Vivemos em um mundo tão barulhento, que qualquer promessa de um ambiente mais silencioso é atrativa. Estar em meio a natureza longe dos ruídos da cidade, ou mesmo recluso em um mosteiro pode ser o que muita gente anda precisando.
Mas o lugar mais silencioso do mundo não é exatamente o que imaginamos assim logo de cara. Não estamos falando de uma ilha deserta, nem de um local preparado para meditação.
Você irá se surpreender ao descobrir onde ele fica e principalmente quais são as consequências de permanecer mais do que uns poucos minutos recluso ali.
O Lugar mais Silencioso do Planeta
Você faz ideia de onde ele fica? Algumas dicas já foram dadas, ele não está longe de tudo e de todos, muito pelo contrário.
O lugar mais silencioso do mundo está localizado em Minneapolis, nos Estados Unidos. O recorde divulgado pelo Guinness Book pertence a uma sala de testes chamada “Anechoic Chamber”, em português, “Câmara sem Eco”.
Não tenha dúvidas, o seu nome a descreve super bem.
Você esperava que pudesse existir um local tão silencioso assim em uma cidade dos Estados Unidos? Pois é, foi necessário todo um trabalho especial para que isso fosse, possível. Tais feitos você também conhecerá em breve.
Anechoic Chamber, A Câmara sem Eco
Para que o isolamento sonoro chegasse a 99,99% do som, foram necessários vários artifícios. A sala é usada para testes de diversos produtos, dentre eles motores de motocicletas que realizam pesquisas em busca de conter os ruídos sem que se perca o ronco característicos desses automóveis.
Você deve estar curioso para saber exatamente qual foi a tecnologia utilizada para a realização de um tratamento acústico tão eficaz. Realmente essas são informações bastante chocantes. Afinal, por mais que já tenhamos recursos para tal procedimento, nunca chegamos a conter uma porcentagem tão grande das ondas sonoras.
O laboratório possui um tratamento muito bem pensado, juntando técnicas e materiais bem diversificados. O objetivo é que sua eficácia somada gere o resultado desejado.
São quatro paredes duplas de aço, 30 cm de concreto e, o mais chocante, 3,3 metros de espessura de vidro acústico.
Dessa forma, o local se torna tão silencioso, que se você segurar a respiração por alguns momentos, torna-se capaz de ouvir seus batimentos cardíacos e o seu fluxo sanguíneo.
Consegue imaginar isso? Incrível não é mesmo?
A verdade é que estamos tão acostumados com barulhos que nem é necessário um lugar tão silencioso assim para provocar estranhamentos. O silêncio profundo pode ser bom até certo ponto. Mas através das pesquisas realizadas na “Câmara sem Eco” foram comprovados vários danos que um ambiente como esse pode provocar ao ser humano.
Vamos falar sobre isso?
Os Riscos da Sala Silenciosa
Qual é o lugar mais silencioso que você conhece? Como se sentiu nele? Relaxado? Não pense que algo pode se comparar a sensação de vazio que descrevemos aqui. Estamos falando de um silêncio absurdamente profundo. A ausência de som é tão grande que passa de relaxante a atormentadora em pouquíssimos minutos.
Há quem não aguenta mais que alguns segundos. Os sons do funcionamento do próprio organismo passam a ser agonizantes. Depois de alguns minutos é comum que ocorram até mesmo alucinações e tonturas.
O desenvolvimento motor é comprometido. A verdade é que não fazemos ideia do quão importante os ruídos são para nossa orientação. Sem eles você perde a percepção e o equilíbrio corporal é comprometido.
Se você entrar acompanhado, mesmo que a pessoa esteja do outro lado da sala é possível que se ouça a movimentação de seus ossos e os ruídos emitidos por sua atividade estomacal.
Você consegue imaginar isso?
Acredite, é bem provável que quem não a visitou jamais consiga compreender bem a sensação, mesmo diante da melhor descrição possível.
A situação é tão crítica que existe até um tipo de tortura que usa o silêncio como fonte de terror, a Tortura Wranca.
Calma, como sabemos não é com este propósito que esta sala foi desenvolvida. Mas que os Estados Unidos já realizou este tipo de procedimento, isso sim.
Enfim, o lugar mais silencioso do planeta é um laboratório de pesquisas localizado em meio urbano em um dos países mais globalizados do planeta. A contenção sonora beira 100 e, não tenha dúvidas, o silêncio é maior do que você pode imaginar.
Apesar de vivermos incomodados com a poluição sonora ao nosso redor, com o ventilador, com o ar condicionado, com o som do vizinho, com os carros que passam pela rua e com os cachorros latindo, os sons são de extrema importância para nossa paz de espírito. Portanto, não se esqueça disso quando for denunciar o morador ao lado.