Você sabe o motivo das zebras terem listras?

Durante muito tempo cientistas como Darwin e Alfred Russel Wallace estudaram a evolução das espécies. Mas um animal, mesmo após décadas de estudos continua intrigando os cientistas e pesquisadores com sua coloração: são as zebras.

As listras por todo o corpo do animal geram muita polêmica, pois não se sabe ao certo o real motivo delas, sua função no corpo do bicho entre muitas outras dúvidas. Por que esse padrão? Por que preto e branco? Muita coisa na natureza é dificil de explicar ou até inexplicável. Mas algo tão “simples” como a coloração de um animal deveria ser de fácil conclusão. Mas não é o caso. As zebras são o tema do nossa artigo de hoje, em específico a sua coloração. Venha conosco!

Zebras

As zebras são animais muito parecidos com cavalos ou asnos, possuem orelhas maiores mas o corpo é similar. O que difere elas e as torna única é a sua pele que possui uma coloração listrada em preto e branco.

O fato das listras então nos faz pensar que elas possam fazer alguma diferença ou servir para algo para o bicho, não é mesmo?! Sim, elas auxiliam em algumas coisas as zebras, mas há controvérsias para a sua principal função.

Há 120 anos Darwin e Russel Walace estudaram e fizeram diversas pesquisas para nós evoluirmos e chegarmos a algumas conclusões.

Teriam as listras a função de camuflagem? Ou elas seriam úteis como repelentes? E até uma vertente diz que as listras servem para manter o calor no corpo dos animais.

Bom, dessas acima, duas são as principais vertentes para as listras das bichinhas, apesar de não haver consenso na comunidade cientifica, é provado que as funções da pele das zebras são extremamente úteis. Principalmente em se tratando de repelir insetos.

Camuflagem?

Antes, vamos falar sobre a camuflagem das zebras. Assim como todos os animais do reino animal, camuflar-se usar cores e formas é algo comum. Com a zebra não é diferente, elas usam e abusam da sua pelagem listrada para confundir os predadores.

Como as zebras são animais que andam em bando, com muitos integrantes, as listras servem para deixar os predadores confusos na hora da caça.

Quando eles se aproximam, precisam escolher um alvo, o problema é que olhando as zebras juntas não conseguem saber onde elas começam ou terminam.

As listras evitam picadas de insetos

Mas o estudo mais aceitável é onde as listras servem como uma espécie de repelente. Cientistas, ao procurarem um motivo pelo qual as zebras são listradas, descobriram que os insetos estão diretamente relacionados com essa evolução.

Um estudo feito em 2014 constatou que onde há maior incidência de insetos, é também onde há um número maior de animais listrados. Moscas, parasitas e muitos outros insetos são um verdadeiro incomodo para o animal. E ao longo dos anos, por viver um habitat lotado de insetos, a zebra criou as listras para defender-se.

Mas como assim as listras protegem as zebras? Explicamos já!

Em todos os estudos feitos, os insetos viventes desses habitat também passaram por várias pesquisas. Foi descoberto que eles preferem superfícies lisas com pouca luz.

O preto atrai os insetos, pois é parecido com os ambientes onde eles procriam e botam ovos, como lama ou água parada suja. Já a superfície branca gera o efeito contrário neles.

O preto e o branco nas listras deixam os bichos confusos, fazendo com que eles evitem se aproximar do listrado das zebras.

Além dessa hipótese, outro teste realizado com cavalos vestidos de zebra foi feito. Neste teste os pesquisadores notaram que as moscas não tinham noção do espaço entre elas e o cavalo; as moscas vinham voando e não desaceleravam para pousar. Com isso, elas trombavam no cavalo e quicavam para longe.

“Alguma coisa impede o inseto de compreender que ele está perto do contato”, disse um dos pesquisadores.

Era dificil saber o que acontecia, mas logo perceberam que o contraste entre as listras deixava as moscas confusas, causando uma ilusão de ótica. Eles chamam essa ilusão de “poste do barbeiro”. Que é quando as listras diagonais parecem se mover para cima ou para baixo, dependendo da posição das listras.

Eles disseram que as moscas ou insetos em geral pensam estar se movendo para espaços abertos, ou que as listras sobrecarreguem a péssima visão dos insetos.

Então já sabe, se estiver tendo problemas com insetos, vista uma roupa listrada que resolve. Bom, isso com animais ao menos funcionou.