8 tradições gregas que você não conhecia

As tradições gregas são muito interessantes, você vai adorar conhecer algumas delas aqui.

Há muito tempo a Grécia é uma referência mundial. Seja na arte, na filosofia, no esporte, na ciência, até sua língua grega, sua influência é forte e significativa.

Em algumas regiões do país muitas tradições antigas ainda são mantidas, como é o caso de Atenas, Esparta, Micenas e Argos. Enquanto isso, a porção moderna da Grécia adquiriu novos costumes.

Serão apresentadas a você 8 tradições gregas que você ainda não conhece. Divirta-se.

1 – Momogeroi

Tradições gregas

O Momogeroi se inicia pouco antes do Natal e se estende até a metade do mês de janeiro. Esta tradição remonta a tempos antigos e é uma espécie de agradecimento e honra pelas origens gregas.

Geralmente os participantes se vestem com fantasias que relembram os principais símbolos da história de sua nação. O cavalo significa desenvolvimento, o urso força, o soldado defesa e por aí vai.

O grupo de pessoas saem representando pelas ruas e praças das cidades, são feitas improvisações e mímicas, cada coreografia com um simbolismo especial.

2 – Folhas de louro ou teixo

Tradições gregas

Esta é uma tradição bastante curiosa. Você carrega consigo uma folha de louro na carteira? Muitos fazem isso, por que será?

Para muita gente essa erva simboliza sorte e prosperidade, mas de onde é que isso vem? Adivinhe só, da Grécia.

Uma das tradições gregas antigas que permanecem parte da cultura de seu povo, é o ato de queimar folhas de louro e lançá-las secas da lareira dos vizinhos, familiares e amigos. A ideia é basicamente a mesma, é um indício de que se deseja coisas boas para aquele local.

3 – Letra S em nomes masculinos

Tradições gregas

Você sabe como foi que seus pais escolheram seu nome? Leram em um livro? Se inspiraram em alguém? Na Grécia existem algumas regrinhas para se nominar crianças, você conhecerá agora uma bastante curiosa.

Não é permitido, segundo uma das tradições gregas mais antigas, que uma menina tenha o nome terminado em S. Nomes terminados com essa letra são exclusivos para pessoas do sexo masculino.

4 – Nome dos avós

Tradições gregas

Falando em tradições para nomes, veja só que costume estranho. É regra que o primeiro filho do casal receba o nome do avô paterno, enquanto a primeira filha receba o da avó materna.

Não pense que estamos falando apenas do primeiro nome, é o nome completo, incluindo todos os sobrenomes.

Imagina só como ficam as árvores genealógicas, a cada duas gerações pelo menos um nome se repete.

5 – Christopsomo

Tradições gregas

Também conhecido como pão de Cristo, o christopsomo marca presença durante os Natais gregos já a um bom tempo.

O pão é oferecido como uma forma de gratidão a Deus pelo último ano e como um pedido para que o próximo seja também abençoado.

Na porção superior do pão aparece a letra X, que é a primeira letra do nome de Cristo em grego, demonstrando memória sobre o que Ele fez pelo seu povo.

6 – Dia do Não

Tradições gregas
umabrasileiranagrecia.com

Mais uma das curiosas tradições gregas que você provavelmente não conhece é o Dia do Não. Este dia é comemorado em 28 de outubro desde a década de 40. A festividade inclui desfiles pelas ruas e praças da cidade. Geralmente todas as escolas levam seus alunos para participarem.

O motivo de tudo isso é a memória do dia em que o ministro Ioanni Metaxas negou a proposta do ditador Benito Mussolini.

7 – Apokries

Tradições gregas

Apokries é o carnaval greco, e, acredite, é um costume muito importante para esse povo. As comemorações começam com a festa da carne. Alguns dias antes do carnaval o dia amanhece já enevoado de fumaças, a cidade se encontra cheia de churrasqueiras pelas ruas e praças.

Além de muito churrasco, o apokries inclui fantasias, desfiles, caça ao tesouro, carros alegóricos etc. Tem-se também o dia branco, onde os adultos saem por toda a Grécia soltando pipas, o céu fica colorido e repleto de vida, é algo maravilhoso de se testemunhar.

Atualmente as comemorações já estão associadas a rituais pagãos, principalmente em honra a Dionísio.

8 – Jogar pratos no chão

Se você se deparar com um grego jogando um prato de porcelana no chão, não estranhe, essa é uma das tradições gregas mais bizarras. Nas festas, nos casamentos, nos velórios, em comemorações de famílias, quebrar pratos é um costume bastante popular.

Por que será que eles fazem isso?

Aparentemente para esse povo esse ato afasta maus espíritos e atrai sorte, a tradição é repleta de significados.

Muitas pessoas ficam incomodadas com esse costume, mas esse é um ato enraizado na cultura grega que se manteve por longos anos, não tenha dúvidas, para eles isso é muito mais do que simplesmente jogar pratos no chão.

Como você pode ver há muita coisa interessante nas tradições gregas, e temos que admitir, é belo que tenham conservado costumes antigos assim por tanto tempo.