Como os papagaios aprendem a falar?

Com certeza você já deve ter visto os papagaios ou algum vídeo em que eles apareçam. São aves capazes de imitar a voz humana de forma espontânea e clara. Alguns imitam muito bem, inclusive.
Mas nunca passou pela cabeça como esse animal faz para nos imitar? Ah, e ele faz isso com vários bichos, não só o humano.

É curioso que ele o faça tão bem, pois a ave não possui cordas vocais. Os papagaios possuem uma anatomia que permite reproduzir sons que ouve. Curioso, não?
No reino animal, somente o humano e algumas espécies de pássaros podem imitar outros animais. Isso é o que chamam de evolução de convergência.

Que é quando duas espécies distintas evoluem estruturas com comportamentos semelhantes. É o nosso caso com o dos papagaios, eles evoluíram 29 milhões de anos atrás. A mesma data em que, segundo cientistas, o ancestral humano começou a evoluir dos primatas.

Enfim, vamos ao que interessa! Mostraremos e explicaremos como esse curioso animal funciona e como faz para copiar nossos sons. Bora dar uma olhada que é bem interessante.

Como ele é capaz?

Antes de tudo, é preciso saber que nem todos os papagaios conseguem falar. Porém as espécies que mais falam são o papagaio-cinzento, amazona oratrix, o papagaio timneh, ecletus e o papagaio-nuca-amarela. Todas essas espécies podem aprender com mais facilidade a língua humana ou qualquer outra.

Os papagaios, assim como os humanos, pertencem a um grupo que precisa desenvolver uma linguagem verbal. Da mesma forma que nós, eles precisam de estímulos desde filhotes para aprenderem a se comunicar.

E os cientistas andaram pesquisando como ele consegue imitar com tanta facilidade, a ponto de falar. A explicação está no cérebro do bicho.

Alguns neurologistas norte-americanos foram fundo nas pesquisas para saber o que se passa na cabeça da ave. Acontece que um grupo de neurônios no cérebro do pássaro, que fica no núcleo cerebral é responsável por esta falação.

Apesar de os cientistas não conseguirem decifrar o núcleo totalmente, as possibilidades dele são muitas. Só com um estudo foi possível ver que ele ajuda muito o papagaio a imitar sons. Depois que descobrirem mais sobre a parte do cérebro do bicho, os cientistas acreditam que ele seja capaz de muito mais.

Erich Jarvis, pesquisador da Universidade Duke, disse que observou que o gene estava ligados em diferentes níveis em duas regiões. Ele diz que essas diferenças são fruto da evolução dos papagaios. Eles vêm evoluindo ao longo de 29 milhões de anos.

Outro ponto é que no cérebro dele há “conchas“, que são áreas ao redor do núcleo. Essa “concha” ajuda o papagaio a memorizar um som específico. Foi uma descoberta e tanto, já que até então os pesquisadores achavam que as conchas não tinham nada a ver.

Elas ainda são responsáveis, também, pelo equilíbrio e coordenação motora do pássaro. É como se fosse o cerebelo, no humano.

Curiosidades

  • Outro ponto interessante que os estudiosos descobriram, é que apenas humanos e papagaios dançam conforme a batida de uma música. E ainda mais, são os únicos que dançam espontaneamente.
  • Papagaios podem viver mais que seres humanos, podendo chegar até 100 anos;
  • Para saber se é macho ou fêmea, somente um exame de laboratório pode dizer;
  • A maioria dos papagaios são canhotos;
  • Papagaios são monogâmicos, ficando com um único parceiro a vida toda.

Pensou que os bichinhos eram bobos? Que nada, são muito é inteligentes!