Conheça a barata-d’agua, um monstrinho para lá de assustador

Você já ouviu falar sobre a barata-d’água? A história deste monstrinho asiático tem circulado na internet já há algum tempo. Dizem por aí que ele carrega consigo um vírus ou, em algumas notícias, um fungo mortal, por isso é capaz de causar mortes por um simples toque.

Como você pode imaginar, informações como essas acabam se dispersando rapidamente e deixando muita gente curiosa para saber até onde tudo isso é verdade.

O que você acha? Será mesmo que este bichinho é tão poderoso? O que acontecerá conosco se eles se espalharem por aí?

Não se preocupe, você está prestes a saber tudo sobre a barata-d’água, vamos desvendar quais são os mitos e verdades espalhados a seu respeito.

O que é a barata-d’água?

barata-d'água

Diferente do que se pensa ao ver o seu nome popular, não se trata de uma barata. Esses animais são espécies de percevejos, e se aproximam mais de cigarras e barbeiros do que das Cosmopolitas baratas. São da família Belostomatidae e pertencem a um gênero de insetos aquáticos.

Como você pode ver na imagem, não é a toa que usamos a palavra monstrinho, a barata-d’água é um tanto quanto diferente daqueles bichinhos que estamos acostumados a ver por aí. Este inseto pode chegar a medir até 15 cm.

Sabe o que isso quer dizer?

Se colocá-lo em sua mão, é bem provável que ocupe toda a palma.

Imagina só se este for mesmo um animal mortal como estão dizendoí? Não é como se pudéssemos pegar o chinelo e simplesmente matá-lo.

Para completar, possuem algumas características que facilitam a camuflagem, para que possam escapar de seus predadores. São acastanhados e possuem porções cinzas nas asas, o que é muito útil para quando desejam se esconder.

Alimentação

barata-d'água

Assim como os demais insetos, a barata-d’água possui uma modificação em sua peça bucal que corresponde a um recurso que a propícia se sair bem diante da competição por alimentos. Este tipo de alternativa é comumente usada por animais como esses.

Essa espécie se trata de seres aquáticos, portanto é da água que o nosso monstrinho tira o seus alimentos. Geralmente obtém nutrição através de pequenos peixes, girinos, caramujos, salamandras e tudo que tiver a seu alcance.

Possuem também uma ótima desenvoltura na hora de capturar presas. Enquanto suas patas traseiras são adaptadas para natação, as dianteiras são desenvolvidas para caça. As vítimas são facilmente agarradas e presas pelas pelas suas garras em formato de gancho.

Com isso a barata-d’água consegue injetar através de sua boca sugadora uma poderosa saliva digestiva que atua na dissolução do organismo da presa.

Reprodução

barata-d'água

Sua reprodução é bem curiosa. Durante a primavera elas costumam sair da água para se acasalarem. Para atrair a fêmea o macho faz uma série de movimentos na superfície da água, o que a agita e chama atenção da companheira.

Os ovos são postos geralmente em plantas aquáticas ou em matéria vegetal já em decomposição. Existem também alguns casos onde as fêmeas os depositam nas costas do macho, obrigando-os a carregá-los até que eclodem. Aparentemente isso é feito para evitar que o futuro papai coma os filhotes.

O que é mito e o que é verdade?

barata-d'água

Todos os dias recebemos milhares de informações através da internet. Já a algum tempo as fake news se popularizaram. Atualmente elas possuem uma indústria própria e contaminam todos os setores de informações. Por este motivo, é necessário ficar sempre atento e averiguar tudo o que se lê antes de continuar espalhando por aí.

As informações a respeito da barata-d’água tomaram conta das redes sociais de uns tempos para cá. Hoje em dia muita gente acredita piamente no perigo representado por esses animais. O que não é uma grande surpresa, afinal, supostamente se trata de um inseto que mata pelo contato.

As mensagens que se espalharam pelo WhatsApp diziam que não devemos nem mesmo usar as mãos ou os pés para matá-las, apenas um toque pode ser suficiente para sermos envenenados.

barata-d'água

Tudo isso é na verdade um grande mito. A barata-d’água é um monstrinho assustados sim, mas não é um perigoso assassino. Longe disso, é praticamente inofensiva para nós, humanos.

Praticamente?

O único dano que ela pode nos causar é dor. Sua picada é muito dolorida e pode provocar sensação de paralisia. Mas isso nunca matou ninguém.

Portanto, se encontrar com uma delas por aí, não é necessário se desesperar, apesar de seu tamanho exagerado, ela não te provocará nenhum mal a não ser uma picadinha bem doída. Nada que você não vá suportar.

Fique sempre muito atento para o que lê, ou mesmo para que recebe, até mesmo nossos conhecidos às vezes divulgam fake news. Cuidado nunca é demais, mas se pudermos, devemos evitar criar situações alarmantes a toa, já temos muito com o que nos preocupar.