Por que os orientais comem Sashimi?

O sashimi é um alimento muito popular entre os japoneses, sendo quase sempre o primeiro prato a ser servido durante as refeições desses indivíduos. Para muitos este é o melhor prato da culinária deste país, por isso deve ser o primeiro a ser saboreado.

Se você nunca comeu e não sabe nem do que estamos falando, este prato consiste em peixes e frutos do mar frescos. São servidos cortados em pequenos pedaços e acompanhados apenas por algum tipo de molho, geralmente shoyu ou pasta de wasabi.

Com as discussões e tentativas a respeito de uma alimentação mais saudável, os mais diversos pratos japoneses foram colocados aos olhos do mundo.

Por isso, está culinária tem se tornado cada vez mais popular. Apesar disso, muito há ainda de desconhecido a respeito dos hábitos alimentares desse povo. Você sabe por que os orientais comem sashimi?

Diferença entre Sushi e Sashimi

Antes de começarmos a falar um pouco mais sobre este prato, vamos entender exatamente de que maneira ele se diferencia do sushi, outro item da culinária japonesa muito famoso mundialmente.

Você sabe o que é sushi?

Sushi são bolinhos feitos com arroz recheados com peixes e frutos do mar que podem estar crus ou cozidos. Esses bolinhos são cobertos por um fita de nori, que são folhas de algas marinhas.

Enquanto o sashimi, como vimos, são fitas de peixes crus. Geralmente os mais usados são o salmão, o atum e a tilápia.

Ambos os alimentos são muito nutritivos. São ricos em ômega 3, proteínas e vitaminas como niacina, a vitamina C, vitamina A, B1, B2, B6 entre outras.

Conheça o Sashimi

A expressão sashimi quer dizer “corpo furado”. Existem algumas teorias a respeito do motivo pelo qual o famoso prato recebeu esse nome.

Muitos acreditam que isso tenha relação com o hábito de fincar o rabo e as barbatanas do peixe com o intuito de demarcá-los. Porém, alguns indícios mostram que esta prática surgiu após a integração do sashimi à culinária oriental.

Atualmente, a teoria mais aceita é a de que este nome advém da maneira como esses animais são capturados. Geralmente, os peixes utilizados para produção deste prato são fisgados um a um. Costumeiramente os pescadores utilizam um objeto de ferro afiado para atingir a cabeça desses peixes. Dessa forma, os matam e coletam para serem utilizados como alimentos.

No Brasil o termo se popularizou tanto, que é comum algumas pessoas chamarem de sashimi qualquer tipo de prato que é servido sem nenhum cozimento. Como é o caso de algumas iguarias vegetarianas.

Por que os orientais comem Sashimi?

Na verdade a história deste povo com este tipo de alimento é bastante antiga. O Japão é um país rodeado por oceanos. Portanto, é natural que ao longo de toda a sua história os peixes e os frutos do mar tenham recebido destaque nas práticas culinárias.

Nos primórdios daquela civilização, o mar era a fonte de alimentos de mais fácil acesso. Não demorou para que eles aprendessem a desenvolver ferramentas para capturar os animais aquáticos e os incluírem em sua dieta. A prática citada anteriormente de capturar os peixes um a um ao fincar objetos em suas cabeças é algo bastante antigo.

Além da facilidade, temos que destacar o potencial nutritivo dessas iguarias. Como vimos, são fontes de muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento de nosso corpo.

Porém, houve um período específico onde tornou-se definitiva a sobreposição dos animais marinhos sobre as demais opções de carne.

Em 676 d.C. o Imperador Tenmu decretou uma proibição. A partir daquela data não se podia ingerir carne de boi, frango, cavalo, macaco ou cachorro. Foi aí que os japoneses sem opção, começaram a desenvolver uma culinária baseada apenas em arroz, peixe e vegetais.

Como podemos ver, mesmo que este decreto já não tenha mais valor, o marco daquele período é claro e significativo na culinária desses povos ainda hoje em dia.

Mas, por que o peixe deve ser comido cru?

Comer peixe tudo bem, mas é bem possível que você esteja se fazendo essa pergunta. Os japoneses acreditam que qualquer alteração feita na carne irá alterar o seu sabor. Diante disso, mesmo que comam carnes cozidas ou fritas, sempre priorizam pratos crus.

Para eles, a carne deve estar o mais fresca possível, pois essa é a sua forma mais apetitosa.

Se você ainda não experimentou, dê uma oportunidade. Apesar de um sabor bem peculiar, diferente daquele que estamos popularmente adaptados, é uma experiência que vale a pena. Desde de sua dispersão entre os povos do oriente o sashimi tem se tornado cada vez mais popular. Não fique de fora.