
Também conhecida como Princípio Cosmológico, essa teoria se baseia em dados estudados de diferentes tempos, que comprovam a manutenção das características da Via Láctea ao longo de milhões de anos.
6 – Teoria do Universo Oscilante

Neste caso estamos falando de uma ideia exatamente oposta àquela defendida por Milne na Teoria do Estado Estacionário.
Para quem acredita no Universo Oscilante o universo que conhecemos é simplesmente mais um dos formados ao longo da eternidade. Possivelmente outras explosões aconteceram, outros universos existiram e, assim como eles, esse também se extinguirá um dia.
7 – Panspermia

A Panspermia é uma teoria que já foi cientificamente descartada, mas por ser curiosa, faz jus a essa lista.
Ao longo de milhares de anos a humanidade acreditou que a vida como conhecemos tenha se iniciado a partir de microorganismos mais simples que chegaram aqui através de meteoros. Através desses primeiros seres teria se desenvolvido tudo o que conhecemos.
8 – Bóson de Higgs

Bóson de Higgs é mais uma das ramificações teóricas do Big Bang. Peter Higgs seu fundador, defendia que com a explosão, uma partícula elementar foi formada e que nela está a gênese de tudo.
A comprovação desses estudos veio em 2016, e a partículas ganhou o nome de “partícula de Deus”, sendo ela literalmente o ponto de origem do mundo.
9 – Seleção cosmológica natural

A Seleção cosmológica natural foi fundada pelo físico canadense Lee Smolim. Segundo a teoria esse universo nasceu a partir de um buraco negro que pertencia a um outro universo.
De acordo com Smolim existe um universo “pai” que com o tempo vai dando origem a “filhos” semelhantes a ele.