10 truques para ser mais produtivo no trabalho

Um dia de trabalho produtivo está cada vez mais raro. Cada dia que passa aparecem mais tarefas e elas se acumulam, fazendo com que não consigamos sequer raciocinar direito o que está acontecendo. Pensando nesse desastre, o Mundo Inverso decidiu listar 10 formas de você conseguir se organizar e ter um dia proveitoso no seu emprego.

Todos os truques mostrados aqui são muito simples e você pode começar a fazer neste exato momento, mesmo se estiver no trabalho. Algumas dicas são justamente para serem aplicadas enquanto está no meio do expediente. Mas lembre-se, tudo depende de você. O começo pode ser dificil, organização e acostumar-se com a nova rotina, mas depois vale a pena.

1 – Faça uma coisa de cada vez

Um dos principais fatores que irá influenciar no seu desempenho no trabalho são as tarefas, e o modo como as faz resultará na sua rotina.

Para ajudar nesse ponto, é muito importante que você não tente fazer mais de uma tarefa por vez ou qualquer outra coisa. Mantenha a concentração naquilo que decidiu fazer e vá até o fim. Com o foco em uma só tarefa, você aumentará a qualidade do serviço e o tempo dedicado à ele diminuíra também.

2 – Acorde mais cedo

Acordar cedo para muitos é um baita desafio, mas acredite, faz toda a diferença. Só quem levanta cedinho e aproveita o dia todo sabe como é começar a trabalhar logo as 7 da manhã e ficar tranquilo em relação ao tempo.

Sem a pressão do tempo, você consegue realizar as tarefas com mais facilidade. Além disso, acordar cedo estimula a criatividade e te deixa mais ativo. Sem contar que você pode tomar aquela xícara de café caprichada e dar “boom” para iniciar o dia.

3 – Desenvolva uma rotina de exercícios

Exercitar-se sempre é bom, não só saudável para o trabalho, mas sua saúde mental e física agradecem.

Mas quanto a rotina de trabalho: quando você se exercita, seu organismo fica mais ativo

4 – Divirta-se

A fadiga mental é um dos piores inimigos da concentração. Ela atrapalha nosso dia no trabalho e o pior; findo o expediente, ainda levamos a bendita para casa. Chegamos estressados, sem fome e sem conseguir dormir.

Por isso é importante que dê algumas pausas durante o trabalho e mais importante, relaxe. Leia um livro, fale com os amigos do trabalho, seja leve. Se a convivência for complicada, ignore e toque em frente. Não deixe que os problemas do trabalho influenciem na sua vida pessoal.

5 – Tenha uma meta

Começar a fazer algo só por começar não ajudará muito. Antes de dar início às atividades, estabeleça uma meta. Diga para si mesmo que naquele dia você deve, por exemplo, redigir 20 artigos. Pronto.

As metas motivam as pessoas e ajudam a melhorar a produtividade, onde o individuo se vê num desafio interno querendo superá-lo.

6 – Seja organizado

Queremos dizer o que? Que se você, todas as noite antes de dormir, ou mesmo depois do expediente, dedicar 5 minutos que seja, para programar sua rotina no dia seguinte, tudo irá fluir melhor.

Faça em uma folha de papel mesmo; escreva tudo o que tem de ser feito, na ordem que você pretende fazê-lo. Com isso, a organização fará sua cabeça ficar mais tranquila e é um passo a menos para o dia seguinte. Sua noite de sono até será melhor.

7 – Dê intervalos

Durante o dia, não fique tão obcecado em terminar. Claro, estabeleça sua meta e foque em terminá-la, mas durante o expediente dê algumas pausas. Focar 100% do dia no trabalho atrapalhará muito, principalmente na sua criatividade e foco. Vai chegar uma hora que tudo vai estar bagunçado.

Pare, estique as pernas, ou sente, tome um café, coma uma fruta e bata um papo com o colega. Tudo isso ajudará no seu desempenho.

8 – Durma bem

Antes de dormir desligue tudo que é eletrônico ou pelo menos afaste-se do: celular, televisão, notebook e afins. Tudo isso atrapalha para uma boa noite de sono.

E quando digo “boa noite de sono”, não quero dizer muitas horas dormidas, mas sim uma boa qualidade. Por isso deitar relaxado é essencial. Antes de deitar-se, tome uma bebida quente, coma comidas leves e tome um banho morno. Tudo isso ajudará na hora de pegar no sono. Se estiver com dificuldade, veja aqui como pegar rápido no sono.

9 – Pratique a meditação

A meditação ajuda em muitas coisas, não só no trabalho, mas na vida amorosa, relacionamentos com os amigos e familiares, depressão ou ansiedade. São inúmeros os benefícios. Além de que uma meditada antes de deitar-se para dormir ajuda você a relaxar e pegar no sono, um sono de qualidade diga-se de passagem.

Você limpará sua mente de pensamentos obscuros, diminuirá a ansiedade do dia seguinte no trabalho e acordará mais disposto. Quanto mais você pratica a meditação, mais você evolui e sua mente vai clareando. Com um pensamento claro, você conseguirá compreender e resolver tudo mais facilmente. Tente, vale muito a pena.

10 – Tire férias

Apesar de todos os métodos indicados acima, todos muito eficazes por sinal, tirar férias é algo inexplicável. Depois de 1 ano trabalhando, focado no trabalho e em dar o melhor de si, chega uma hora que essa rotina nos esgota e precisamos de um tempo.

Tirar férias significa bem mais do que parar de trabalhar e ficar longe do serviço. Envolve sentimento, o fato de podermos nos reunir com a família e amigos, fazer as coisas de casa sem o compromisso do trabalho. E o melhor de tudo, é saber que você merece esse tempo precioso. Isso não tem preço. Por isso, tire férias sim, é um direito seu e quem sai ganhando são todos, principalmente sua saúde mental.

Pronto para começar a praticar? Pode ser agora já!