As focas são um dos animais mais fofos e queridos. São muito inteligentes e adaptáveis aos ambientes mais hostis. Alguns fatos vão deixar você impressionado com esse animal.
Os animais de olhos pretos e aparência peluda leva uma vida bem curiosa. Alguns da espécie podem mergulhar incríveis profundidades e todos tem uma pele grossa que funciona como isolante térmico. Veja isso e muito mais nessa lista com fatos sobre as focas.
10 – Detectam presas com seus bigodes
Sem precisar usar a visão debaixo da água, a foca usa um mecanismo presente em seus bigodes. Esse mecanismo é capaz tanto de detectar a presença de animais quanto o tamanho deles. O sistema funciona melhor que um sonar ou um óculos para elas.
É possível rastrear os alimentos e saber qual é mais apetitoso para os carnívoros.
Já que nossas nadadoras vão a lugares onde a visibilidades é pouca, a natureza se encarregou de ajudá-las, dando esse incrível dom nos bigodes.
9 – Isolam-se usando a pele uma camada de gordura
As focas são encontradas em vários lugares, desde muito frios aos tropicais. Porém é mais comum encontrarmos os animais em águas polares e geladas de bater os dentes. Nossa incrível mãe natureza também se encarregou cuidar muito bem disso.
Os bichos possuem uma grossa capa de gordura que isolam eles da água fria. O fluxo sanguíneo é restringido à superfície da pele, mantendo o interior da foca quente.
8 – São várias espécies
Se você pensou que as foquinhas são apenas algumas por aí, se enganou. Elas são muitas e vamos exemplificar algumas aqui.
- Foca-caranguejeira;
- Nerpa, a foca de água doce;
- Foca-barbuda;
- Foca-comum;
- Foca-anelada;
- Foca de capuz, conhecida por grandes mergulhos e por segurar a respiração por quase 1 hora;
- Foca-leopardo;
- Foca-do-mar-Cáspio;
- Foca-da-Groenlândia;
- Foca cinzenta;
- Foca-monge-do-mediterrâneo;
- Foca-caribenha, essa espécie está extinta;
- Foca-monge-do-Havaí,
- Foca de Weddell,
- Foca-de-bandas,
- Foca-de-Ross.
7 – Podem mergulhar profundamente embaixo d’água e por longos períodos
Algumas espécies de focas podem chegar a mergulhar a incríveis profundidades, como é o caso da foca-de-capuz. Ela pode mergulhar até mil metros e ficar submersa por mais de 50 minutos.
Porém no geral todas elas podem mergulhar a grandes profundidades, devido a uma grande concentração de hemoglobina no sangue.
Os músculos também cooperam com o mergulho, pois eles contém grandes quantidades de mioglobina, ajudando muito. Os batimentos de uma foca durante o nado chegam a incríveis 20 a 50 por minutos.
6 – Vários predadores naturais
Apesar de serem eximias nadadoras elas não estão tranquilas nos oceanos. Devido à sua carne e gordura suculenta, isso atrai muitos predadores.
Tubarões, orcas e até ursos polares são os principais predadores do animal.
5 – Focas não possuem orelhas
Foca possuem apenas pequenas fendas auditivas atrás dos olhos. O fato de não ter orelhas auxilia na hora de nadarem, fazendo com que sejam mais ágeis na água.
As focas também usam as nadadeiras traseiras para quase tudo, principalmente nadar e “andar” em terra. Apesar de passarem a maior parte na água.
4 – Independência cedo
Se você pensa que com 18 anos tem que tomar decisões na vida é muito cedo, pensa na foca.
Aos 6 meses de idade o filhote já está na água e nada sozinho tomando suas próprias decisões. A gestação da mamãe foca dura 12 meses e o parto acontece nos meses de primavera e verão.
O leite que a mãe oferece aos filhotes são 50% gordura. Isso mostra o porque do crescimento incrível desses mamíferos. Eles ganham de 1,5 a 2,5 kg por dia.
3 – Dormem na água
Elas também são conhecidas por fazerem grandes migrações, nadarem logas distâncias. Isso faz com que passem grandes períodos nos mares, longe da terra. Sem poder voltar para descansar a foca tem uma característica que as permite dormir tanto em terra firme quanto na água.
Além de facilitar sua vida, podendo, também, evitar perigos, elas adormecem enquanto estão de barriga para cima. Enquanto se movimentam lentamente, uma parte do cérebro descansa a outra está em alerta para possíveis predadores.
Mas quando estão em terra os dois lados do cérebro descansam.
2 – Vida e características
As fêmeas vivem mais que os machos, cerca de 15 a 40 anos de vida. A menor pode pesar até 70 quilos e medir 1,5 metros. Já os maiores chegam a 100 kg. Elas são diferentes dos leões-marinhos, pois não possuem orelhas nem membros posteriores.
1 – O homem é a maior das ameaça
Há muito tempos as focas são caçadas devido sua pele, carne e gordura. O descontrole sobre a caça foi tanto que causou a extinção da foca-caribenha, que desapareceu em 1950.
Contudo uma lei americana protege as várias espécies de foca e leões-marinhos.
Hoje são usadas em todo o mundo como atrações em espetáculos e zoológicos.
O que acho de saber mais sobre esse magníficos animais?