Por que as pessoas gostam de decoração vintage?

Basta olhar ao redor para notar que a decoração vintage está super na moda. Na verdade, esse estilo está em alta e isso vai muito além da decoração.

Se você nunca reparou, comece a ficar atento, para todo lado tem alguma coisa que não pertence a este tempo. Uma luminária, uma cristaleira, um quadro, um espelho, falando em vestimentas podemos citar acessórios como relógio e colares e até mesmo em camisetas. Isso sem falar em motos e carros.

Mas, vamos nos focar em decoração. Por que será que a decoração vintage está tão na moda? O que fazem com que tantas pessoas se apeguem a este estilo?

Chegou a hora de entendermos os motivos pelos quais este tipo de decoração faz tanto sucesso.

O que é decoração vintage?

Se você ainda não sabe exatamente do que se trata este termo, vamos esclarecer isso melhor.

A palavra vintage refere-se sempre a algo antigo, considerado de boa qualidade, que volta a moda depois de seu tempo. Significa basicamente um resgate de coisas e estilos que pertenciam a determinadas décadas e que voltam a ser admirados.

Geralmente o que diferencia uma decoração retrô de uma vintage é a origem dos móveis e objetos. No primeiro caso os móveis são inspirados em modelos antigos, enquanto no segundo, as peças realmente perteceram a um outro tempo.

É isso mesmo, você pode optar por usar aquele móvel de 40 anos que você ganhou de seu avô em sua sala de estar e dizer que adotou o estilo vintage.

Mas, por que alguém faria uma coisa dessas?

O que tem por trás de uma decoração vintage

Existem variados motivos para alguém optar por um estilo como este. Na verdade, é até difícil criar uma explicação comum, já que cada indivíduo possui o próprio impulso.

Vamos começar por um motivo bem óbvio. Este tipo de decoração além de diferente, é de uma beleza bastante peculiar. E não é só isso, apenas um pequeno detalhe vintage já é suficiente para dar um ar mais sofisticado ao ambiente.

Muitas pessoas aderem ao modelo simplesmente por o admirarem. Decorar ambientes é um grande desafio, são muitas as opções, dentre elas, alguns indivíduos simplesmente acham a vintage mais atrativa.

Entretanto, temos ainda outras explicações possíveis.

Acredite, mas existem muitas pessoas que são apaixonadas pela decoração vintage. Geralmente são indivíduos nostálgicos, que sentem uma saudade profunda dos anos dourados e tentam tornar suas lembranças concretas.

Para esses, o estilo tem um significado não só histórico, como também sentimental.

Tem gente que acha essa moda “cool”. Fazem questão de se apresentar sempre em alto estilo e optam sempre por uma decoração descolada. Acredite, mas o vintage tem muito disso.

Uma pequena luminária antiga pode transformar um ambiente por completo.

Geralmente essas pessoas também aderem a outros conceitos como roupas e óculos vintage.

Temos também os curiosos, que apesar de não terem vivido em determinado período se apaixonam por suas características e o torna parte de sua vida. Neste caso, as tendências mais comuns são aquelas dos anos 50, co  rockers e pin-ups, os mods dos anos 60 e os hippies dos anos 70.

A casa dessas pessoas refletem um tempo que eles não viveram mas que adorariam ter feito parte.

Como construir uma decoração vintage

O interessante deste tipo de decoração é que você pode aproveitar tudo de antigo que tiver em sua casa. Quem sabe não chegou a hora de usar aquela cristaleira que herdou de seus avós e está acumulando poeira no porão há 10 anos?

Mas vá com calma, a ideia não é recriar a decoração antiga, e sim fazer uma releitura daquilo que um dia foi moda.

Procure avaliar suas necessidades e seus gostos, para construir algo que fique a sua cara. A decoração reflete sentimentos e no caso da vintage, lembram uma época que já chegou ao fim. Escolha com carinho.

Depois de ter decidido em que década se inspirar, chegou a hora de buscar os itens necessários. Alguns deles podem ser um grande desafio, mas como esta moda está em alta, vale a pena se dedicar às pesquisas.

Caso prefira, pode optar por combinar uma decoração vintage com outros itens mais modernos . Parece que não, mas essa é uma combinação que pode dar muito certo quando bem planejada.

No mais, se arrisque e deixe a criatividade agir, o resultado pode ser surpreendente.