A tartaruga é um animal bastante curioso, uma de suas características que costuma chamar bastante atenção é o seu tempo de vida. Essa espécie pode viver mais de cem anos, sendo o único animal a sobreviver por mais anos que o homem.
Ainda assim, a gente acaba se surpreendendo com quão longe algumas dessas criaturas chegam. Jonathan é o nome dado a tartaruga mais velha do planeta, ele possui 186 anos de idade.
No que se trata de Jonathan, não é apenas sua idade que surpreende a todos. Mas algo de muito inusitado que lhe aconteceu. Uma situação talvez nunca antes relatada no que diz respeito ao mundo animal.
Você consegue imaginar do que estamos falando? Ficou curioso?
Fique tranquilo, você está prestes a descobrir o que de tão bizarro aconteceu com a tartaruga mais velha do mundo.
Conheça Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo
Conforme vimos, Jonathan atualmente possui 186 anos de idade. Apesar de viver tanto ser algo natural para sua espécie, nenhum indivíduo jamais chegou tão longe.
A tartaruga mais velha do mundo pertence a uma espécie rara proveniente do oceano Índico, a tartaruga-das-seychelles.
Desde seus 30 anos de idade, a tartaruga viveu sozinha na Ilha de Santa Helena, uma área pertencente ao território ultramarino britânico. Jonathan foi um presente dado ao Governador, que tem uma residência na região.
Durante 50 anos Jonathan esteve completamente só, até que começou a ficar incomodado com a solidão. Aos 80 anos de idade ele começou a se mostrar triste e irritado, batendo em árvores e invadindo o quintal do governador.
Mais de 33 governadores eleitos habitaram a região desde que Jonathan chegou ao local. Apesar da idade o réptil permaneceu firme e forte, sempre com muita saúde.
Com as mudanças em seu comportamento, seus cuidadores começaram a ficar preocupados. Até então nenhum tipo de problema similar tinha surgido desde sua chegada ao local, seus cuidadores começaram então a procurar por uma solução. Em breve você descobrirá de que forma este problema foi resolvido.
A expectativa de vida para a raça de Jonathan chega a 250 anos. Por causa disso, a esperança dos moradores é de que a presença da tartaruga se mantenha por muito tempo ainda. Para todos da região o animal é uma atração, sendo tratado com bastante carinho.
A promessa é que quando morrer, ele seja homenageado ao ter seu casco exposto permanentemente na Ilha Santa Helena.
Calma, se você está pensando que Jonathan se foi e que foi um fim trágico. Está enganado. Não foi isso que aconteceu de tão surpreende. O fato que envolve a tartaruga mais velha do mundo é algo que você jamais poderia imaginar.
Chega de mistério.
O que aconteceu com a tartaruga mais velha do mundo?
Vamos começar essa história do começo. Diante do quadro apresentado por Jonathan ao completar 80 anos, os seus cuidadores começaram a pensar em formas de acalmá-lo. Para isso, ficou definido de que seria necessário dar a ele uma companheira.
Durante o ano de 1991 Jonathan recebeu de presente Frederica. Não demorou nada para que eles se apaixonassem, logo Jonathan encontrou tudo o que precisava em sua mais nova parceira.
Foram décadas de um relacionamento muito especial. Segundo os cuidadores, rapidamente Jonathan voltou a ser aquele animalzinho tranquilo que eles conheciam antigamente. O casal acasalava religiosamente durante todas as manhãs de domingo.
Foram 26 anos de relacionamento e nenhum filhote foi gerado. Tal fato começou a intrigar os seus cuidadores. Como seria possível que eles namorassem há tanto tempo e ainda assim Frederica nunca houvesse engravidado?
E ai? O que será que aconteceu a tartaruga mais velha do mundo?
Após 26 anos juntos Frederica acabou surgindo machucada. Diante disso, ela foi levada até um laboratório para que fosse realizado um tratamento.
Foi então que uma descoberta surpreendente veio à tona. Frederica é na verdade um macho, vindo a ser denominada agora de Frederico.
Pois é, ao que tudo indica, Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, era, na verdade, homossexual. Não apenas era, como vivia um relacionamento homossexual há mais de duas décadas.
Para deixar tudo ainda mais bizarro, a Ilha Santa Helena não permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2016 mais uma lei foi proposta. Porém, novamente a modificação foi negada.
Jonathan e Frederica eram um casal fora da lei.
E ai? Você conseguiria imaginar que era este o grande acontecimento envolvendo a tartaruga mais velha do planeta? O mundo animal é realmente muito surpreendente. É bem provável que o caso de Jonathan não seja único, quem sabe não descobriremos mais casais como esse por aí nos próximos anos.