20 curiosidades que você precisa saber sobre os sonhos

Os sonhos são muitas vezes assustadores, por quantas noites não nos deitamos cansados e pegamos no sono, mas logo em seguida acordamos por conta de um pesadelo? Pois é, algumas pessoas sofrem com isso, enquanto outras dormem tranquilamente. Existem algumas explicações dadas pela ciência, apesar de ser pouco compreendido, algumas partes dos sonhos podem ser reveladas.

Por exemplo, os homens sonham diferente das mulheres, cegos também sonham e muito mais. É interessante porque até os pesadelos querem dizer alguma coisa sobre nosso pensamento. Queremos dividir isso com você, então vem junto.

20 – Sonhos tem significado?

Esse é um assunto delicado, onde muita gente pesquisa na internet sobre significado dos sonhos e até tem livro dos sonhos. Mas cientistas dizem que os sonhos não passam de uma linguagem simbólica da nossa mente.

Eles dizem que aquilo que você sonha seria improvável que signifique realmente algo. Pois sonhos são imagens que você guarda na sua cabeça.

19 – Todos sonham

Todo mundo sonha, a não ser pessoas com problemas psicológicos. Homens e mulheres possuem sonhos vívidos e físicos. Homens tender a acordar com ereção, já mulheres têm o fluxo sanguíneo aumentado.

18 – Nem todo mundo sonha colorido

Até 1950 diziam que os sonhos eram preto e branco, baseado em estudos de 1915. Contudo, as coisas começaram a mudar na década de 60. Hoje em dia apenas 4% das pessoas com menos de 25 anos sonham em preto e branco. Eles dizem que essa mudança está ligada a evolução dos filmes, que passaram a ser coloridos.

17 – Homens e mulheres sonham diferente

Existem duas pesquisas feitas sobre o tema:

Uma diz que os sonhos masculinos tendem a ter personagens com 70% de homens, enquanto que as mulheres têm mais conhos com as próprias mulheres.

Mas a pesquisa que predomina mesmo é a segunda, homens realmente têm mais sonhos eróticos e as mulheres mais pesadelos. Um estudo revelou que os pesadelos femininos são divididos em 3 categorias:

  1. Temorosos – Ser perseguida ou ameaçada;
  2. Sonhos que envolvem perda de ente querido;
  3. E os confusos – onde é tudo muito bagunça e assustador por este motivo.

Essas pesquisas envolvendo os pesadelos ainda revelaram que esse tipo de sonho é muito mais carregado de sentimento do que os dos homens.

16 – Animais também sonham

Vários estudos foram feitos e comprovaram centenas de milhares de vezes que todos os animais sonham como os humanos. Por exemplo, o sonho de um cachorro ou gato, dependendo do sonho, irá refletir com reflexos mexendo as patas ou rabo.

15 – Só vemos rostos conhecidos

Se você acha que já sonhou com algum estranho, então está enganado. A ciência diz que os sonhos só mostram rostos que conhecemos. São pessoas familiares, reais que um dia já vimos.

A probabilidade de você ter sonhado com aquele ator no filme que viu a anos atrás é plausível, por isso a sensação de que sonhar com estranhos. Guardamos muitos rostos ao longo dos anos.

14 – Os cegos também sonham

As pessoas que ficaram cegar depois de ter nascido, sonham com imagens. Já os nascidos cegos sonham com os seus sentidos: tato, olfato, paladar e as emoções. O corpo necessita tanto dos sonhos, que ele simplesmente da o seu jeito de sonhar.

13 – Atividade cerebral

Se você acha que seu cérebro descansa quando dorme ou sonha, estão muito enganados (as). Essa é a hora em que nossa mente (cérebro) se diverte, pregando peças na gente e, também, um dos momentos em que ele mais trabalha.

O nosso cérebro é intenso e não para por um segundo sequer. Devido esse excesso de atividade e “loucura” da nossa cabeça, é que temos alguns sonhos bem malucos.

