Pombo mais caro do mundo foi vendido por 1 milhão de euros

Imagina pagar 5,3 milhões de reais em um pombo. Pode parecer loucura, mas isso aconteceu mesmo e envolveu muito mais grana. O pombo correio, Armando, considerado o mais rápido de todos os tempos, foi leiloado e arrematado por um chinês milionário.

O valor é tão astronômico que nem o criador que vendeu o Armando acreditou no valor da venda quando viu. Para se ter uma ideia, o valor médio pago por um pombo correio é de R$2,5 mil reais. Mas calma lá, vamos entender como isso tudo se desenrolou e como o Armando foi parar na China.

O mais rápido do mundo

O Armando não é uma ave qualquer, ele é o pombo mais rápido do mundo. Das competições que participou, ele ganhou todas. Isso explica um pouco o sucesso do pássaro, não é mesmo? Ele foi vendido, batendo o recorde de pombo mais caro do mundo, superando o último, de 376 mil euros.

Armando vive no Pigeon Paradise, ou PIPA, como é chamado por lá.

Segundo Nikolaas Gyselbrecht:

“Este pombo tem um registro de raça que nunca foi igualado por nenhum outro pombo. Nos termos do futebol, você tem Messi e Ronaldo”

Nikolaas Gyselbrecht é fundador e presidente-executivo do PIPA. Ele ainda disse que “Armando é o melhor pombo belga que já existiu”. Ele é um macho flamengo, que faz parte da criação de Joël Verschoot. Joël é um dos mais famosos criadores de pombos de toda Europa.

Nem ele imaginava que o valor chegaria a tanto. O pombo correio Armando bateu o incrível valor de 1,25 milhões de euros, cerca de 5,3 milhões de reais. Algo inimaginável até então. Os criadores e o site PIPA estavam normais, esperando lances entre 400 e 600 mil, o que de fato estava ocorrendo. Até que nas duas últimas semanas dois chineses começaram a participar e protagonizaram uma disputa persistente pela ave.

O desfecho do leilão foi histórico para o ramo dos negócios com aves e pombos correios.

E além do próprio Armando, mais 7 descendentes do pombo foram vendidos juntos no leilão online:

  • 2 na China;
  • 2 na Bélgica;
  • 1 na Turquia;
  • 1 na Alemanha;
  • 1 na Holanda.

Estes descendentes do Armando somaram um total de 150.900 euros, ficando aproximadamente 21.500 euros cada.

Competidor aposentado

Mas Armando já não compete mais, hoje ele está com 5 anos de idade e desfruta dos tempos de em que era um veloz pombo correio. Ele foi vencedor de 3 corridas disputadas no Campeonato de Pombos Ace 2018. Além disso o Armando ganhou a Olimpíadas de Pombos de 2019.

Mas ele ainda tem muita lenha para queimar. Porque os criadores disseram que um pombo vive até os 20 anos e o real interesse do chinês em Armando é a reprodução. Será que os filhos desse pombo vão ser vencedores assim como o pai?

Ou será que a história vai se repetir, assim como o Cavalo Mais Caro do Mundo?