Um dos dias mais marcantes da história da humanidade foi o 11 de setembro. Quem não se lembra quando dois aviões chocaram-se contra as duas torres mais famosas da ilha de Manhattan, em Nova York nos Estados Unidos?
O atentado contra o World Trade Center, as “Torres Gêmeas”, em 2001, foi considerado o maior ataque terrorista de todos os tempos e seu acontecimento foi noticiado em todo o mundo por todos os jornais. O triste fato levantou, também, uma lenda contada em todo território brasileiro.
Reza a lenda, que enquanto era transmitido o episódio 245 de Dragon Ball Z, o plantão da Rede Globo interrompeu o desenho.
Essa interrupção teria ocorrido bem no momento em que Goku estaria se transformando no Super Sayajin nível 3, algo muito aguardado pelos fãs do anime. E será que isso aconteceu mesmo? Em 2001 já existia a TV Globinho? Bom, é isso que vamos descobrir agora, se liga aqui!
O 11 de setembro
Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, 19 terroristas do grupo radical islâmico “Al-Qaeda” sequestraram 4 aviões comerciais nos Estados Unidos. O objetivo era atingir pontos estratégicos e com muito civis americanos, causando grande impacto no país.
Dois aviões foram jogados contra as torres do World Trade Center, em Nova York, um contra o Pentágono, o Departamento de Defesa Norte-americano, em Washington. O quarto avião foi derrubado pelos próprios passageiros, em um campo aberto que, ao perceberem o sequestro, se uniram contra os terroristas.
O fatídico dia matou milhares de pessoas, 2.996 num total, incluindo os terroristas. O então líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, assumiu a autoria dos ataques, fazendo com que os Estados Unidos entrassem numa caçada que terminaria em 2011 com a morte do terrorista, no Paquistão.
Resumido o ataque do 11 de setembro, agora entra a parte da lenda brasileira em torno disso tudo.
Dragon Ball no dia?
Algumas pessoas juram de pé junto que estavam assistindo a TV Globinho, enquanto passava Dragon Ball Z, quando o jornalista Carlos Nascimento entrou juntamente com o plantão da Globo.
Eram exatamente 09h45 quando a Rede Globo interrompeu sua programação para noticiar o atentado. Durou cerca de 5 horas toda a cobertura do trágico evento, passando até a tarde na TV.
O que havia acontecido era que toda a programação havia sido alterada para que toda a atenção fosse dada a noticia dos atentados, especialmente às Torres Gêmeas.
Mas o ponto é: interrompeu ou não o desenho. A resposta é NÃO!
Na época (setembro de 2001) a Globo transmitia pela manhã o programa “Bambuluá com Angélia”, começando às 09h30. O programa com a loira era exibido logo após o “Mais Você”, com a Ana Maria Braga.
A TV Globinho era um quadro do Bambuluá, tendo inicio às 10h30, contudo não era exibido nenhum desenho “legal” para a garotada da época. Os desenhos mesmo começavam às 09h45, com os “Cavaleiros do Futuro”.
Como o plantão entrou no ar pela primeira vez às 09:45, depois em definitivo às 10H toda a programação da Angélica foi “cancelada” e, consequentemente, a TV Globinho também.
Dragon Ball já era da Globo?
Outro argumento que as pessoas usam é que à época o desenho de Goku nem estava na Globo. Bom, essa parte podemos dizer que não é verdade.
Dragon Ball Z estava sim na emissora de Roberto Marinho, pois preocupados com o alto nível de audiência que o desenho dava para as tarde da Band, a Globo comprou os direitos e passou a exibi-los. O desenho foi comprado em 23 de julho de 2001, fazendo sua estréia, começando no episódio 200, na saga Majim Boo.
Contudo, Dragon Ball era transmitido como um dos últimos desenhos do Bambuluá. Todos sabem que os melhores desenhos, mesmo após a entrada solo da TV Globinho, eram transmitidos por último.
Enfim, Dragon Ball Z, Digimon e Power Rangers eram as atrações principais do programa, sendo exibidos até às 11h30.
Outro ponto importante, são os episódios: no dia 11 de setembro, a Globo passaria o episódio número 237, “Vegete luta por seus entes queridos”. Sendo que Goku transforma-se em SS3 apenas no Ep. 245.
Algumas pessoas dizem que pode variar de Estado para Estado, dependendo da antena (parabólica ou normal), contudo, mesmo as pessoas de outros lugares do país apontam que não estava passando Dragon Ball, assim sendo confirmado pela própria emissora.
Esse é só mais um caso do famoso “Efeito Mandela”. Não sabe o que é? Então dê uma olhadinha aqui e descubra!
E você, lembra-se do que estava fazendo no dia 11 de setembro?