Qual a velocidade máxima que um avião pode chegar?

Você já parou para pensar sobre qual é a velocidade máxima de um avião? Enquanto no início do século passado os navios levavam semanas para atravessar o Atlântico, hoje a Europa se tornou um “pulinho”.

Como é possível termos passado de semanas para algumas poucas horas? Graças ao avião, que desde seu surgimento é o meio de transporte mais rápido já desenvolvido para civis.

Mas quão rápido eles são? Existe algum limite de velocidade estabelecido? A quantos quilômetros por hora eles conseguem deixar a terra? Qual é a sua velocidade de pouso?

A resposta para todas essas perguntas você obterá aqui. Prepare-se para matar a sua curiosidade.

Velocidade

A Velocidade Do Avião

Vamos dar destaque para voos comerciais, aqueles que você provavelmente já usou ou um dia usará. Você está prestes a descobrir quão rápida pode ser a viagem mais veloz de sua vida.

Para começar um fato curioso. A velocidade apresentada no painel das aeronaves aos pilotos raramente é a real.

Como assim?

Diferente dos carros, onde o que se ver corresponde exatamente a quantos quilômetros por hora se estar, nos aviões este é apenas um dado para ser contabilizado e então descobrir-se quão rápido está se movimentando.

Deve-se levar em conta para descobrir a velocidade de uma aeronave o valor reproduzido no painel, que, diferente dos carros, está em milhas náuticas por hora, além disso, a pressão atmosférica, a temperatura e a força dos ventos devem ser analisadas.  

Vamos entender isso melhor.

O valor do velocímetro leva em consideração o impacto causado pelo ar ao entrar no Pilot. Em situações onde ar é mais rarefeito e, portanto, mais leve, esta diferença não é constatada. Dessa forma os ventos estão mantendo um força de impacto similar mesmo a uma velocidade superior.

Velocidade

Por causa disso a velocidade do avião é dividida em três partes.

Velocidade Indicada

Aquela que é mostrada no visor do painel.

Velocidade Aerodinâmica

Adaptada de acordo com a densidade do ar.

Velocidade do Solo

Aquela medida através do tempo em que ocorreu a movimentação entre um ponto e outro.

Quando dissermos velocidade por aqui, estaremos levando em consideração a velocidade do solo, ou seja, já considerando todos os fatores e medindo a média de tempo por distância percorrida.

A Velocidade Máxima

Velocidade

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como funciona a medição da velocidade de um avião, está pronto para descobrir a quantos quilômetros por hora ele é capaz de chegar.

Usaremos a medida quilômetros por hora ao invés de milhas náuticas para facilitar a compreensão e a comparação com transportes mais populares.

Velocidade Controlada

Não existem radares nos céus, mas a velocidade das aeronaves é controlada.

O que isso quer dizer?

Existem velocidades máximas estabelecidas.

Abaixo de 3 mil metros de altura por exemplo, o limite estipulado é de 463 km/h. Passado esta altitude não se tem mais um valor exato, cada aeronave passa então a seguir a orientação de seu próprio fabricante.

Geralmente acima de 3 mil metros e em boas condições climáticas os aviões chegam a pouco mais de 1000 km/h.

Existem limites também para as velocidades de acordo com a fase da viagem. Durante a decolagem por exemplo varia de 230 a 470 km/h.

Durante o pouso, a velocidade que já vem sendo reduzida desde que se iniciou a redução de altitude da aeronave, deve chegar a um valor próximo de 270 km/h.

Já no solo, enquanto está taxiando, o limite máximo cai para menos de 40 km/h.

O Avião Mais Rápido do Mundo

Velocidade

Qual a velocidade máxima que um avião pode chegar? Está é a pergunta que nos trouxe até aqui. Enfim chegou a hora de darmos a ela uma resposta definitiva.

O Concorde é o avião comercial mais rápido do planeta e percorre a uma velocidade equivalente a duas vezes a do som, pode chegar a 2500 km/h.

Chocante não é mesmo?

Estas aeronaves foram desenvolvidas para voos comerciais, mas infelizmente foram recolhidas no ano de 2003 encerrando suas atividades. Os 16 aviões do tipo Concorde foram retirados de circulação devido ao seu alto custo de manutenção, o gasto exacerbado de combustível e, principalmente, pelos riscos de danos a civis em viagens em velocidades tão altas.

Em alguns países é até proibido ultrapassar a velocidade do som em voos comerciais.

Velocidade

Desde o surgimento dos aviões esses grandões pouco se desenvolveram. O caminho até aqui foi em busca de redução de preços. Hoje existem voo nacionais por menos de 200 reais. O acesso foi aberto ao grande público.

Sabe o que isso quer dizer?

Quer dizer que você pode facilmente experimentar como é fazer uma viagem a 1000 km/h. Se não sabe como é, crie coragem e viva a experiência de estar no transporte mais rápido do mundo.