10 animais que começam com I

Para aqueles que não sabem quais são os animais com I, aqui está uma lista com 10 deles. Alguns que você já conhece, com certeza, mas nunca imaginou que se chamassem assim.

Além dessa nossa lista, outros animais que não entraram como: o primata indri, o pássaro indicador ou o antílope inhacoso. São só alguns exemplos, para você ver como a lista de animais que começam com a letra I é grande. Arrume-se aí na poltrona e conheça esses incríveis bichos da nossa maravilhosa natureza. Boa leitura!

10 – Iguana

O primeiro dos nossos animais com I é a iguana. É pessoal, esse réptil que habita a América do Sul, prefere climas tropicais e pode ser encontrada com facilidade no Brasil. Na América Central elas são muito comuns principalmente no México.

Vivem nas árvores, principalmente, pois suas habilidades de escalada são invejáveis. Esses bichos vivem aproximadamente 13 anos e o adulto da espécie atinge até 170 cm.

Elas não atacam humanos, a não ser quando se sentem ameaçadas. São animais ovíparos. Possuem olhos incríeis, capazes de enxergar distâncias absurdas. E um fato interessante é que elas se comunicam através de sinais com os olhos.

9 – Impala

Com chifres enormes medindo até 75 cm, o impala é um animal reservado e prefere ficar escondido entre as árvores, raramente saindo em campo aberto. Eles vivem especialmente no sul da África em savanas.

Algo curioso sobre os impalas é seu modo de se defender dos predadores.

Quando avistam um, como leoas ou leopardos, os impalas não fogem, eles começam a pular sem sair do lugar. Seus saltos podem atingir 3 metros de altura e isso impede que o rebanho se dissipe, confundindo o predador.

8 – Itapema

Também conhecido como Gavião-tesoura, ele é distribuído da América Central até o Sul do Brasil, encontrado até na Argentina.

Essa ave de rapina é muito reconhecida pela sua calda em forma de “V” e seu voo ameaçador. Suas garras causam um verdadeiro estrago nas presas, sem falar no bico que despedaça quem ver pela frente.

A ave pode atingir o comprimento de 70 cm com a envergadura das assas chegando até 140 cm. O peso dos machos chega até 400 gramas e das fêmeas até 440 gramas.

7 – Iaque

Esse animal vivente do Himalaia e o é um enorme bovino com pelos longos e chifres.

Eles vivem em regiões montanhosas geralmente mais geladas, seu pelo longo e pele grossa ajudam a segurar o calor do corpo. Como vive em lugares frios, os iaques por vezes tem de andar muito para encontrarem pastos com grama para se alimentarem e beberem água. É comum vermos esses animais “comendo” neve.

Os machos podem pesar até 1 tonelada, grande demais. Já as fêmeas pesam menos. Eles vivem em grandes rebanhos formados pelas fêmeas e os mais novos, os machos adultos vivem separados.

É comum este animal ser domesticado… eles são usados para puxar carroças, levar suprimentos e outros serviços pesados.

6 – Inseparável

Você pode não estar conhecendo esse bichinho pelo apelido, mas ele é um dos poucos animais que chamamos pelo nome cientifico. O Agapornis personatus, é aquele pássaro pequenininho, todo colorido que vemos em vários lugares, especialmente em criadores.

O Agapornis leva o nome de “inseparável” por formarem pares e durarem por muito tempo, quase que o resto das suas vidas, praticamente.

Essa simpátrica ave é nativa da Tanzânia e passou a ser criada em cativeiro e comercializada no mundo todo. Esses pequeninos chegam a medir 15 centímetros, nada mais e são muito dóceis se criados com os donos desde filhotes.

5 – Ipecuacamirá

É mais fácil chamar ele de Pica-Pau mesmo, ou se quiser “Pica-Pau-do-Topete-Vermelho”.

Um dos animais mais bonitos da América. Ele é encontrado principalmente no Panamá, na Argentina e alguns a gente vê aqui no Brasil.

A ave na sua fase adulta pode medir até 36 centímetros e pesar 250 gramas. Essa cabeça com penas vermelhas é característica do macho, a fêmea possui a cabeça preta com uma faixa branca entre os olhos que vai até o bico.

4 – Irara

O animal é encontrado da América Central até o sul do Brasil, se estendendo por toda América do Sul.

No Brasil é chamado de papa-mel, pode medir 60 centímetros e gostam de viver em florestas de climas tropicais.

Esse animal possui hábitos noturnos e gosta de andar sozinho, por isso se tem poucas informações sobre ele. Mas o que se sabe é que sua população têm diminuído muito nos últimos anos.

3 – Íbis

Esse nome deve te soar familiar não? É o nome de juma famosa rede de hotéis.

Enfim, o animal aparece em quase todos os continentes: América do Sul, Europa Meridional, norte da África e até na Oceania.

Era considerado sagrado pelo antigos egípcios, criado em templos e mumificado junto dos faraós. Não é para menos, o deus do tempo e do universo, Tot, era representado com a cabeça de um Íbis.

Mas além disso, os egípcios o cultuavam porque ele aparecia justamente quando o Nilo estava cheio, o que significava que era época de abundância.

Hoje nada de sagrado no bicho, ele é caçado e suas partes são vendidas. Suas penas e sua carne são raras e de alta qualidade, por este motivo o animal está quase extinto.

2 – Íbex

Ou capra-nubiana é muito bom em escaladas. Isso mesmo, apesar de ter cascos, esse bovino vivente da Europa e Oriente Médio é exímio alpinista.

Pode medir até 80 centímetros e pesar 70 quilos, ele chega a viver até 15 anos e em cativeiro vive 18.

Para disputarem uma fêmea, os machos travam batalhas com seus longos chifres. Eles atingem a maturidade sexual aos 3 anos.

Os machos da espécie tem chifres enormes curvados para trás, já as fêmeas possuem pequenos chifres. Atualmente existem 30 mil exemplares do animal e eles não estão ameaçados de extinção.

1 – Irapuã

De nome assim você não conhece-la, mas assim que eu disse o outro nome com certeza saberá de quem estou falando: Enrola-Cabelo.

O inseto é encontrado em praticamente todo Brasil: Acre, no Amapá, no Amazonas, no Ceará, em Minas Gerais, no Mato Grosso, no Pará, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Sim, caros amigos, essa abelhinha sem ferrão que enrola nos nossos cabelos e pelos se chama Irapuã e é mais um dos animais com I da nossa lista.

Apesar de não terem ferrão elas são muito violentas, não com os humanos, mas com outras abelhas. São muito territorialistas e gostam de uma boa briga. Elas simplesmente invadem a colmeia da outra e acabam guerreando, causando inúmeras mortes.

Essas abelhas possuem 6,5 mm a 7 mm e não possuem ferrão. O ataque delas é justamente o que acontece com todo mundo: elas se enroscam nos nossos pelos.

Isso acontece porque elas soltam as resinas das árvores que encontram por aí, para tentar atrapalhar a vítima. Elas procuram orifícios e o fazem, por isso sempre que ver um enxame delas, tape seus “buracos”.

Essa foi nossa lista de animais com I.
Veja mais sobre animais com D aqui;
Animais com N aqui;
E animais com A aqui.