Toda pessoa surda é muda também?

Você provavelmente já parou para pensar a respeito disso, mas, questionemos mais uma vez, será mesmo que toda pessoa surda também é muda? Muita gente apostaria que sim, afinal, como pode um surdo aprender a falar?

O que acha? Este é o tema deste artigo. Vamos descobrir definitivamente se o termo surdo-mudo é realmente aplicável. E, se a resposta para nossa questão for sim, vamos nos aprofundar nos motivos. Se a resposta a pergunta for negativa, vamos entender como isso é possível.

Além de tudo isso, entenderemos melhor os desafios enfrentados por essas pessoas para que saibamos como fazer a nossa parte.

O termo surdo-mudo é incorreto

A denominação surdo-mudo é um termo histórico, sendo o mais antigo a ser usado para designar uma pessoa surda. Entretanto, já há anos sabe-se que esta caracterização é errônea. Ainda assim, hoje em dia nós o ouvimos com frequência, não apenas em bate papos informais, como também sendo usados pela mídia na televisão, na rádio e na internet.

Quando este termo nasceu, ainda na antiguidade, a designação fazia sentido para a sociedade da época. Verdadeiramente, quem nascesse surdo naquele período jamais aprenderia a falar. Por isso, tão logo se aceitou que todo surdo era mudo.

A expressão retrata duas deficiências diferentes e as coloca como um único problema. Hoje em dia isso já não é mais visto desta forma. Já está comprovado, nem toda pessoa surda é também muda.

Uma pessoa surda pode aprender a falar

Businessman holds his hand near his ear and listening

Conforme acabamos de ver, a surdez e a mudez são na verdade dois problemas diferentes.

Algo muito importante a ser levado em consideração no que diz respeito a mudez, é que quando estamos falando deste problema, nos referimos a uma alteração no aparelho fonador. Diante disso, uma pessoa para ser considerada muda, deve apresentar alguma deformidade em algum dos órgãos responsáveis pela fala, sendo que esta, seja capaz de impossibilitar todo o mecanismo.

Se uma pessoa surda não fala, como era o caso da maioria desses indivíduos até alguns anos atrás, não quer dizer que ela é muda. Não necessariamente uma pessoa que tem problemas no sistema auditivo, também apresentará alterações no aparelho fonador.

Portanto, muitos surdos que não aprendem a falar, não o fazem simplesmente por não terem acesso às técnicas adequadas.

Verdadeiramente o aprendizado da fala se relaciona com o ouvir.

Como aprendemos a falar

A linguagem é um dos ramos expressos da cultura individual. Ao redor do mundo temos mais de 6 mil línguas, e nós, de acordo com o local que nascemos, adotamos uma delas como nossa.

O comportamento da fala é uma das características que marcam a nossa diferenciação de todas as demais espécies. Com exceção das pessoas mudas, que atualmente já possuem uma linguagem alternativa própria fantástica, os seres humanos nascem com um aparelho fonador, ou seja, preparados para desenvolver a fala.

Mais uma vez, destaca-se que a única exceção são as pessoas mudas, os surdos, na maioria dos casos, são tão habilidosos para aprender a falar quanto os demais.

A questão é que o aprendizado deste mecanismo se dá basicamente através do ouvir.

Para que uma criança seja capaz de dizer mamãe, é de suma importância que ela com frequência ouça esse termo. Diante disso ela começará a assimilar as palavras vagarosamente e naturalmente passará a repeti-las.

Quanto mais seus pais ou responsáveis falarem com o bebê, especialmente quando se dedicam a usar uma pronúncia clara e correta, mais rapidamente a criança aprenderá a conversar.

Além disso, a medida que a criança se aproxime da verbalização correta, deve-se parabenizá-la. Isso é o que fazemos habitualmente quando começamos a sorrir e fazer festa ao ouvir o primeiro mamãe ou papai dito por eles.

Como uma pessoa surda pode aprender a falar?

De acordo com o que vimos anteriormente, o aprendizado da fala se dá basicamente pelo ouvir. Também aprendemos que as pessoas surdas são sim capazes de aprender a falar.

Como isso seria possível?

Atualmente, graças a tecnologias, muitos deficientes auditivos possuem acesso aos aparelhos. Essas ferramentas imitam as habilidades naturais da audição, o que resolveria o problema de aprendizagem da fala.

Essa é uma tecnologia em constante evolução. Porém, infelizmente ainda não está ao alcance de todos. Por este motivo, os surdos são ainda tão conhecidos como surdo-mudos.

Com a utilização deste dispositivo, crianças surdas podem ter acesso a linguagem oral. Muitas técnicas já foram desenvolvidas para que pessoas deficientes auditivas passem, em qualquer idade, pela evolução experimentada pelos bebês enquanto descobrem os sons.

A música por exemplo tem sido uma ferramenta muito usada para ensinar a respeito da diferenciação de sons.

A pessoa surda tem todo potencial para falar, basta descobrirmos formas de despertá-lo.