Alguém realmente pode morrer de soluço?

Você com certeza já experimentou a sensação incômoda que é estar com soluço. Talvez até mesmo tenha tentado interromper a respiração ou pedir alguém que lhe desse um susto. Depois de tentar tudo e nada funcionar, é bem provável que tenha começado a perder a paciência.

Fisiologicamente o soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta pela reação involuntária do diafragma. Esta contração é seguida por um movimento de distensão e relaxamento deste músculo. Mas, isso você provavelmente já sabia, mesmo que na prática.

A questão aqui não é o que acontece quando soluçamos nem mesmo sobre como interromper este processo. Você já ouviu falar sobre os perigos que envolvem o soluço?

Então, será que soluço é um problema a ser tratado? Alguém pode morrer de soluço?

Vamos descobrir tudo a respeito disso a seguir.

As causas do soluço   

Para início de conversa, saiba que, apesar de ser um sinal evolutivo, o soluço não exclusivo de humanos, mas nós compartilhamos esse fenômeno com algumas outras espécies de mamíferos, como os gatos por exemplo.

Além disso, ele pode surgir em todas as fases de vida, inclusive na vida intrauterina.

Geralmente este fenômeno se apresenta logo após a alimentação sólida ou líquida. Na maioria dos casos os indivíduos acometidos ingeriram uma grande quantidade de alimentos. Por causa disso, houve então uma distensão do estômago.

Determinados alimentos podem ser os responsáveis pelo problema, como é o caso dos refrigerantes e das bebidas carbonatadas.

Além disso, a própria deglutição de ar pode ser a causa do disparo do problema.

Na verdade, pouco se sabe ainda sobre as causas e a fisiologia deste fenômeno. Até então, o que se sabe é que é um evento neurológico que causa uma consequente reação diafragmática. Gerando assim uma distensão e uma rápida contração deste músculo.

Um outra informação já conhecida é a respeito da emissão sonora característica do soluço. O movimento reflexo do diafragma provoca também um rápido fechamento da glote. Este fechamento é o responsável por aquele som emitido durante um soluço que você provavelmente conhece bem.

Dentre as causas, também é necessário citar:  

  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Tabagismo
  • Álcool
  • Ansiedade
  • Estresse

Além de todas as questões citadas aqui, outras situações podem acabar provocando soluços. Essas serão discutidas no próximo tópico.

Soluço pode levar a morte?

Talvez você já tenha ouvido falar ou mesmo se lembre de uma história de filme onde um indivíduo acabou inesperadamente morrendo de soluço. Essa é uma questão bastante interessante, já que ninguém imagina que algo tão comum possa ter um significado tão importante.

Este é um fenômeno predominantemente benigno, ou seja, geralmente não provoca nenhum tipo de problema.  Basta você usar algumas técnicas simples e tudo será resolvido.

Entretanto, em alguns casos os soluços são na verdade sinais neurológicos. Isso quer dizer que o seu aparecimento indica que algum problema mais sério pode estar ocorrendo.

Calma, não vá procurar por um médico a cada vez que soluçar. Vamos entender isso melhor.

Quando o soluço se torna preocupante

É normal que você soluce uma vez ou outra. Também não é tão alarmante caso tente algumas técnicas e elas falhem por algumas vezes. Como vimos, o mais comum é que a causa do fenômeno não seja grave e que seja simplesmente uma reação natural do seu corpo.

Porém, se seu soluço ultrapassa as 24 horas sem cessar. Se você já tentou inúmeras vezes tudo o que podia e nada fez melhorar. Especialmente se algo do tipo tem acontecido com você com certa frequência. Agora sim, é chegada a hora de procurar ajuda de um especialista.

Além disso, em determinadas idades o soluço acaba se tornando um pouco mais perigoso por si só. Por causa disso, nesses casos, independente do quanto o fenômeno se prolongue, se for um problema repetitivo, a indicação é que se aja com cautela.

Estes são os casos dos idosos e das crianças pequenas que possuem os alvéolos mais fragilizados. Os fumantes também se inserem nesta categoria.

Soluço pode ser indicativo de doença neurológica

Alguém pode realmente morrer de soluço. Na verdade o soluço não seria a causa da morte, mas um dos sintomas.

Dentre os problemas que podem ser sinalizados por esse fenômeno tem-se:

  • Alta concentração de sódio no organismo
  • Insuficiência renal crônica
  • Infecções no sistema nervoso central
  • Tumores nas bases dos pulmões
  • Traumatismos nas bases do tórax

Em todos esses casos uma maior quantidade de ar é armazenada nos pulmões causando uma consequente alteração dos movimentos diafragmáticos.

Se a causa dos soluços forem algum desses problemas, não adianta tentar aplicar técnicas como prender a respiração, soprar com impedimento ou fazer gargarejo com água fria. O ideal aqui é que se realize o tratamento da alteração originária do problema, e, desta forma, naturalmente o reflexo diafragmático será interrompido.