Você sabe o que é um carro híbrido?

Você pode não estar percebendo (ou está), mas a tecnologia está cada vez mais avançada e os carros estão indo junto; carros híbridos. Sim, os automóveis estão cada vez mais luxuosos e bonitos, mas as montadoras agora querem focar no futuro.

E o hibrido é o futuro, ainda mais com o combustível fóssil com os “dias contados”, as marcas precisam pensar rápido num jeito de fazer o veículo andar sem que seja com gasolina ou diesel. Bom, esse é um assunto que rende muito, então vamos explicar melhor mais abaixo e com detalhes, vem comigo.

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido é aquele que funciona com duas fontes de força, e não apenas uma como os carros “normais”. Estou falando de automóveis que funcionam com a combustão, à base de etanol, gasolina ou diesel, que seja. Um híbrido funciona com, pelo menos 2 fontes, e uma delas é a energia elétrica.

Como funciona?

É bem fácil, basicamente uma montadora e seu carro, buscam sempre o melhore desempenho para o mesmo. Logo, um carro movido a combustão anda bem conforme o condutor pisa no acelerador. Contudo, quanto mais ele pisa e o carro acelera, mais o veículo irá consumir e mais poluentes ele vai emitir no ar.

Em resumo: você pode até pisar fundo no seu carro, obtendo o melhor desempenho dele, mas também vai gastar mais e, consequentemente, vai poluir mais.

Enquanto que um carro movido a energia elétrica não polui e não gasta combustível. Em contrapartida ele não possui o mesmo desempenho de um automóvel movido a gasolina, por exemplo.

A ideia do carro híbrido e juntar o melhor da combustão e da energia elétrica: Bom desempenho, com baixo índice de poluição e gasto. Para que essa ideia funcionasse os engenheiros trabalharam duro e conseguiram combinar os dois.

Os motores atuam ligados em sequência, a saída de um alimenta a entrada do outro. Entendeu?

Ele possui dois motores: o motor a combustão e o motor elétrico.

Ao se locomover, a força do carro não virá somente de um motor, mas sim dos dois. É mais ou menos como se um ajudasse o outro, para não fazerem muito esforço.

E então surge uma dúvida: Qual a vantagem de ter um carro onde eu vou precisar, além de abastecer com combustível, ter que carregá-lo, pois ele é elétrico?

Ora, meu caro amigo, eis o pulo do gato; o carro híbrido, apesar de possui baterias e ser movido com anergia elétrica, não precisa ser recarregado. Suas baterias irão ser recarregadas pela energia cinética gerada pela queima do combustível. Incrível, não?

Mas as vezes será necessário dar uma carga, coisa rápida.

Vantagens

  • Ter um motor elétrico ajuda no motor de explosão e aumenta o arranque;
  • São econômicos e não poluentes;
  • Mais silencioso.

Desvantagens dos carros híbridos

Uma das principais desvantagens é o preço salgado desses veículos, tanto para as montadoras quanto para os consumidores. Quem estiver interessado em comprar um carro híbrido desembolsará uma boa grana.

Mais baratos do mercado:

  • Toyota Prius – R$ 126.00
  • Lexus CT 200h – R$ 135.750

Outra desvantagem é que o carro ainda é novidade, por isso, pense bem no motivo pelo qual está comprando-o. Baixo consumo, eficiência ou poucas emissões são bons pretextos.

E aí, gostou do carro híbrido? Acha uma boa ter um?