Elemento essencial para a nossa sobrevivência, o enxofre é encontrado em vários lugares. Mas é muito mais comum o elemento ser localizado nas camadas mais profundas das terras, por isso, em vulcões a incidência é maior. Ele é um elemento não-metálico, da família dos calcogênitos, na tabela periódica seu símbolo é o S.
Na forma sólida ele possui a cor amarela. Encontrada na natureza em sulfatos ou fulteto, ele é o terceiro elemento com maior presença no nosso corpo. A propósito, todo ser vivo possui enxofre no corpo. Vegetais como a cebola e o alho possuem ele. Até na mostarda e ovos podemos encontrá-lo.
Funções

No nosso corpo o enxofre possui diversas funções, uma delas é a composição de nutrientes da vitamina B1 e aminoácidos cisteína e metionina, cruciais para a formação das fibras musculares. No cérebro ele é responsável pela melhor oxigenação do órgão.
Além do cérebro, o enxofre ajuda o fígado na eliminação das toxinas, controlando a bile. Neste caso ele age para que não haja bile em excesso. Outro ponto importantíssimo é a oxigenação dos nossos tecidos e órgãos. E se parece pouco para você saiba que o enxofre ainda colabora na produção de queratina.
Sem falar que ele ajuda e muito no bom funcionamento das células, servindo de transporte para os nutrientes que ingerimos. Para mais, o elemento combate a coagulação do nosso sangue, fazendo o controle da corrente sanguínea. Um bom nível de enxofre no corpo faz com que nosso organismo tenha uma boa cicatrização e recuperação.
Pois bem, já vimos que esse tal de enxofre não é pouca coisa e dele muito pode ser feito. Além de muitos benefícios para a o nosso corpo ele ainda possui outra características importantíssimas para nossa saúde. Sem falar de algumas coisas que são feitas com o elemento aqui.
7 – Gasolina

Sim, caro leitor, a gasolina que você coloca no seu carro, moto, cortador de grama ou qualquer outro motor vai enxofre. Porém a gasolina recebeu uma redução considerável do elemento nos últimos anos.
O enxofre contido no combustível é altamente poluente, sendo que as empresas passaram a estudar um modo de reduzir esse índice. Conseguiram. Os postos agora estão vendendo a gasolina com bem menos enxofre 10 aos atrás. Veja o comparativo:
- 2009 – 500 mg/kg
- 2013 – 200 mg/kg
- 2014 – 50 mg/kg
6 – Pólvora

A pólvora, criada pelos chineses, também leva o enxofre. No caso específico, somente a pólvora negra contém o enxofre. Na China Antina a pólvora era usada em alquimias e magias, já no século X ela começou a ser usada nas guerras como nos canhões e misseis.
Logo os chineses estavam a utilizando nos famosos fogos de artificio, invenção deles também.
- Enxofre;
- Carvão Vegetal;
- Nitrato de potássio.
5 – Borracha

Nosso querido elemento é usado na vulcanização da borracha. Como e o que é isso, nos já explicamos.
A vulcanização da borracha nada mais é que o processo de endurecimento da mesma. Deixando-a perfeita para o uso industrial. É a adição de enxofre sob o aquecimento da matéria, contendo vários catalisadores para acelerar o processo.
- Borrachas comuns: 2% a 10% de teor de enxofre;
- Borrachas usadas em pneus: 1,5% a 5% de teor de enxofre;
- Borrachas empregadas em revestimentos protetores de máquinas e aparelhos de indústrias químicas: cerca de 30% de teor de enxofre.
Charles Goodyear descobriu esse processo revolucionário. Se não fosse ele, hoje não teríamos pneus, borrachas de nenhum tipo e nem as bolas de futebol como conhecemos.
4 – Branquear papel

Sulfitos, esse é o nome dado aos sais ácidos responsáveis por dar a cor branca ao papel. Quando os papeis vão ser feitos, eles não são branquinhos, na verdade são bem amarelos, uma cor mais clara que as árvores. Para deixarmos os papéis brancos como conhecemos hoje, eles são submetidos a um processo de branqueamento.
3 – Laxante

Como vimos mais acima, nosso corpo meio que depende do enxofre para funcionar. Mas quando o elemento aparece em excesso em alguma região do nosso organismo, algo não dará certo. Descobriram isso e desenvolveram o laxante, poderosa pilula capaz de… bom, vocês sabem.
Neste caso é devido a grande quantidade de sulfato de magnésio (sal Epsom) que ocorre o efeito dos laxantes.
2 – Alivias a dores e articulações

Além de muita coisa poder ser feita, existem mais benefícios à saúde ainda. Como por exemplo: o enxofre age como anti-inflamatório no nosso corpo, de modo que ele diminui a incidência de alergias e problemas respiratórios,
Ainda por cima diminui as dores e dores em articulações que são ocasionados por movimentos errados do dia.
1 – Acnes

E se você, assim como eu e mais de 90% da população mundia, odeia cravos e espinhas, também vai gostar de saber que o enxofre ajuda a combater esses danadinhos. Esses tipos de dermatites podem ser evitadas com os sabonetes e alguns alimentos ricos em enxofre.
Outra coisa bem bacana é que ele diminui aquelas dores crônicas que temos, sabe? Dores de cabeça que nunca passam, joelho e muito mais.
Ricos em enxofre

- Carnes e peixes;
- Leites e e derivados;
- Ovos;
- Alho e cebola;
- Couve, brócolis e repolho;
- Castanha e amêndoas
- Feijão;
- Frutas.
Mas fique atento pois a ingerir muitos alimentos ou a produção de muito enxofre pode causar náuseas, diarreia, dor de cabeça e fadiga em excesso.