12 – Sonhos indicam a resolução de problemas

O motivo de sonharmos ainda gera muita discussão, mas uma vertente diz que ele serve para nos ajudar no pensamento crítico. Uma psicóloga descobriu que boas horas de sono onde sonhamos bastante pode nos ajudar a resolver alguns problemas pendentes. Ainda dizem que esse tipo de pensamento nos obriga “ver o horizonte”, ir além.

11 – Podemos controlar o sonho

De acordo com psicólogos da Grant MacEwan University, para tentar controlar os sonhos basta passar algumas horas jogando vídeo game. Isso porque, segundo eles, os games, assim como os sonhos, possuem realidades alternativas similares. Quando você está jogando e toma o controle da situação, também aprende como controlar os sonhos.

10 – Cenário comum

Muitas pesquisas indicam que sonhar com um único lugar é muito comum. Por exemplo: sonhar com a própria casa ou o trabalho é normal, pois são lugares onde você passa mais tempo. Não significa algo, necessariamente.

9 – Passamos muito tempo sonhando

Quando chegamos à meia-idade, significa que já passamos mais de seis anos só sonhando, ou seja 2.100 dias. Uma pessoa passa um terço da vida inteira só sonhando. Sonhamos em média duas horas por noite, tendo mais ou menos, 4 sonhos nesse período. E parece que sonhamos a noite toda, não?

8 – Esquecemos facilmente

Quando acabamos de acordar é o momento que o sonhos está mais “fresco” na memória. Para ser mais exato, são os primeiro 5 minutos após acordar em que nos recordamos bem do que sonhamos. Passado esse tempo, nos esquecemos de 90%.

7 – Sonhos infantis

As crianças não conseguem sonham com elas mesmas. Isso ocorre até os 3 ou 4 anos de idade. Acontece que ela não tem uma imagem própria formada na sua mente, ainda.

6 – Ronco atrapalha

Quando digo que aquele seu amigo ou companheiro que parece um trator, atrapalha o sono com o ronco, não estou dizendo apenas o seu sono, mas o dele também. Isso porque pessoas que roncam não sonham enquanto produzem o ronco. Ainda não se sabe a causa exata, mas a possibilidade é que o cérebro não consegue relaxar totalmente.

5 – Diminui o stress

Segundo estudos da Universidade Berkeley, revelaram que além de algumas boas horas de sono bem dormidas, sonhar algo bom nos ajuda a ter um dia agradável. Os sonhos bons ajudam a diminuir os níveis de stress no corpo, causando a sensação de que podemos lidar com qualquer situação.

4 – Paralisia do sono

Existem glândulas que liberam um hormônio que o ajuda a induzir no sono. Os neurônios então, enviam sinais à coluna vertebral causando um relaxamento no corpo. Isso é necessário para que você não saia por aí repetindo o que está fazendo no sonho.

3 – Quem fuma não sonha muito legal

Um artigo da revista Journal of Abnormal Psychology, quase 300 ex-fumantes foram analisados, 35% disseram ter tido sonhos sobre o fumo. Eles diziam que, no sonho, sentiam emoções como culpa e pânico. Isso os influenciou a pararem de fumar, mais de 97% dos casos ocorre dessa maneira.

2 – Origem

A palavra deriva do latim “somnium“, que significa “ilusão“. No inglês, “dream” vem da palavra “dreme“, o que significa “joy” (alegria) e “music” (música).

1 – Vivemos diversas emoções

Nos sonhos tudo pode acontecer, afinal, quem nunca sonhou com cada coisa bizarra. Mas uma coisa é bem comum quando se está sonhando: provar das mais diversas emoções, mas principalmente das emoções: medo, ansiedade, angustia e raiva.

Um pesquisador chamado Calvin Hall conseguiu reunir mais de 50 mil histórias sobre sonhos alheios e ter um padrão sobre eles. E o que ele descobriu foi que as pessoas sonham coisas das mais aleatórias possíveis. Mas o que chamou sua atenção foi o sentimento neles. Ansiedade e medo são os predominantes.

Qual foi o seu sonho mais bizarro?

E sabe quais são as fases do sono e onde os sonhos acontecem? Não? Então dê uma olhada AQUI e saiba tudo.