10 aeroportos mais perigosos do mundo

Voar de avião é um dos meios de transporte mais seguros que existe, porém pousar nos aeroportos mais perigosos nos deixa com “um pé atrás”. Quem já viajou de avião e sentiu aquele frio na barriga na hora de decolar ou de aterrissar com certeza vai ficar mais tranquilo quando ver que fazer essas duas manobras em alguns aeroportos é tarefa para poucos.

Existem certos aeroportos onde não é qualquer piloto que está autorizado a pousar ou decolar, tamanha a dificuldade do local. E isso envolve muita coisa; ventos, montanhas e o tamanho da pista, principalmente. Portanto, para que você saiba quais são esses aeroportos, o Mundo Inverso separou 10 deles e vai contar um pouco de cada. Bora lá!

10 – Paro, Butão

Vamos começar nossa lista com um aeroporto “de boa” e com um dado interessante sobre ele: apenas 17 pilotos estão aptos e liberados para fazerem pousos por lá.

O aeroporto que é um dos mais perigosos do mundo fica em meio as montanhas de mais de 5.500 metros de altitude. A pista curta de apenas 1.800 metros nem é o maior dos problemas. Acontece que somente voos diurnos estão autorizados por lá.

Isso porque para pousar ou decolar, o piloto precisa fazer manobras entre as montanhas, em um ângulo de 45 graus. Em certo momento da manobra o avião passa muito perto das montanhas e uma casinha vermelha que fica por lá. Inclusive essa casa vermelha é o ponto de referência dos pilotos.

9 – Juancho E. Yrausquin, Ilha de Saba, Caribe

O filme original “King Kong” foi gravado nessa ilha. O aeroporto de Juancho é um dos mais perigosos do planeta pelo fato de possuir as pistas mais curtas que existe. Com 395 metros de comprimento, apenas pilotos treinados podem voar no local. Apenas aviões de determinados tamanhos podem passar por este aeroporto maluco.

8 – Wellington, Nova Zelândia

A pista de aeroporto não chega aos 2.000 metros. Mas a dificuldade maior fica por conta dos fortes ventos circulando a área, fazendo os aviões balançarem sem parar. O piloto que passa por este local deve estar atento e ter total controle sobre a aeronave.

7 – McMurdo, Antártica

O principal aeroporto do continente não sofre com a falta de espaço, aqui o problema é outro e bem óbvio: o gelo. Toda a pista durante o ano todo é coberta por gelo e não há o que fazer. Os pilotos que resolvem se aventurar nessa pista devem estar cientes de que no inverno não há luz.

O continente fica 24 horas na noite e isto exige habilidades especiais dos pilotos. Quem pretende voar para aqueles lados deverá fazer um curso específico para poder operar “às escuras” ou “cego”.

6 – Aeroporto Internacional Princess Juliana, St. Maarten

Um dos aeroportos mais famosos da internet é este aqui. Basta observar o vídeo e ver o porque da fama. Afinal seria o máximo estar na praia e ver um avião gigante passando rente às nossas cabeças.

Quem fica na praia sente os fortes ventos das turbinas dos aviões manobrando na pista e areias da praia batendo e queimando na pele. Sem falar na enorme habilidade dos pilotos que devem ser extremamente experientes para pousar sem atingir os alambrados que dividem a praia do aeroporto.

5 – Gisborne, Nova Zelândia

Mais um aeroporto na Nova Zelândia, dessa vez em Gisborne. Mas esse aqui leva a fama e faz jus quando se diz um dos mais perigosos do mundo. Mas isso é fácil de notar; o aeroporto possui 3 pistas, sendo que duas são de grama. Mas a cereja do bolo é uma ferrovia que cruza bem no meio.

Não basta ter controladores de voo, também tem que ter alguém atento aos horários que o trem cruzará as pistas do aeroporto.

4 – Aeroporto Internacional de Gibraltar

Olhem a imagem atentamente. Prestem atenção naquela avenida passando no inicio da pista, no canto inferior direito. Essa avenida é a principal da cidade. Todas as vezes que um avião vai pousar ou decolar essa avenida precisa ser parada. Doideira né?!

Mas calma que tem mais. Reparem também onde a pista termina… no mar. A pista tem pouco mais de 1.500 metros (curta demais) e quando os pilotos pousam, estes devem pisar fundo no freio para não caírem no mar.

3 – Aeroporto da Madeira, Portugal

Este aeroporto é parecido com o anterior, de Gibraltar. Mas com alguns agravantes. Por exemplo que ele está localizado entre os penhascos e o oceano, uma falha e tchau, tchau.

Além disso, a pista era bem mais curta, engenheiros acrescentaram várias plataformas com mais de 180 colunas para suportar o peso e os choques dos aviões aterrissando. Madeira conta com apenas 24 pilotos aptos. Além disso, para aterrissar por lá é necessário muita habilidade devido os fortes ventos do local.

2 – Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil

Congonhas não é novidade nessa lista. Nós já estamos carecas de saber o histórico do aeroporto nacional e os seus acidentes. Congonhas possui as pistas mais escorregadias do mundo, pista curtíssima e está localizado no centro de São Paulo.

Essas características o tonam um dos mais perigosos do mundo e odiados pelos pilotos. O piloto que aterrissa em Congonhas tem a impressão de que irá bater nos prédios que cercam o aeroporto, tamanha é a proximidade com a cidade. Isso já resultou em vários acidentes fatais.

1 – Aeroporto de Lukla, Nepal

Quem quiser um dia conhecer o Monte Everest deverá passar por este aeroporto, que é o principal da região. Uma pista curta que dá medo e constantes quedas de energia colaboram para a fama do lugar.

Os pilotos que querem voar por lá devem manter a comunicação constante com a torre, para que se acabar a energia eles estarem cientes de tudo.

Mas estes aqui são os só os 10 mais perigosos do mundo, você conhece mais algum?

Quer ser um piloto de avião e pilotar por estes aeroportos? Então saiba como. (Clique AQUI).