Não é porque você vive em apartamento que terá que abrir mão de cultivar plantas em sua casa. A verdade é que, por mais simples que seja a plantinha escolhida, elas são capazes de transformar um ambiente e de enchê-lo de vida.
Pensando em você, que tem pouco espaço para plantar, que também não tem como dedicar muito tempo aos cuidados, construímos uma lista de ótimas opções de plantas que se dão super bem em ambiente pequenos e ainda não exigem muita atenção.
Já pode ir escolhendo qual cantinho de sua casa será renovado, chegou a hora de dar mais vida ao seu dia a dia.
1 – Rosa de Pedra
As rosa de pedra são uma opção quase perfeita. Além de serem de uma beleza única e darem um tom especial de sofisticação a qualquer ambiente, elas são absolutamente versáteis. Essas plantas são capazes de suportar variações de temperatura que vão de -2 a 40 graus celsius.
E não é só isso. Por pertencerem à família das suculentas, elas precisam de pouquíssima água, já que são capazes de armazená-la por longos períodos de tempo.
De uma beleza única e um cuidado extremamente fácil, a rosa de pedra pode ser exatamente o que você precisa.
2 – Lança de São Jorge
A Lança de São Jorge é um planta herbácea de origem africana. Se você deseja uma planta decorativa que traga um tom inovador para o seu ambiente, essa dica é para você.
Existem diversos tipos desta planta, cada um deles com uma beleza única e surpreendente. São espécies que preferem sombra, por isso são ideais para os espaços internos.
Além disso, acredita-se que ela simboliza proteção, por representar o instrumento de São Jorge, o Santo que guarda a todos.
3 – Violeta
As violetas são as flores mais populares do Brasil. Com uma beleza única, elas são capazes de transformar qualquer ambiente com suas belas cores. Quando bem cuidadas suas flores perduram durante todo o ano.
Essas são ótimas opções para quem vive em apartamento. As Violetas se adaptam facilmente em diferentes lugares e não exigem muita dedicação, já que podem ser aguadas apenas entre 2 ou 3 vezes por semana.
4 – Lírio da Paz
Pensando em deixar o seu apartamento mais verde e não sabe o que fazer? Aqui vai uma dica incrível para você. O lírio da paz é uma planta belíssima que se adapta muito bem em ambientes internos, já que não pode ser exposta diretamente ao sol.
Basta agua-la três vezes por semana e pronto, você terá em sua casa uma plantinha linda e saudável sempre trazendo mais vida ao seu lar.
Neste caso, é necessária uma advertência. Mantenha a planta longe das crianças e dos animais, pois se trata de uma espécie tóxica.
5 – Bambu da sorte
Traga a natureza para dentro do seu apartamento de uma maneira especial através do bambu da sorte. Como não se apaixonar por essa espécie inusitada?
Essa é uma daquelas plantas que adoram a umidade, ótimas para decorar o seu banheiro por exemplo. Por gostarem muito de água, devem ser regadas constantemente.
De acordo com crenças chinesas, o bambu da sorte atrai boas energias e prosperidade.
6 – Azaléia
Agora vamos para sua varanda. Que tipo de plantas você poderia usar para decorar a sacada de seu apartamento? A Azaléia é uma ótima opção. Além de terem uma grande necessidade de luz solar, elas são de um colorido muito belo que darão mais vida a paisagem.
Mas, para mantê-las sempre belas, é de suma importância que a regue a cada dois dias, sempre evitando o excesso de água.
As cores mais populares são o vermelho, o roxo e o branco, já escolheu a sua?
7 – Pleomele
A pleomele é uma planta tropical de textura lenhosa amplamente utilizada em decoração de interiores. Apesar de não poderem ficar expostas diretamente ao sol, elas preferem ambientes mais claros.
São apreciadoras da umidade, por isso devem ser regadas diariamente, mas esse trabalho sem dúvidas vale a pena por seus benefícios ao ambiente.
Além de sua vistosidade, elas são capazes de filtrar o ar do ambiente eliminando impurezas como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.
8 – Zamioculca
Perfeita para ambientes internos, a zamioculca prefere as sombras e apresenta um crescimento controlado. Para facilitar ainda mais a vida de seus donos, ela não precisa de muita água e sobreviverá bem mesmo se você se esquecer de regá-la por alguns dias.
O único problema em escolher essa espécie de plantas é sua toxicidade. Portanto, se você tem crianças ou animais em casa, fique sempre atento.