A teoria da conspiração sobre o Titanic

A história do Titanic é uma das mais contadas até hoje. Desde sua construção, na Irlanda, até seu naufrágio no Oceano Atlântico, em 1912. O gigantesco navio serviu de inspiração para muitas pessoas, entre elas cineastras e escritores que fizeram grandes obras. Um dos grandes sucessos é o filme “Titanic”, do diretor James Cameron, lançado em 1997 e vencedor de 11 Oscars.

Fora a parte romantizada da história, a tragédia envolvendo o RMS Titanic, matou mais de 1.500 pessoas. Grande parte dos sobreviventes contam o ocorrido, e dizem que a tripulação e os mais ricos (primeira classe), diziam que era um navio que “nem Deus poderia afundar”. Como parte do projeto, o casco era feito de aço e ferro, e até hoje não entendem como um iceberg foi capaz de rompê-lo. Colocar Deus abaixo de uma construção do homem seria a explicação? Seria, então, uma lição divina, onde devemos aprender nunca mais menosprezar o poder Dele? Bom, essa é uma teoria que se fala muito por aí, e nós vamos ficar a par dela. Se liga!

RMS Titanic

Antes de entrarmos com tudo na teoria envolvendo o navio, é melhor sabermos o que foi o Titanic e mais alguns detalhes da sua história.

O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico, construído na Irlanda, na cidade de Belfast. Ele pertencia a empresa White Star Line. Teve sua construção iniciada em 1909, sendo lançado ao mar em 1911, com viagem inaugural marcada para 1912. O que chamava a atenção no grandioso navio, é que ele foi projetado para ser o maior e mais luxuoso de todos os tempos. Como de fato conseguiram. Mas outra característica que os engenheiros e projetistas Alexander Carlisle e Thomas Andrews deram ao Titanic é que ele era “inafundável”.

10 de abril, 12h15min

Ele zarpa de Southampton rumo a Nova York, na sua primeira e grande viagem. A inauguração contava com quase 2.300 passageiros, incluindo tripulação. Ele zarpou ao 12h15min, com uma hora de atraso, pois teve problemas com os rebocadores e uma embarcação mais pequena que estava próxima.

14 de abril, 23h40min

Quatro dias em alto mar e, no dia 14, exatamente às 23h40min, ele choca-se contra um iceberg, entortando as placas de aço do casco, tirando os rebites, fazendo a água entrar com violência.

Em menos de 45 minutos mais de 13 mil toneladas de água já haviam invadido o Titanic e o navio já começava se inclinar. Sete toneladas de água entravam por segundo no navio, isso era 15 vezes mais do que as bombas seriam capazes de suportar. Nessa hora, Thomas Andrews deu ao seu navio 1 hora de até afundasse por completo.

Começou então o desespero para que as pessoas entrassem nos botes salva-vidas. E, como todos sabem, o Titanic possuía botes para pouco menos da metade das pessoas a bordo. Além de poucos botes, o despreparo dos tripulantes era desesperador. Eles receberam o mínimo do treinamento para esses tipo de situação, onde ele estavam atrapalhados e mal conseguiam ajudar.

15 de abril, 00h20min

Os botes começaram a ser preenchidos.

Inicialmente com mulheres e crianças, segundo a ordem do Capitão Edward Smith, seguida pelo segundo oficial Lightoller. Entretanto, Lightoller e Murdoch, que assumiram o controle dos botes, entenderam as ordens de formas diferentes.

  • Enquanto Murdoch, do lado estibordo, entendeu que eram mulheres e crianças primeiro, colocando homens só depois que todas as mulheres estivessem seguras.
  • Lightoller, interpretou que seriam somente mulheres e crianças, colocando homens caso não houvesse nenhuma mulher ou criança por perto.

Outro ponto com muita confusão foi na capacidade dos botes… ambos oficiais lançavam os botes com a capacidade abaixo do que era suportada. Muitos botes não tinham nem 50% da sua lotação.

