A abelha é o único animal que produz mel?

E ai? O que você acha? Será mesmo que a abelha é o único animal responsável pela produção de mel? O mel é um alimento açucarado encontrado no estado líquido viscoso que é produzido a partir do néctar retirado das flores e metabolizado por abelhas.

Calma, apenas abelhas? É isso mesmo?

O mel é a única substância doce que é rica em nutrientes e proteínas essenciais a nós. Ou seja, além de seu sabor maravilhoso, ele é um ótimo contribuinte para a nossa saúde.

Mas a questão aqui nem é essa. Ao longo de toda a sua vida você associou o mel a abelha e chegou a hora de mudarmos esse conceito.

Não, a abelha não é o único animal que produz o mel.

A Formiga-pote-de-mel

Além da abelha, existe uma espécie de formigas que também é produtora de mel. A formiga-pote-de-mel é um tipo de dispensa viva. Elas ingerem os alimentos e os depositam em seus abdomens.

Na região da barriga desses insetos há uma grande bolsa, capaz de se dilatar e se inchar enormemente guardando uma grande quantidade de alimentos.

Essas formigas, que são muito populares nos desertos da  África, da América do Norte e da Austrália, geralmente ficam escondidas dentro dos formigueiros. Isso acontece por causa de sua função extremamente especializada. Ao armazenarem uma grande quantidade mel, sua locomoção fica bastante prejudicada, o que impossibilita a sua movimentação.

A denominação a ser usada é mesmo a de dispensa. Esses animais ficam pregados no teto do formigueiro enquanto possuem suas bolsas cheias de alimento. Em tempo de escassez elas liberam o mel para que os demais integrantes da colmeia possam se alimentar.

Apesar de muitos insetos terem o hábito de armazenar alimentos para um tempo posterior, nenhum deles consegue usar do mesmo artifício da formiga-pote-de-mel. Enquanto as demais espécies depositam alimento em ninhos e colméias, essas formigas são capazes de usar o próprio corpo para tal propósito.

O processo de retirada do alimento para utilização ocorre através da regurgitação. Os demais insetos acariciam a formiga produtora de mel e, desta forma, ela passa a regurgitar o alimento antes depositado.

Ecologia

Você fazia ideia de que existia uma formiga produtora de mel? Pois é, se engana quem pensa que essa é uma habilidade restrita a abelha. Poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer pessoalmente um desses animais, pois como vimos, eles habitam regiões desérticas.

Se pensarmos bem, isso faz todo sentido, afinal, se não houvesse escassez de alimentos, não haveria necessidade de existir um animal com as características que acabamos de conhecer.

Existem diversas subespécies da formiga-pote-de mel. Todas elas vivem predominantemente em ambientes áridos e semiáridos.

O mel das formigas

As formigas são animais incrivelmente inteligentes, não é a toa que elas são uma das espécies mais inteligentes do mundo. Suas sociedades são absolutamente organizadas e cada uma delas desempenha fielmente o seu papel. Não seria diferente com a formiga-pote-de-mel. Sem ela os formigueiros pereceriam de fome durante a seca.

Aqui fica uma dica clichê, que possamos aprender com o comportamento das formigas que dão duro pelo bem comum.

Essa espécie de insetos é, como já falamos anteriormente, a responsável por sustentar as demais formigas durante períodos onde faltam recursos alimentícios.

Para cumprir tal tarefa elas devem ser ágeis. As regiões onde essas formigas vivem possuem baixíssimos níveis de precipitação, com a baixa nas chuvas, há também uma baixa produção de néctar.

Portanto, logo após os breves períodos chuvosos, essas formigas devem aproveitar a curta floração das plantas para capturar e armazenar o máximo de néctar possível.

Graças a isso, colmeias inteiras tornam-se capazes de sobreviver nas regiões mais hostis do planeta.

Essas criaturas são também um prato cheio para outros animais e até mesmo para povos nativos de regiões próximas aos seus habitats.

Alguns povos costumam raspar formigueiros em busca de localizar túneis verticais para assim fazerem profundos buracos e capturar esses animais. Seu líquido bastante açucarado é bastante apreciado, mas isso você sabe bem, afinal, estamos falando do nosso queridinho mel.

Viu só? Se você pensou que apenas as abelhas eram capazes de produzir mel, acabou de ser desiludido. O mundo animal não se cansa de nos surpreender.

Agora você pensará duas vezes antes de usar o termo mel de abelha. Estamos tão acostumados a essa associação que muitas vezes nem paramos para pensar se este é mesmo um feito exclusivo. Mas agora você já sabe, as abelhas não são os únicos animais produtores de mel.