Com o sucesso da série Vikings, esses povos passaram a ser alvos de muitas curiosidades e pesquisas. A trama do seriado conquistou muitos telespectadores, que acabaram sendo atraídos pela história desses povos.
Você sabia que os vikings realmente existiram? Sabe quem eles eram? Já ouviu falar algo a respeito de suas tradições e lendas?
Aqui você conhecerá tudo o que há de mais interessante e curioso a respeito desses povos, desde de quem eram, o que faziam, até o motivo pelo qual desapareceram completamente.
Quem eram os Vikings?
Os vikings eram uma antiga população que habitava o território da Escandinávia, onde hoje se encontram a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Também conhecidos como viquingue, eram agricultores, exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos.
O apogeu desta civilização ocorreu entre os séculos VIII e XI, tempos onde esses povos invadiram e tomaram várias regiões da Europa, em especial terras pertencentes ao Reino Unido, exploravam também diversas ilhas no Atlântico Norte.
O termo Vikings se restringe a esses povos e a este período, conhecido na história da humanidade como Era Viking, mas não se sabe exatamente a origem da palavra. Algumas hipóteses foram relacionadas, as mais conhecidas são:
- O nome advém da palavra Vik que descreve alguns povos de uma região específica da Noruega
- Vik também pode descrever pessoas que embarcam em navios, sendo essa mais uma hipótese de origem para o nome
- Sua origem também é associada a palavra víkingr, utilizada para descrever marinheiros piratas
Durante os anos em que esses povos existiram, seu território cresceu absurdamente. Conquistaram terras na Inglaterra, Escócia, França, Rússia, Irlanda, Islândia, chegando a desenvolver uma pequena tribo na América do Norte, em um território que atualmente pertence ao Canadá.
Toda essa exploração começou graças ao desenvolvimento de suas tecnologias navais. Apesar de serem muito conhecidos como saqueadores, os principais objetivos das viagens não era a pirataria. Geralmente realizavam expedições em busca de terras mais férteis e climas mais amenos.
A Era Viking
O início da Era Viking ocorreu no ano de 790 e é marcado por pequenas invasões, o período assim denominado durou até o ano 1066 quando houve a conquista normanda da Inglaterra.
Como você pode imaginar, foram séculos marcados por invasões e explorações por parte desses povos. Por esse motivo durante esta Era vários novos territórios foram descobertos e inúmeras colônias foram fundadas ao redor do mundo.
Os Vikings tinham as habilidades navais bem desenvolvidas, o que cooperou para o seu avanço marítimo.
Sociedade Viking
A sociedade dos povos nórdicos era estratificada, ou seja, dividia-se em classes sociais. Apesar de chegarem a possuir um Rei, a centralização do poder nunca foi algo definitivo. Na maioria das vezes os nobres exerciam uma maior participação nas decisões a respeito do reino do que os próprios reis.
O Rei era um cargo hereditário, mas não era incomum que houvessem disputas fervorosas pelo trono. Quem ocupava essa posição representava o líder militar e religioso do reino.
Por ser uma sociedade dividida em classes sociais, a população era separada. Enquanto os nobres tinham muitas terras, bons recursos militares e podiam até mesmo interferir no posicionamento do rei, os homens simples cuidavam de fazendas. Todos os indivíduos livres tinham direito a participar de assembléias.
Na sociedade dos vikings existiam também os escravos. Esta era a classe social mais baixa e era formada por condenados, endividados e estrangeiros capturados.
Cultura
Eram povos guerreiros e tinham muitos deuses, cada um deles com uma característica e história própria. Adoravam histórias, contos e lendas a respeito de grandes heróis.
Quanto mais bela e exuberante fosse a espada, mais prestigiado era o indivíduo. Além das espadas, possuíam também facas, adagas e lanças que utilizavam nas batalhas contra seus inimigos. Sempre ao atirá-las clamavam pelo nome de Odin, o deus da guerra.
Não era incomum também o manuseio de arco e flechas, essas armas eram muito usadas por esses povos em conflitos marítimos.
Como os Vikings acabaram?
Após tanto tempo de combates e derrotas, a resistência aos vikings começou a torna-se mais eficiente durante o século XI. Com isso findou-se a Era Viking e iniciou-se o declínio da cultura desses povos.
Aos poucos o comportamento característico dos nórdicos foi sendo substituído por novas tradições, nascendo uma geração mais moderada e evoluída. Não demorou para que as terras fossem então divididas e que fossem consolidados três reinos, a Noruega, a Dinamarca e a Suécia.
O cristianismo começou a tomar conta, derrubando as religiões antigas de deuses pagãos. Os povos das terras conquistadas começaram a se distinguir, normandos viraram franceses, rus tornaram-se russos e assim por diante, um a um, os territórios conquistados davam lugar a nações independentes.
Dessa forma, aquela civilização crescente e bem estruturada foi sendo desmantelada aos poucos, até que nada além de resquícios históricos restassem dos famosos Vikings.