Madrugada do dia 15, 02h15min

A água já havia tomado toda a proa do navio.

A essa altura muitas pessoas já haviam perdido a vida presas em elevadores, quartos, casa de máquinas ou por qualquer outro motivo que as impediu de chegar ao convés.

O Titanic começara inclinar subitamente; com sua proa toda submersa a popa começa a levantar, dificultando ainda mais a estabilidade e o lançamento dos botes. Os passageiros relataram que nesse momento ouviram um forte estrondo, seguido de um apagão 1 minuto depois, deixando o navio na escuridão. Com a popa no alto, a força é concentrada na parte que está para fora da água: o Titanic se parte ao meio, entre a segunda e a terceira chaminé.

Apesar de ter partido ao meio, ele ainda ficou preso pela quilha, ligando as duas partes. Como a proa estava submersa, esta começa a puxar a popa para baixo, pouco tempo depois elas se desconectam, mas a popa já estava em posição quase vertical, afundando.

O Titanic afundou por completo às 02h20min, do dia 15 de abril de 1912, levando ao fundo do Oceano Atlântico mais de 46 mil toneladas, 7,5 milhões de dólares (na época), 269 metros e 1.514 vidas. Dentre as vitimas, mais de 80% eram da 3ª classe.

Deus foi o responsável?

“Nem Deus afunda esse navio”, ou “inafundável”; essas palavras teriam soado como blasfêmias perante os olhos de Deus? O trágico acontecimento teria sido uma “retribuição” do Senhor aos atos do homem, que o provocaram, colocando o poder Dele abaixo de um projeto ambicioso do homem?

O navio, era dito como “inafundável” não apenas pelo seu casco feito de aço e ferro. Ele era um exemplo de engenharia à época, possuía 16 compartimentos estanques, passando por eles, existiam 12 comportas. As comportas poderiam ser fechadas a qualquer momento remotamente, na ponte de comando, ou automaticamente em caso de acidente. O navio não possuía compartimentos em todo o convés, porém, os projetistas acreditavam que, em caso de inundações, o navio seria capaz de flutuar com os compartimentos preparados.

O Titanic também possuía um fundo duplo de bombas d’água, estas capazes de extrair mais de quatrocentas toneladas de água por hora. Tudo isso colaborou para que ele fosse dito como o mais seguro.

Fotógrafo

Mas, para Deus nada é impossível e, se preciso, até afundar o inafundável. Segundo católicos que estavam no navio, as pessoas que conseguiram se salvar no fatídico dia, só foram salvas por padres que estavam a bordo. Outro fato interessante, é que o autor das famosas fotos do navio é o padre Francis Mary Browne.

Ele fotografou todos os passou, desde a construção no estaleiro, o lançamento no mar até a viagem até Southampton de trem para ver o navio zarpar. No dia da partida, o padre iria viajar com o Titanic para Nova York, porém, ao enviar um telegrama para pedir permissão para seus superiores recebeu como resposta: “Saia já desse navio”.

Francis não pôde viajar com o Titanic, mas aquilo pode ter salvo sua vida.

Ainda, uma versão dos conspiracionistas, é de que, enquanto o navio afundava, os cristãos clamavam e rezavam “Ave Maria”, o que colaborou ainda mais para o desastre. Segundo eles, Deus teria ficado ainda mais irritado quando as pessoas clamaram pela entidade errada.

O dedo de Deus

O iceberg, chamado de “o dedo de Deus”, foi colocado ali porque Deus quis, como resposta a arrogância humana e recado a ser passado para todas a gerações seguintes, segundo o bispo de Winchester. A famosa frase “com Deus não se brinca” nunca fez tanto sentido e depois de tanto tempo, tantas outras embarcações muito maiores que o RMS Titanic foram feitas, poucas com incidentes tão marcantes, ou nenhuma, em tempos de paz.

Você acredita que essa tragédia tenha sido um aviso do Senhor?