Você já ouviu falar sobre a “droga zumbi”? Esta substância popular nos Estados os Unidos desde 2011 tem preocupado a comunidade científica mundial. Seus efeitos relaxantes e alucinógenos deixam as pessoas com características zumbis, por isso o seu nome bizarro.
Mas, os seus efeitos mais preocupantes não são bem esses. Aos longo dos últimos anos surgiram inúmeros casos de indivíduos que relataram sentir desejo de comer carne humana após terem ingerido a droga.
Você consegue imaginar isso? Pois é, é uma droga que estimula o canibalismo. Diante de um quadro tão espantoso como este, desde que tudo isso começou muito se tem falado sobre os efeitos e as consequências do uso da “droga zumbi”.
Como a “droga zumbi” é feita
Basta termos uma ideia do potencial deste fármaco sobre o nosso corpo para nos espantarmos com seus efeitos. Porém, antes de falarmos sobre o que exatamente esta droga é capaz de fazer em nosso corpo, vamos entender melhor do que ela é composta e quais são os componentes responsáveis pelas consequências advindas da famosa “droga zumbi”.
Este tipo de fármaco na verdade nunca foi testado em humanos. Por causa disso ele é banido em 28 das 51 federações dos Estados Unidos.
O medicamento é vendido como sal de banho, um produto cada vez mais utilizado pelos norte americanos.
Dentre os componentes estão agrupados diversas substâncias psicoativas, como mefedrona e a metilona. Essas drogas foram desenvolvidas com o fim de simular os efeitos de outras como por exemplo o LSD e o ecstasy. Porém, elas são na verdade muito mais potentes do que essas.
Você consegue imaginar isso?
Como eram vendidas legalmente em postos de gasolina ou mesmo pela internet, muitas pessoas passaram a usá-la como uma forma alternativa e legal de para estimular o próprio sistema nervoso. Os usuários eram bem diversificados, desde mendigos a executivos, a “droga zumbi” virou a queridinha de boa parte da população que se incluía entre os 18 e os 75 anos de idade.
Os efeitos absurdos da “droga zumbi” no corpo humano
Os principais efeitos dessa droga no corpo humano são causados pela metilona. Este é um componente com forte potencial psicogênico podendo desencadear quadros bastante perigosos. A substância é tão forte que alguns sintomas podem surgir através de um simples manuseio.
Estamos falando de um estimulante do sistema nervoso central, portanto, boa parte dos efeitos provocados são comuns a esse grupo de substâncias. Dentre os sintomas tem-se:
- Agitação
- Insônia
- Irritação
- Enjoo
- Delírios
- Alucinações
- Pensamentos acelerados
- Apoplexias
- Ataque de Pânico
Na verdade, apesar do estado de hiperatividade, nenhum tipo de comportamento agressivo deveria ser provocado de forma direta, a não ser que o indivíduo já manifestasse essas tendências naturalmente.
Isso se dá porque apesar de ativar diversas áreas cerebrais, a “droga zumbi” não faz isso de forma discriminada, ou seja, ela não é capaz de incitar um comportamento específico.
A funcionalidade da metilona no organismo humano é bem similar ao ecstasy. Porém, por ser mais concentrada, desencadeia reações potencialmente mais fortes.
O americano canibal
O efeito mais preocupante da droga é o sua capacidade de incitar o canibalismo. Após ser comercializada livremente por algum tempo, um caso absolutamente bizarro foi noticiado nos Estados Unidos.
No ano de 2012 em Miami, Rudy Eugene de 31 foi morto pela polícia local enquanto os oficiais tentavam conter o jovem que atacava um idoso, Ronald Poppo de 65 anos. Quando a polícia chegou ao local Ronald já não tinha mais orelhas, globos oculares, nariz e ainda lhe faltava uma parte do corpo.
Rudy Eugene estava sobre efeito da “droga zumbi” e manifestava um desejo canibal aflorado. Ele havia despido e espancado a vítima e após isso começou a devorar o seu rosto. Os oficiais não conseguiram o conter sem tirar a sua vida.
Desde então surgiu uma forte preocupação a respeito do fármaco. Não apenas este, porém também outros inúmeros casos foram surgindo ao longo dos anos.
“Droga zumbi” chega ao Brasil
Se você pensou que o problema ficaria restrito aos Estados Unidos estava enganado. Não demorou para a droga se espelhar, chegando inclusive ao Brasil.
A chegada de metilona no país cresceu exponencialmente durante o ano de 2013, o que deixou as autoridades em estado de constante alerta. Os primeiros estados a receberem a substância foram o estado de São Paulo e o Rio Grande do Norte.
A “droga zumbi” é proibida no país, assim como as demais drogas potencialmente estimulantes do sistema nervoso central.
Ainda assim um vídeo acabou se espalhando pelo Youtube. As imagens mostravam um homem sob efeito da droga. O indivíduo se remexia no chão enquanto emitia grunhidos estranhos. Além disso, ele se encontrava todo sujo de sangue, o que deixava tudo ainda mais assustador.
Ainda não se sabe dizer exatamente a extensão da propagação desta substância pelo país. Nem mesmo se obteve uma explicação concreta a respeito de como ela poderia estimular o canibalismo humano. Mas nada disso diminui o seu caráter perigoso e assustador.