Quem inventou as duas coisas mais usadas em um computador? Mouse e teclado são indispensáveis para qualquer PC nos dias atuais. Digamos que o mouse até pode ser tirado, mas ainda sim você usará o Touchpad que é quase a mesma coisa, é um mouse, só que com as mãos.
Os primeiros mouses eram bem diferentes dos que vemos atualmente, sequer pareciam mouses. E os teclados então, nem eram só teclados, eram embutidos com máquinas de escrever, tornando-se independentes ao longo do tempo. Inclusive, o primeiro dos teclado foi inventado por um motivo bem bacana e vale muito a pena dar uma conferida.
Aliás, o teclado é usado em quase tudo, não só computadores, em celulares, painéis e com muitas outras funcionalidades. Mas quem será que está por trás dessa grande invenção? A mente brilhante inventora do mouse e teclado nós vamos conhecer agora, por isso me acompanhe aqui.
O teclado
A história é longa e se você está lendo esse texto, com certeza usou um teclado para acessá-la. O teclado é um dos, se não o periférico mais importante de um computador. Antes do mouse, o teclado já existia, tanto dessa forma como conhecemos hoje, quanto nos modelos de máquina de escrever.
Vamos começar do início, desde como começamos a escrever em máquinas até aqui onde estamos hoje.
Pois bem, alguns mais conhecidos como o teletipo e o perfurador de cartão, são os ancestrais do teclado. O teletipo usado em 1870 fazia impressões de texto, transmitindo estas por cabo. Esse aparelho levava um teclado semelhante aos das máquinas de datilografar. Ele acabou sendo usado por quase todo o século 20, até que uma versão mais moderna dele substituía a impressora por um monitor.
Depois, foi a vez da máquina de escrever. A primeira foi inventada por Henri Mill, em 1914.
Mas começou mesmo em 1808, quando o italiano Pelegrino Turri queria muito se comunicar com uma amiga cega. Com isso ele colocou o primeiro sistema de teclado. Mais um pouco à frente, Carlos Thber em 1843 aperfeiçoa o de Pelegrino e o introduz numa máquina de escrever, juntando tudo.
Algum tempo depois, Christopher Sholes criou o famoso teclado QWERTY. Hoje usamos ele como teclado tradicional, mas antes dele, as teclas eram colocadas em ordem alfabética. E essa deve ser uma das dúvidas, não?
Por que as letras do teclado não são colocadas em ordem alfabética?
Bem, nas máquinas de escrever mais antigas elas eram todas em ordem. Contudo – quem já teclou numa maquina dessas vai saber do que estou falando – as pessoas sabiam exatamente onde as letras e símbolos estavam, fazendo a máquina travar. Quem teclava simplesmente fazia tudo muito rápido, fazendo com que muitas letras fossem batidas e enroscadas.
Por isso Sholes resolveu trocar algumas letras de lugar, com o objetivo de diminuir a velocidade da digitação. Pois é! Hoje o QWERTY é padrão, usado em todos os teclado, sem exceção e todos se adaptaram muito bem.
Entretanto, há algumas controvérsias sobre a invenção do QWERTY. Uma delas é que o inventor do teclado teria sido o brasileiro Padre Francisco João de Azevedo, e não Christopher Sholes. Essa tipo de invento seria o primeiro do tipo desenvolvido por um brasileiro.
Teclados de hoje
Como pôde ver, foram alguns aninhos de evolução até alcançarmos esse confortável teclado dos computadores de hoje em dia. Eles possuem diversos tipos, utilizados em notebooks e PCs são os de membrana.
Membrana porque por baixo das teclas existe uma peça de silicone sendo acionada após você clicar em qualquer tecla.
Outro tipo, este um pouco mais caro que os de membrana porém mais sofisticado é o teclado mecânico. O mecânico é parecido com o de membrana, contudo seu interior é mais tecnológico, possuindo um interruptor e mola individual. Com isso o tempo de resposta desse tipo de teclado é mais curto.
O mouse
O mouse já um pouco mais simples de contar a história, pois nela só alguns protagonizaram a grande evolução do periférico.
Como vocês acima, na história do teclado, antes tudo era feito com teclas e setas, onde sequer havia tecnologia para a entrada de algo como o mouse.
Mas mesmo assim, um cara chamado Douglas Engelbart, em 1968 criou um acessório capaz de fazer o que nosso mouse faz hoje. Pouca gente entendeu aquilo, já que não havia função, mas Douglas, engenheiro, viu que ele caberia perfeitamente nos computadores.
A principio, o acessório se chamava “VY Position Indicator For a Display System“, feito de madeira com “rodinhas” e apenas um botão. Era uma caixa de madeira com rodinhas… parecia mais um carrinho.
Douglas, juntamente de Bill English, trabalharam juntos para criar tal dispositivo, contudo, Douglas ficou conhecido no mundo todo, ganhando prêmios e ser considerado o pioneiro na interação entre humanos e computadores.
Em 1971, Bill, trabalhando na Xerox, continuou suas pesquisas em torno do mouse e inventou o até pouco tempo atrás usado “mouse de bolinha“. Esse mouse ajudou muito a molecada nas brincadeiras de bolinha de gude… quantos mouses desmontados, mas valia a pena.
Enfim, apesar de lançar algo extremamente revolucionário, ela ainda não tinha utilidade. Foi só em 1983 que a Apple resolveu aproveitar a tecnologia de Douglas e Bill, lançando o Apple Lisa com mouse. Daí em diante foi só evolução, meu caro. Depois desse primeiro passo, o periférico passou a ser exigência em todo computador.
Microsoft Intellimouse
Em 1999 foi lançado pela Microsoft, o nosso querido mouse óptico. Ele que usamos até hoje e é responsável por facilitar e muito nossa vida nos computadores. Mais pra frente, junto dos notebooks viria o Touchpad. Que nada mais é o sensor onde você só passa o dedo e controla o cursor, como se fosse um mouse.
Mouses, teclados sem fio e mais um monte de outras tecnologias também estão no mercado, tudo isso ainda é pouco para o que o ser humano é capaz de fazer. Estamos engatinhando quando o assunto é tecnologia, vamos crescer muito e estou empolgado demais para ver onde vamos parar com isso tudo.
Saiba Quem inventou a Internet AQUI!
Mouse e teclado vieram para nos ajudar mas, na sua opinião, o que falta para facilitar ainda mais nossa vida com os computadores?