O sorvete é uma das sobremesas mais famosas e queridas mundo afora. Para nós brasileiros que vivemos em um país tropical, ele acaba se tornando um grande aliado para os dias mais quentes.
Qual o seu sabor preferido? Atualmente temos sorvetes para todos os gostos, dos mais comuns aos mais bizarros do planeta.
O sorvete é uma sobremesa histórica, sua origem é bem mais antiga do que você pode imaginar. Como será que esta ideia nasceu? Qual será a história do primeiro sorvete do mundo?
Vamos desvendar todo o caminho percorrido pelo sorvete até aqui. Se prepare, pois iremos voltar a mais de 1800 anos atrás.
De quem foi a ideia do primeiro sorvete?
Essa é uma pergunta bem difícil de responder, já que existe uma grande disputa por este mérito. Porém vamos partir do pressuposto de que vence quem veio temporalmente primeiro. Portanto, a ideia do primeiro sorvete nasceu entre os persas, no período em que Nero era Imperador (séculos 37-68).
Algumas teorias apontam que o primeiro sorvete tenha surgido na verdade na China, com o imperador chinês King Tang (séculos 618-697).
Segundo pesquisadores que consideram a invenção persa, o nascimento do sorvete ocorreu através de uma mistura entre neve e frutas. Aparentemente o imperador teria recomendado que fosse trazida neve das montanhas e que a sobremesa fosse então desenvolvida.
A mistura não demorou nada para se tornar famosa entre a elite daquele período. O sorvete logo passou a ser a sobremesa preferida do imperador.
Alguns anos depois, quando os orientais desenvolveram sua ideia, a receita era um pouco diferente. Eles produziam sorvete a partir de uma mistura de leite e água do rio. Acredite, parece que não, mas o resultado era bem parecido com o sorvete que conhecemos hoje em dia.
A história do sorvete pelo mundo
Como podemos ver, há muitos e muitos anos a humanidade é apaixonada por essa sobremesa gelada. Sua invenção é anterior a Jesus Cristo, o homem que dividiu a história. Além disso, sua origem é muito discutida e até hoje não pode ser plenamente determinada.
Mas há muito mais o que se contar a respeito da história do sorvete até aqui.
Como será que esta sobremesa de popularizou tão cedo pelo mundo? Não é como se já existissem a televisão ou os smartphones, estamos falando de uma era bem anterior aos rádios.
Tudo aconteceu graças a Marco Polo. Ao que tudo indica foi o explorador veneziano quem trouxe a receita do sorvete, possivelmente a receita oriental, para a Itália em 1292.
A mistura gelada se popularizou rapidamente e logo novas técnicas de preparo foram nascendo.
Um século depois Francesco Procópio abria seu café na frança. Seus principais produtos eram uma bebida gelada e sorvete do tipo sorbet. Seu negócio foi um enorme sucesso e contribuiu grandemente para a popularização do sorvete na Europa.
O local era muito bem frequentado, seus principais clientes eram artistas, políticos e intelectuais.
A novidade alcança os Estados Unidos
Depois de se tornar um tremendo sucesso na Europa, o sorvete não demorou nada para alcançar as Américas. Os Estados Unidos foi o primeiro país americano a conhecer a nova sobremesa.
A receita foi tão apreciada na região, que até hoje eles são considerados um dos maiores produtores e consumidores de sorvete a nível mundial.
Um fato curioso que talvez você não saiba é que nos Estados Unidos é celebrado o dia do sorvete. Dia 14 de julho é o dia nacional do sorvete para os americanos.
Foi entre os norte americanos que nasceu a primeira fábrica de sorvete do planeta. O local pertencia a um leiteiro chamado Jacob Fussel e localizava-se em Baltimore. Sua ideia foi rapidamente copiada, inspirando a criação de fábricas em todo o país.
Além deste, outro mérito deve ser dado aos norte americanos. Foram eles os inventores por trás da casquinha de sorvete, uma ideia que faz muito sucesso até hoje.
A chegada no Brasil
A chegada do sorvete no Brasil se deu um pouco mais tarde, em 1834. Tudo aconteceu quando um enorme navio carregado de gelo chegou ao Rio de Janeiro.
Foi então que diversos comerciantes da região começaram a misturar gelo e frutas. A receita foi um tremendo sucesso, especialmente pelas altas temperaturas predominantes no país na maior parte do ano.
As receitas de sorvete permanecem se tornando cada vez mais diversificadas desde então.