Conheça a história do primeiro homem a pisar na lua

A maior missão da história foi dada a três astronautas: pisar na Lua.
Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins foram os astronautas que participaram da missão Apollo 11, da NASA rumo a lua. Eles foram os primeiros a pisar em solo lunar.

Hoje ainda existem muitas controvérsias sobre o assunto, gerando muitas polêmicas e brigas. Há os mais descrentes, que dizem tudo não passou de armação da NASA para ganhar a corrida espacial contra a União Soviética. Enfim, para contarmos melhor essa história, vamos dar os detalhes da missão e como tudo aconteceu. Bora lá!

Corrida espacial

Entre 1957 e 1975 as duas superpotências mundiais estavam na Guerra Fria, quando o foco acabou voltando para quem seria o primeiro a explorar o espaço, com tecnologias avançadas.

Estados Unidos e a União Soviética disputavam a todo tempo para ver quem seria o mais bem preparado para as explorações espaciais.

A corrida começou mesmo depois do lançamento do satélite soviético Sputnik 1. Daí em diante os investimentos em tecnologia das duas potências aumentaram drasticamente. Mas com isso o gasto com educação também.

A lua sempre foi objeto de estudos por nós, desde séculos atrás o homem já flertava com viagens à lua. Mas foi em 1969 que o sonho virou realidade.

Depois do discurso do então presidente americano, John F. Kennedy, disse que eles iriam à Lua, antes que a década terminasse. O discurso foi feito em 1961, na Universisade Rice.

Ele disse com essas palavras:

We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard

Tradução: “Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis”

Devido à isso, a URSS até enviou uma nave, dias antes de Apollo 11 ser lançado. O nome era Luna 15, porém, ela se perdeu no trajeto, sendo desconhecido seu fim até hoje.

Gigante salto para a humanidade

Depois de muita treta entre Estados Unidos e URSS, finalmente alguém deu um passo à frente e resolveu botar pra quebrar.

E em 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 era concretizada. Dois astronautas norte-americanos pisaram na lua pela primeira e única vez na história. Neil Armstrong e Edwin Aldrin fora os primeiro a pisar no nosso satélite, ainda contavam com o tripulante Michael Collins, este quem pilotou sozinho o módulo na órbita da Lua.

Porém poucos sabem o nome de Edwin, já que Neil é bem mais famoso, por ele ter sido o primeiro a descer da cápsula e pisar na lua.

Neil era um piloto de testes de aviões da aeronáutica, já Edwin era piloto da força aérea americana. Os dois tinham 38 anos quando completaram a missão. Eles ficaram 2 horas e 10 minutos em solo lunar. O suficiente para hastearem uma bandeira norte-americana e dizer famosas palavras como “viemos em paz” ou “um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”.

Uma placa também foi colocada, nela os dizeres:

“Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Nós viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.

Mais de 850 jornalistas de 55 países diferentes acompanharam a transmissão. Quando Neil Armstrong marcou a lua com seu pé, às 23 horas e 56 minutos do dia 20, mais de 1 bilhão de pessoas estavam vendo a TV. No horário brasileiro era 5 horas e 17 minutos quando foi transmitido.

No tempo em que ficaram fora da cápsula, os dois astronautas fizeram diversos testes e recolheram amostras de rochas e poeira lunar. Foram mais de 20 kg de amostras e o que mais marcou, foi a bandeira americana que fincaram no lugar.

Tempos depois, a missão é exemplo para diversas pesquisas e ainda emociona quem participou.

Infeliz mente Neil Armstrong não pôde comemorar os 50 anos da missão; ele faleceu em 2012 aos 84 anos.

Controvérsias

Apesar de ter revolucionado a era tecnológica, Apollo 11 causa dúvidas em algumas pessoas.

Para alguns tudo foi gravado em estúdio, apenas para inflar o ego dos Estados Unidos. Mas as pessoas que desacreditam do evento não o fazem somente por “fazer“, elas apresentam provas que ficam difíceis ser refutadas.

Sombra e o sol

Eles alegam que as sombras dos objetos estão em quase 4 direções diferentes ao mesmo tempo. Como num jogo de futebol.

Ficaria dificil acreditar na missão, já que a única fonte de luz na lua é o sol. Com isso os objetos deveriam ter uma sombra, em uma direção.

Um fotógrafo britânico diz que a qualidade alcançada nas fotografias, somando a iluminação, só poderiam ter sido tiradas em um estúdio na terra.

Pegadas

As pegadas fotografadas também são temas de discussão. Como seria possível deixar pegadas em um local sem ar e sem umidade?

Sem estes elementos a pegada do astronauta se desmancharia assim que ele tirasse o pé do solo.

Por que não voltaram mais?

Esta é outra dúvida que não quer calar. Porém, apesar do silencio da NASA, eles dizem que não há razões para voltarem.

Em contrapartida, os russos afirmam que até 2031 enviarão outra nave no satélite. Já a China é mais ambiciosa, ela diz que até 2020 eles pousarão na lua.

Enfim, apesar de termos muitas dúvidas sobre a veracidade da missão, os países hoje correm para obterem tecnologia, numa nova corrida espacial. Investimentos na área de educação e tecnologia são muitos e logo menos saberemos a verdade, com uma nova missão à lua.

No ano de 2018 foi lançado um filme que conta a trajetória e todo o planejamento para a viagem à lua. Chama-se “O Primeiro Homem”.

E você, o que acha disso tudo?