Qual foi o primeiro circo que existiu no mundo?

Já há milênios as artes de circo fazem parte da cultura das mais diversas civilizações, tanto ocidentais quanto orientais. Porém, o primeiro circo do mundo nasceu em Roma no século VI a. C.

É de se pensar que não estamos falando de uma enorme tenda colorida, palhaços e alguém gritando bem alto: “Respeitável público…”. No início as coisas eram um pouco diferentes. Mas vamos conhecer cada detalhe dessa história toda.

Voltaremos ao Império Romano para conhecermos mais sobre o primeiro circo, quem era o seu público, quais eram suas atrações, o que aconteceu ao longo de sua história e como ela termina.

O primeiro circo do mundo

O primeiro circo do mundo nasceu em Roma no século VI a. C. Naquele tempo as artes que hoje conhecemos como circenses já eram bastante populares, mas ainda não existia o conceito proposto pelos romanos.

Com um público de 150 mil pessoas ansiosas, nascia há mais de 2 mil anos atrás o Circo Máximo, o primeiro circo do planeta. Sua principal atração eram as corridas de carruagem, as quais eram assistidas e esperadas por uma multidão atenta e curiosa.

Tudo acontecia dentro de uma arena, que era a maior arena dedicada a jogos públicos daquele tempo. Geralmente esses eventos aconteciam em meio a festivais religiosos. E, na maioria das vezes, eram patrocinados por cidadãos ricos e pelo próprio império romano, que tinha o objetivo de agradar ao povo e aos deuses.

Os eventos iam desde os mais simples dedicados à imensa população interessada, a atrações caríssimas restritas a um público pequeno de pessoas privilegiadas.

O tempo se passava e as atrações começaram a se tornar cada vez mais diversificadas. Não demorou para que além das corridas e dos jogos nascessem as lutas de gladiadores. Logo surgiram as primeiras apresentações com animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns. Tão cedo apareceram os primeiros engolidores de fogo!

Infelizmente, a arena acabou sendo completamente destruída por um incêndio acidental. Foi quando a antiga casa do Circo Máximo foi substituída pelo Coliseu, famoso cartão postal de Roma até os dias atuais.

O Circo Máximo

Foi com o circo máximo que a ideia de circo se popularizou. Na época, quando as primeiras atrações começaram a fazer sucesso, diversos artistas passaram a formar grupos e se apresentar na praça, o que tornava essas artes cada vez mais conhecidas.

Mas a história deste, que foi o primeiro circo do mundo, estava só por começar. Apesar da propagação da ideia, o Circo Máximo ainda era o que se tinha de mais prestigiado naquele período. Não foi a toa que ele prevaleceu mesmo após ter tido sua arena destruída.

A reconstrução é tida como responsabilidade de Augusto, que inicialmente idealizou a construção de um obelisco e de um pulvinar.

Este foi o primeiro obelisco de Roma, e referenciava a vitória de Roma sobre seus inimigos. Marcava o início de um período de paz e prosperidade sobre a província.

Naquela época a arena do circo era tida como descrito por Dionísio de Halicarnasso, “uma das mais belas e admiráveis estruturas de Roma”.

O Circo Máximo era capaz de receber milhares de pessoas em seus eventos. Oferecendo a elas toda a comodidade necessária para curtir da melhor maneira possível suas incríveis atrações.

Aquele era um tempo de pouca variedade, o circo era o que melhor se tinha como fonte de diversão. O tempo se passava e a cada novo imperador, reformas e aperfeiçoamentos eram realizados. As artes circenses eram um grande sucesso.

De lá para cá

Apesar do sucesso que foi e ainda é o conceito de circo desenvolvido a partir do Circo Máximo, sua história acabou chegando ao fim.

Por mais que o governo se dedicasse a aprimorar a construção, os andares inferiores da arena estavam sempre propício a inundações, o que dificultava muito a conservação do local.

Com o tempo o circo foi simplesmente deixado de lado e acabou se tornando nada mais do que ruínas. Durante muitos anos o local passou a ser usado como fonte de materiais de construção. Milhares de pessoas utilizaram os seus restos para outras obras.

Não demorou para que o local começasse a ser usado com outros fins. Durante alguns anos o que sobrou da antiga estrutura foi usado como moradia. Séculos depois o local acabou se tornando um grande mercado.

Atualmente o Circo Máximo é um gigantesco parque público localizado no centro de Roma, onde acontecem diversos tipos de atrações.

Passando por lá, não deixe de visitá-lo, você não irá se arrepender.