8 animais onívoros que você não conhecia

O nome pode parecer estranho, mas os animais onívoros são bem comuns. Tão comuns que, na verdade, você é um deles.

Exatamente por existirem em grande número na natureza, existe um grande número desses animais que pode ser que você nunca tenha ouvido falar antes.

Por isso, nesta lista reunimos 8 animais onívoros que você não conhecia!

Aie-Aie

Imagem de um aie-aie nas mãos de uma pessoa
UNDATED- In this undated handout image from Bristol Zoo is seen the first captive bred aye-aye in the UK named ?Kintana? (meaning star in Malagasy) April 15, 2005 at Bristol Zoo Gardens, England. The zoo announced today only the second baby aye – aye to be hand-reared in the world (the first was in Jersey Zoo) and has now made his first public appearance since his birth on 11 February 2005. (Photo by Rob Cousins/Bristol Zoo via Getty Images)

Este lêmure de Madagascar é um dos animais onívoros mais estranhos dessa lista. Ele é tão estranho que, inclusive, está na lista de animais ameaçados de extinção justamente por isso.

Apesar de ser inofensivo, sua aparência não muito agradável e o fato de não ter medo de humanos, faz do Aie-Aie uma presa fácil. Segunda a crença local, os animais utilizariam os longos dedos para amaldiçoar ou perfurar o coração dos humanos.

Na realidade, os dedos são usados para capturar larvas de dentro dos troncos da árvores. Mais ou menos da mesma forma que um pica-pau faria com o bico.

Ele é considerado um onívoro porque, além das larvas, comem frutas, fungos, sementes e nectar.

Mobelha-pequena

mobelha pequena nadando

Esta ave vive principalmente em áreas geladas, como a escandinávia, e migra ocasionalmente para locais de clima mais temperado na Europa Central.

A mobelha-pequena se alimenta principalmente de peixes e moluscos, porém, também consome algas e outras plantas. Por isso, faz parte da nossa lista de animais onívoros.

Apesar de ser um animal bastante caçado desde a era pré-histórica pela riqueza de sabor da sua carne, a Mobelha não está ameaçada de extinção.

Siri-Azul

Siri azul

No oceano há também um grande número de animais onívoros. Um bom exemplo disso são os siris-azuis.

Estes animais podem se alimentar de basicamente qualquer coisa. Desde outros siris-azuis menores, até algas, mexilhões e peixes pequenos.

Apesar de serem originários de apenas uma parte do Atlântico e do Golfo do México, acabaram sendo disseminados por todo o mundo.

Gralha-Calva

Pássaro com parte do rosto calvo

Estes animais onívoros fazem parte da mesma família de seus parentes mais ilustres e com os quais até se parecem um pouquinho: os corvos.

A gralha calva pode chegar a pesar até meio quilo e, como os corvos, têm uma dieta bem variada. Ela pode conter desde grãos, até invertebrados pequenos, insetos e até ovos ou filhotes de outras aves.

Porco filipino

Porco com pelos espessos sobre a cabeça e pequenas presas

Porcos são, em sua grande maioria, animais onívoros. Porém, como nosso foco é trazer alguns animais que você provavelmente não conhece, apresentamos o porco filipino

Eles parecem uma mistura de porcos comuns com javalis. Possuem presas pequenas e uma pelagem grossa, focada principalmente na cabeça e no início das costas.

O porco filipino está, atualmente, marcado como “vulnerável” na lista de animais ameaçados de extinção. Isso se deve principalmente à diminuição do habitat devido ao desmatamento e a caça contínua.

Papagaio da Nova-Zelândia

Dois papagaios na neve, no topo das montanhas

O papagaio da Nova-Zelândia é o único da espécie que vive bem na neve e só migra das montanhas onde vive se o inverno for frio demais.

São aves relativamente grandes, chegando aos 50 cm e, é claro, são animais onívoros. Além de brotos, néctar e folhas, ele tem um bico muito resistente, e se alimenta de carcaças de outros animais, larvas e insetos.

São considerados animais vulneráveis na escala de risco de extinção, principalmente devido ao seu habitat bastante diminuto.

Eles podem viver mais de 20 anos, no entanto, mais de 40% desses animais sequer passa do primeiro ano de vida na natureza. Eles costumam viver em grupos razoavelmente grandes que podem chegar a até 13 pássaros.

Uma das características mais curiosas destes pássaros é que seus ninhos são, geralmente, debaixo da terra e são acessados por túneis que podem ter até 6 metros de comprimento.

Raposa Anã

Raposa deitada na relva

Nativa da américa do norte, a raposa anã é apenas um dos tipos de raposa que podem ser consideradas animais onívoros.

Elas não estão imediatamente ameaçadas de extinção, mas a diminuição do seu habitat e a caça podem mudar isso rapidamente nos próximos anos. Raposas anãs, como o nome já demonstra, são animais bem pequenos e raramente um animal ultrapassa os 3 kg.

A raposa anã se alimenta principalmente de carne, preferindo pequenos animais e carcaças. No entanto, também consome frutos e frutas.

Casuar

Pássaro de penas pretas e pele azul e vermelha

Essa ave que pode lembrar vagamente emas e avestruzes é natural da Indonésia, Papua Nova Guiné e Austrália. Aliás, sua semelhança com as outras duas aves que não voam não fica só por aí: ela é a terceira maior ave existente, perdendo apenas para as duas. Além disso, é a segunda ave mais pesada.

Apesar de se alimentar principalmente de frutas, estes são considerados animais onívoros, já que sua dieta também pode incluir invertebrados e pequenos vertebrados.

O Casuar também é considerado um animal muito violento e, se provocado, pode causar feridas graves e até a morte de cães e humanos.

Você já conhecia algum desses animais onívoros? Visite sempre o nosso site e o canal do Mundo Inverso no youtube para mais listas como esta!