7 invenções inspiradas em filmes de ficção

Você se lembra de alguma das invenções de filmes que pareciam distantes mas já se tornaram reais? Pois é, a ficção desenvolveu muitas ideias absurdas para o seu tempo que atualmente já parecem tecnologia ultrapassada para nós.

Não é incomum vermos no cinema coisas incríveis e ficarmos espantados com a imaginação dos indivíduos que estão por trás da obra. Tempos depois muitas dessas invenções acabam tornando-se realidade.

Que tal conhecer 7 coisas inspiradas em filmes que agora já existem?

Com certeza você se lembrará de algumas dessas histórias e se divertiu relembrando o que sentiu quando as viu pela primeira vez.

1 – A sonda espacial inteligente de Prometheus

Você já assistiu ao filme Prometheus? Esta ficção científica conta a história de um grupo de pesquisadores que viajam pelo espaço na busca de compreender melhor a origem da raça humana. A viagem é cheia de aventuras e desafios, eles acabam por encontrar seres surpreendentes e assustadores.

O motivo pelo qual este filme está nesta lista de invenções é a sonda espacial apresentada em algumas cenas. A tecnologia utilizado por eles já era bem mais avançada do que aquela que tínhamos até então, no ano de 2012. A sonda de Prometheus flutuava sozinha e era capaz de construir mapas em 3D do território estudado.

Adivinha só! Isso é algo bem próximo ao que o Google Street View realiza atualmente.

2 – O relógio-rádio de Dick Tracy

Você não vai acreditar, mas Dick Tracy é um detetive criado durante a década de 40. Há mais de 70 anos atrás o autor desta história fez a previsão de um tecnologia hoje em dia já bastante conhecida. Na época Tracy utilizava um relógio de pulso para se comunicar.

É bem provável que você conheça bem esses eletrônicos. Naquela época, onde nem os celulares existiam ainda, este tipo de recurso parecia um completo absurdo. Porém, atualmente esta é uma tecnologia comum a várias marcas.

Já não existe estranhamento em ver alguém conversando com o próprio pulso, ouvindo música ou mesmo mandando mensagens textuais através de seu relógio.

3 – O carro sem motorista de O Vingador do Futuro

Você pode dizer que a história de Dick Tracy é muito antiga, por isso suas invenções já não são mais tão inovadoras. Mas que tal mais um filme lançado em 2012? Apenas alguns anos atrás a ficção trouxe uma proposta bizarra ao mundo, um carro que não precisava ser dirigido.

Apesar de não vermos tal tecnologia por aí o tempo todo, acredite, esses automóveis estão em pleno desenvolvimento. Não demora aparecerão pelas ruas.

Você tem alguma dúvida de que se tornarão populares? O mundo fica cada vez mais prático, cabe a nós aproveitar disso.

4 – A tela de vidro flexível de Planeta Vermelho

“Planeta Vermelho” é um filme lançado no ano 2000 que conta a história da tentativa de astronautas americanos de colonizar Marte em busca da manutenção da espécie humana. A obra apresentou invenções que, assim como as demais desta lista, pareciam bem distantes.

Vai dizer que há 10 anos você imaginaria que seria possível inventarmos vidros dobráveis?  

Pois é, atualmente temos um disputa gigante pelas marcas de smartphones que competem por quem lançará o melhor smartphone dobrável do ano. Até mesmo televisores flexíveis já foram desenvolvidos. As coisas mudam em um piscar de olhos.

5 – A tecnologia holográfica de Tony Stark

Os filmes do Homem de Ferro são puro sucesso, a armadura é só mais uma das invenções geniais de Tony Stark que despertam o interesse de todos. A tecnologia holográfica apresentada na ficção era um dos avanços que mais encantava o público.

Para surpresa de muitos, cerca de 10 anos após o lançamento do filme, este recurso já se tornou uma realidade. O desenvolvimento foi realizado passo a passo, mas atualmente telas holográficas já são implantadas em casas, empresas e até aviões.

6 – O exoesqueleto do Homem de Ferro

Tudo bem, você pode argumentar que nunca viu ninguém voando e nem atirando vestido em uma armadura por aí. Até o lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro, o exoesqueleto não era algo conhecido como vemos hoje em dia.

Ainda não chegamos a criar um super herói como é o caso aqui, mas muitas pessoas tiveram suas vidas transformadas pela nova tecnologia.

Inicialmente os exoesqueletos eram usados apenas pelo exército. Porém, atualmente a ferramenta tornou-se uma maneira de levar qualidade de vida a pessoas que apresentam graves problemas motores.

7 – O GPS de James Bond

Apesar de hoje em dia você conseguir chegar a qualquer lugar no país mesmo sem nunca ter o visitado antes e sem fazer ideia de onde exatamente está indo, o GPS ainda estava longe de ser real quando James Bond utilizou a tecnologia no início da década de 60.

O sistema de satélites que fez nascer a possibilidade, sim, a possibilidade, de que algo como aquilo existisse nasceu no ano seguinte ao lançamento da história.

Pois é, o GPS é mais uma das invenções que apareceu em filmes de ficção bem antes de se tornarem reais.